IGREJA ORTODOXA SÃO JORGE: ENCONTRO DOS ÁRABES EM CURITIBA

 

Organizado por Juliana Cristina Reinhardt, nutricionista e historiadora, fala sobre a história da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina São Jorge, conhecida como Igreja dos Árabes.

 

 

A Igreja Católica Ortodoxa São Jorge possui arquitetura em estilo bizantino e é considerada uma das mais belas construções do estado do Paraná. Sua presença ultrapassa os limites da religião, constituindo, desde a década de 1950, um tradicional local de encontro da cultura árabe em Curitiba. A identificação étnica e cultural, além da religiosa, é um fato que revela a importância deste espaço para a manutenção da identidade, história e memória desta comunidade.

 

 

JULIANA CRISTINA REINHARDT

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Saúde Coletiva (2000) pelo departamento de Nutrição da mesma universidade, mestrado e doutorado em História (área História e Cultura da Alimentação) também pela Universidade Federal do Paraná (2002 e 2007). Tem experiência na área de Nutrição e História, com ênfase em cultura alimentar e saúde coletiva. Atua também como historiadora em pesquisas sobre temas de cultura alimentar e de patrimônio cultural imaterial.

Contempladas:

Jaqueline Elias do Nascimento Paykala – DDP

Jennifer Tatiane Ciriaco Borges Alves - EM João Amazonas    

Lindinalva Gonçalves Ramos - CEI Eva da Silva

Maria Angela da Motta - EM CAIC Guilherme L Braga Sobrinho