Agenda Gratuita

 

TEATOS TEATRO E AUTISMO

Uma das atividades mais indicadas, para autistas, é o teatro. A mesma contribui para o desenvolvimento e o bem-estar, além de estimular o desenvolvimento da fala, a criatividade, a autoconfiança, a sociabilidade e o desenvolvimento motor. É importante incentivar a prática teatral, em qualquer fase da vida, pois fortalece a convivência social, o lazer e a diversão.

PROGRAMAÇÃO:

ATOS ARTÍSTICOS

Performances

Acessibilidades: Audiodescrição ao vivo. Recepção à pessoa autista. Sala calma. A interação com as artistas é opcional e de iniciativa do público.

16h às 18h no Pátio da UTFPR

Dinâmica: ação contínua, o público pode chegar e sair a qualquer momento.

26/06 Normal de Tania Alice e Buda

27/06 Decifra-me de Giovana de Salles

28/06 TE escrevo “A...” de Alea Reis

ATOS REFLEXIVOS

Acessibilidades: Intérprete de LIBRAS. Recepção à pessoa autista. Sala Calma. Luz suave.

19h30 às 21h30 no Auditório da UTFPR

Dinâmica: 1h30min expositivo/ 30 minutos finais para perguntas e considerações do público.

26/06 Palestra A neurodiversidade e os direitos da personalidade

Ministrante Prof. Dr. Marco Aurélio Nunes da Silveira (Direito - UFPR)

“A evolução da sociedade humana necessita de um paradigma de convivência que parta do princípio do amplo reconhecimento da diversidade como a norma, o que tornaria o próprio conceito de inclusão, depois de cumprir seu papel, superado. No momento, contudo, inclusive pela própria realidade da pessoa autista, a ideia de inclusão é necessária e precisa ser cada vez mais divulgada”. Marco Aurélio

27/06 Mesa-redonda Artes Cênicas e Autismo: realidades e perspectivas

Participantes

Prof.ª Dra. Tania Alice (Escola de Teatro - UNIRIO)

Diretora de teatro e performer Giovana de Salles

Estudante de Artes Cênicas Alea Reis (UNESPAR)

Mediador Diretor de Teatro, Prof. Dr. Ismael Scheffler (UTFPR)

28/06 Mesa-Redonda Teatro e autismo: inclusão e acessibilidades

Participantes

Prof.ª. Dra. Tania Alice (Escola de Teatro - UNIRIO)

Jornalista, terapeuta e ativista Adriana Czelusniak

Psicóloga Elaine Henning da Silveira

Mediador Diretor de Teatro, Prof. Dr. Ismael Scheffler (UTFPR)

SERVIÇO:

Evento: TEATOS Teatro e autismo

Data: 26 a 28 de junho de 2024

Horários: Atos artísticos - 16h às 18h/ Atos reflexivos - 19h30 às 21h30

Local: UTFPR em Curitiba – Paraná

Evento gratuito (Fomentado pelo Programa FUNARTE RETOMADA 2023 – TEATRO).

Haverá Certificado para participantes com frequência mínima (inscrições no local).

Contatos: @teatosteatroeautismo 

(41) 991948767 Giovana

giovanadesal@uol.com.br

Realize sua inscrição, aqui: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSddM4_X2OCqbaTWyAcecKOwY60EbpPmagTssT1OXtkh0X8h0g/viewform

 

 

 

ESPETÁCULO "CÃO VADIO" RETORNA À TENDA AVE LOLA – Por Infoteatro

A Trupe Ave Lola anunciou o retorno do espetáculo "Cão Vadio", encenado em 2021 e 2022. A peça estará em cartaz de 20 a 30 de junho na Tenda Ave Lola, montada no estacionamento da sede da companhia, no Centro. A temporada marca o fim das atividades na tenda em 2024.

As apresentações ocorrerão de quinta a sábado às 20h e aos domingos às 19h – e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, no sistema "Pague o Quanto Vale", que permite ao público contribuir com o valor que achar justo.

"Cão Vadio" é uma obra que parte de pesquisa sobre o realismo fantástico, gênero artístico presente na literatura latino-americana e na pintura contemporânea argentina. A peça intercala números e cenas, entre personagens que se encontram na borda do mundo, um lugar para onde alguns fogem, alguns se escondem, alguns foram levados à força ou carregados em grandes tragédias naturais - lugar esse que dá nome ao espetáculo.

Serviço:

Datas: 20 a 30 de junho

Horários: De quinta a sábado, às 20h. Domingo às 19h

Local: Ave Lola ao Ar Livre – Teatro na Tenda

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1227, Centro, Curitiba – PR

 

 

 

ABERTAS INSCRIÇÕES DO CELEM PARA O SEGUNDO SEMESTRE

PRAZO VAI ATÉ 21 DE JUNHO

 

As inscrições para os cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP iniciarão dia 11/06/2024 e se encerram no dia 21/06/2024 às 23h59.

As inscrições para os cursos Nível 1 de Alemão, Espanhol, Francês e Japonês do Centro de Línguas  CELEM/CEP, para 2024, começam dia 11/06/2024 e se encerrão no dia 21/06/2024 às 23h59.

Os Cursos do Centro de Línguas (CELEM) do CEP são gratuitos, de organização semestral e presencial.

As vagas públicas são destinadas prioritariamente a estudantes da Rede Pública Estadual de Educação Básica do Paraná, isto é, regularmente matriculados nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 9ºano), do ENSINO MÉDIO, da EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como a Professores, Pedagogos e Funcionários Públicos Estaduais e também estendidas à Comunidade.

Aos concluintes dos Cursos do CELEM/CEP será expedido Certificado de Conclusão para cada Nível. Ainda, aos estudantes matriculados na Rede Pública Estadual de Educação Básica do Paraná, além da certificação, também constará no Histórico Escolar o registro da conclusão do Curso (idioma, carga horária) realizado no Centro de Línguas ( CELEM/CEP).

Antes de fazer a inscrição, é fundamental ler o edital com as regras do processo, conforme orienta a Secretaria do Colégio Estadual do Paraná.

O edital, de número 007/2024-2, está disponível neste link  clicando aqui

Faça a inscrição on-line, clicando aqui

Informações através do telefone 323456549

e-mail: coordenacao_celem@cep.pr.gov.br

 

 

 

FORMAÇÃO COM CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO

OBJETIVO

Partilhar a reflexão e simulação de processos e estratégias de trabalho musical com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais.

COMPETÊNCIAS ABORDADAS

Audição musical ativa e participada, criação e interpretação da criança a partir da obra O SÍTIO DA AMIZADE - UMA FÁBULA SINFÔNICA

FORMAÇÃO ORIENTADA POR:

 

 

 

 

 

 

 

Fundador e Diretor Artístico e Pedagógico da Foco Musical desde 1996. Fez sua formação inicial em Musicologia, na Universidade Nova de Lisboa e na Escola de Música do Conservatório Nacional. É Mestre em Ensino de Educação Musical do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Setúbal e Pós Graduado em Gestão e Animação de Projetos no Domínio das Atividades de Enriquecimento Curricular, pela Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto. Frequentou cursos e conferências no domínio da pedagogia musical e da educação artística em Portugal, Brasil, Espanha, Croácia, Itália e Noruega. Enquanto diretor artístico dos Concertos Sinfônicos Participados recebeu o prêmio internacional Young Audiences Music Awards - Public Choice 2015, pela Jeunesses Musicales Internacional. Foi consultor pedagógico da Prefeitura de Lisboa, é maestro titular da Orquestra dos Brinquedos e atual Diretor Artístico do Serviço Educativo da Orquestra Sinfônica de Lisboa.

Serviço:

Data: 15 de junho - sábado

Horário: das 9h às 13h

Local: Teatro João Luiz Fiani  

Endereço: Shopping Novo Batel – Rua Cel. Dulcídio, 517 – Batel

*Faça sua pré-inscrição clicando no link de inscrição

 

 

Iº FESTIVAL DE BONECOS DO BOQUEIRÃO 

 

 1° Festival de Teatro de Bonecos do Boqueirão tem início hoje, (11/06) no Centro Cultural Boqueirão. Uma programação que traz consagrados espetáculos para se apresentar no palco do CCB durante o mês de junho.

Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos 1h antes de cada apresentação na bilheteria do teatro.

Mais informações, acesse as redes sociais do Centro Cultural Boqueirão e do Centro Cultural Santa Felicidade.

Os melhores espetáculos do Brasil reunidos em um único lugar. Participação especial da Companhia Russa Obraztsov Puppet Theatre.

 De 11 a 30 de junho de 2024 no Centro Cultural Boqueirão.
R. José Guercheski, 281 - Boqueirão.
 Entrada gratuita.

Este projeto é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura.

PRODUÇÃO:
Centro Cultural Santa Felicidade.

CO-PRODUÇÃO:
Centro Cultural Boqueirão.

APOIO:
Ministério da Cultura da Rússia,
Temporadas Russas,
Tass,
Brics TV,
TV Rússia-Cultura,
Sputnik Satélite,
Jornal RG Media,
Vkontakte Rede Social Oficial,
Mais Um Café Campo Largo,
Churrascaria Arco-Íris,
Jacke's Bar e Restaurante,
Cicrus Centro de Idiomas e Cultura Russa,
Escola Objetiva,
Lojas MM,
Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

PATROCÍNIO:
Strobeletro,
Sanepar,
Copel.

REALIZAÇÃO:
Ministério da Cultura,
Brasil - União e Reconstrução - Governo Federal.

 

 

FESTIVAL DA PALAVRA 

De 16 a 22 de junho, acontece em Curitiba a segunda edição do Festival da Palavra. Com o tema "Resistência", o evento conta com sete dias de programação inteiramente gratuita com dezenas de atividades, como feira de livros com editoras curitibanas, palestras, bate-papos, oficinas, performances, teatro e shows.

A edição deste ano homenageia dois grandes nomes: Conceição Evaristo, que abrirá o evento falando sobre sua Escrevivência, no dia 16 de junho, às 20h, e Paulo Leminski, poeta e escritor curitibano, que completaria 80 anos em 2024.

Entre os destaques internacionais, estão a francesa Hannelore Cayre; o irlandês Eibhear Walshe; o português Afonso Cruz; e a argentina Liliana Heker. Entre os nacionais, estão confirmados Cidinha da Silva, Eliana Yunes, Leonarda Glück, Olivio Jekupe, Nina Rizzi e outros. Ao todo são 50 participantes de fora, juntamente com cerca de 150 representantes da cena literária curitibana.

Já na parte teatral e musical, um dos destaques é o espetáculo "Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector", interpretada por Denise Stoklos, onde a atriz e diretora paranaense promove o encontro do teatro essencial com a obra clariciana. Outro é a peça “Também Guardamos Pedras Aqui”, da escritora e slammer Luiza Romão, versão cênica do livro de poemas da autora premiado no Jabuti 2022.

Além disso, o público infantil também terá opções de programação. Todos os dias, no Memorial de Curitiba, haverá peças e contações de histórias para crianças. Um dos espetáculos é dedicado ao cartunista Ziraldo.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Serviço

  • O quê? II Festival da Palavra de Curitiba

  • Quando? De 16 a 22 de junho

  • Onde? Memorial de Curitiba, Solar da Cultural, Casa Hoffmann e Teatro Universitário, todos espaços culturais no Centro Histórico.

  • Entrada gratuita. É preciso se inscrever para as oficinas.

Fonte: Casa Pino 

 

PINTANDO COM PAPEL 

O Sesc Paço da Liberdade convida para a oficina Pintando com papel, ministrada pelo artista visual Pedro Canela.

Com o intuito de falar sobre cor e espaço, a oficina contará com dois momentos. O primeiro será uma mediação sobre o trabalho do artista apresentado na exposição, para contextualizar o público com uma breve noção sobre o estudo de interação das cores. No segundo momento, será realizada uma atividade com papéis coloridos, propondo aos participantes que construam colagens a partir da percepção do espaço arquitetônico da sala de exposições. Todo o material necessário para a oficina será fornecido.

Sábado 22 de Junho de 2024 

Das 14h às 16h 

Público Adulto e adolescente / 15 vagas

Ateliê Artes Visuais 3° piso 

A oficina faz parte da programação da mostra [tudo que cabe].

A pré-inscrição pode ser efetuada pelo site do Sesc:

https://www.sescpr.com.br/atividade/oficina-pintando-com-papel-22-06-2024-1400/

Sesc Paço da Liberdade

Praça Generoso Marques, 189 - Centro. Curitiba | Paraná

 

 

CIRCO EQUILIBRIUM 

Respeitável público, prepare-se para um grande espetáculo 

Vem aí "Equilibrium" - um show de circo inesquecível da Entre 2 Produções! 

Junte-se a nós nesta homenagem à força e à versatilidade feminina, onde a destreza física encontra a arte multifacetada. Com direção de Jossane Ferraz e performances incríveis de Cris Zolet e Larissa Bertazzo, prepare-se para rir, se emocionar e se surpreender! 

Não perca a magia do circo combinada com a profundidade do teatro, a graça da dança e a alegria da comédia! Traga toda a família para se encantar com essa experiência única, patrocinada pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. 

Confira a programação:

15/06 l 15h

29/06 l 15h

04/07 l 9h30

13/07 l 15h

18/07 l 14h30

Circo da Cidade - Lona Zé Priguiça (Rua Benedicto Siqueira Branco - Alto Boqueirão)

 Grátis l Ingressos no guia.curitiba.pr.gov.br

 

 

LANÇAMENTO DO LIVRO JOÃO DE RONIE RODRIGUES - Por Livraria Talaranha 

Obra tem escrita performática e se relaciona com livro de João Gilberto Noll

O próximo lançamento da Telaranha Edições é um romance escrito por “arrancar páginas”. João, do artista, professor e escritor Ronie Rodrigues, surgiu do experimento de apagamento de outra obraHarmada, de João Gilberto Noll. Com um corretivo, Ronie se dedicou a eliminar as palavras do livro de um de seus autores preferidos, do início ao fim, selecionando algumas que seriam poupadas, formando assim um texto completamente novo.

A ideia surgiu de uma especialização em Escritas Performáticas que o escritor fez na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O lançamento do título será no dia 14 de junho, às 19h, na Livraria Telaranha em Curitiba.

O processo de destruição e criação seguiu padrões criados por Ronie. “Fui inventando algumas regras no decorrer da experiência: não podia inserir palavras, nem sinais, apenas apagar; e não podia apagar o nome João”, explica o artista. Dessa forma, o experimento se mostrou imprevisível para o próprio autor. Além da eliminação de palavras, Ronie também se permitiu trocar as páginas do livro original de lugar.

De início, os novos textos se assemelhavam a cartas, mas no final revelaram-se no desenvolvimento de um romance. Assim, um livro foi apagado para que surgisse em seu lugar não uma coisa só, mas uma infinidade. João se tornou romance, mas também um experimento de escrita, um objeto de arte, uma obra epistolar e o fantasma daquilo que foi apagado. Harmada, apesar de ter sido desbotado, permanece como parte de João, com vestígios do que estava ali antes.

É por isso que Ronie compara o processo com um palimpsesto — prática adotada na Idade Média, que consistia na eliminação do texto de um pergaminho ou papiro para que ele fosse reutilizado. Mesmo assim, alguns dos textos anteriores permaneciam marcados no material, de maneira que foi possível recuperá-los em muitos casos.

O projeto de Ronie Rodrigues também contou com colaborações até chegar no estado final, passando pelas mãos de alguns interlocutores que deram ao autor impressões sobre o texto que estava nascendo. "Escrever, não por acúmulo, mas por subtração, por desejo de apagar e impossibilidade de apagar", escreve a escritora do posfácio do projeto, Raïssa de Góes, sobre a experiência do livro que ela chama de "escrita fantasma".

Serviço

Lançamento — João de Ronie Rodrigues

Data: Sexta-feira, 14 de junho

Horário: 19h

Local: Livraria Telaranha (Rua Ébano Pereira, 269 — Centro, Curitiba)

Mais informações:

Post autor: https://www.instagram.com/p/C7SKiDTREHb/?img_index=1

Post João: https://www.instagram.com/p/C7hzWZcMt35/

Post Harmada: https://www.instagram.com/p/C7sFpU4O4lD/?img_index=7

 

 

HORA DO CONTO NA BIBILIOTECA PÚBLICA 

Projeto 60+

Roda de leitura e atividades para o público 60+.

Dias: 3 e 17 de junho (segunda-feira)

Horário: 15h

Local: Sala de Reuniões do 2º andar

[Inscrições Encerradas]

Ler Junto

Encontro de leitura de contos com o professor de literatura Guilherme Shibata.

Dias: toda segunda-feira do mês 

Horário: 18h30 às 20h

Local: Auditório

Capacidade máxima: 132 pessoas

Ler Junto

Encontro de leitura de contos com o professor de literatura Guilherme Shibata.

Dias: toda segunda-feira do mês 

Horário: 18h30 às 20h

Local: Auditório

Capacidade máxima: 132 pessoas

Sábado Lúdico

Encontro de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos.

Dias: 8 e 22 de junho (sábado)

Horário: 10h às 11h

Local: Gibiteca/ Multimeios

Hora do Conto

Conto da semana para crianças: A parte que falta, de Shel Silverstein.

Dias: de 10 a 14 de junho

Horário: 11h e 15h

Local: Seção Infantil

Lançamento dos livros Além do Inconsciente e Platão Além da Caverna, de Élder Raimundo

Dia: 14 de junho (sexta-feira)

Horário: 17h às 19h30

Local: Hall Térreo

Apresentação musical de As Aventuras do Menino Junino

Apresentação musical temática do Menino Junino e a Banda Supimpa, voltada ao público infantil.

Dia: 15 de junho (sábado)

Horário: 10h às 12h

Local: Hall Térreo

Leitura Amiga

Leitura de contos para crianças com a autora Célia Cris e animais adestrados da ONG Cãopanheiro.

Dias: 15 e 29 de junho (sábado)

Horário: 10h às 11h

Local: Seção Infantil

Oficina de Origami

Oficina de origami para crianças com Denise Krukoski.

Dia: 15 de junho (sábado)

Horário: 11h às 12h

Local: Seção Infantil

Exposição fotográfica dos 35 Anos do Parque Nacional Superagui

São 20 imagens, que mostram as paisagens, a fauna e a flora da unidade de conservação, além dos aspectos culturais das comunidades tradicionais da região.

Período: 17 de junho a 17 de julho

Local: Hall térreo

Hora do Conto

Conto da semana para crianças: Nuvem feliz, de Alice Ruiz e Edith Derdyk.

Dias: de 17 a 21 de junho

Horário: 11h e 15h

Local: Seção Infantil

Curso de Gravura

Curso de gravura Cidade como matriz, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e pelo curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNESPAR.

Dias: 18 e 25 de junho (terça-feira)

Horário: 9h às 12h | 13h30 às 17h

Local: Coworking

Vagas abertas: 5

Lançamento do livro Vozes de Uma Escalada, de Cláudia Maria Eduardo

Dia: 18 de junho (terça-feira)

Horário: 17h às 19h30

Local: Auditório

Hora do Conto

Conto da semana para crianças: A velhinha que dava nome às coisas, de Cynthia Rylant.

Dias: 24 a 28 de junho

Horário: 11h e 15h 

Local: Seção Infantil

Plumaje - Contação de histórias para crianças

Dias: 25, 26 e 27 de junho

Horário: 14h

Local: Auditório

Bombardeio de Fios

Arte realizada nos vasos da rampa da BPP, para marcar o Dia Internacional da Surdocegueira.

Dias: 25 a 28 de junho

Horário: 8h30 às 17h

Local: rampas externas da Biblioteca Pública do Paraná

Serviço:

Biblioteca Pública do Paraná

Cândido Lopes, 133

Curitiba - PR / Centro

41 3221-4900

facebook.com/bibliotecapr

instagram.com/bibliotecapr

Horário de Atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h

 

 

DIAS VULCÂNICOS

Descrição do evento

O Núcleo-PR da Sociedade Bras. de Geologia está presente na programação do Connect Week Brasil com a exibição da animação de 9 minutos – “A Day in Pompeii (Um dia em Pompeia)” -, que trata da erupção do vulcão Vesúvio, seguida de breve conversa / palestra ministrada por geólogos da entidade.

Obs: sujeito à lotação da Cinemateca - capacidade para 100 pessoas.

Serviço:

Data: 20 jun/2024

Horários: 14h e 17h

Local: Cinemateca de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 Centro

Inscrição pela Plataforma Sympla

 

 

 

DINOSSAUROS DO BRASIL - 170 MILHÕES DE ANOS EM EVOLUÇÃO

Descrição do evento

Dinossauros do Brasil - 170 milhões de anos em evolução

Palestra do Prof. Luiz Eduardo Anelli

Público: adulto, acadêmicos e interessados pelo tema

Capacidade: 250 vagas

Haverá venda de livros!!!

Serviços:

Data: 21/06

Horários: 10h e 14h30

Local: Auditório da Administração no Centro Politécnico/UFPR

Endereço: Centro Politécnico, Prédio de Administração, 1º andar - Jardim das Américas

Indicação: Crianças de 9 a 12 anos, 250 vagas

Reserva de lugares pela plataforma Sympla.

 

 

 

LANÇAMENTO DO LIVRO,DESTINO ARTE:TALENTO PERCORRENDO GERAÇÕES 

A história da arte é frequentemente marcada por migrantes que, com sua coragem e talento, deixam um legado duradouro em suas novas terras. No caso da família Morozowicz, essa jornada começou na Polônia e desdobrou-se de maneira ímpar em solo brasileiro, especialmente em Curitiba, contribuindo de forma singular para o progresso cultural local. 

O novo livro, Destino Arte: Talento percorrendo gerações, de Milena Morozowicz,será lançado oficialmente dia 15  às 11h, no Solar do Rosário, com distribuição gratuita por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE). A obra resgata a trajetória fascinante dessa família de artistas, desde as raízes teatrais na Polônia até o impacto transformador que deixaram nas artes cênicas e na dança do Paraná. 

A narrativa é sobre uma jornada emocionante, começando com a matriarca Natália, destacada no teatro polonês, e seu filho Tadeu, bailarino e coreógrafo que fundou a segunda escola de balé no Brasil, além de diversos grupos artísticos. O livro também destaca o próprio percurso de Milena, desde seu Curso Livre de Dança Moderna do Paraná até a criação de sua técnica de movimento corporal (TMM). 

"Destino Arte não apenas conta a história de uma família de artistas, mas também destaca a influência que isso provocou na cena cultural do Paraná", comenta Milena Morozowicz, autora do livro. "É uma homenagem não apenas ao legado de meu pai, mas também ao impulso criativo e à ousadia que caracterizaram nossa jornada", comenta. 

O livro é uma celebração do centenário de nascimento de Tadeu Morozowicz, referência das artes paranaenses, que são lembrados até os dias de hoje. Com uma prosa envolvente e rica em detalhes, Destino Arte revela a essência da necessidade de criar e viver para a arte, uma característica compartilhada pelas três gerações dos Morozowicz. 

"São histórias de coragem, paixão e dedicação à arte, que se entrelaçam com a própria história cultural do Paraná", destaca a autora. "Este livro é uma celebração não apenas da nossa família, mas também de todos aqueles que encontraram inspiração nas artes e contribuíram para moldar a identidade cultural desta região." 

Sobre a autora:

Milena Morozowicz é dançarina, coreógrafa e educadora, com uma carreira dedicada ao enriquecimento do cenário artístico do Paraná. Sua paixão pela arte é evidente em cada página de Destino Arte, uma obra que homenageia não apenas sua família, mas também o legado cultural de toda uma região.

Serviço: 

Data e hora : 15/06 as 11h 

Local: Solar do Rosário - Auditório Regina Casillo 

Rua Lourenço Pinto, 500.

 

TONS VIZINHOS QUARTAS MUSICAIS 

Tons Vizinhos com Guitarrada Brasileira! 
Nesta quarta-feira (12/06), o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) será palco de uma apresentação musical imperdível. Venha se encantar com a Guitarrada Brasileira de Nicholas Trezzi e Eduardo Lobo. Não perca essa oportunidade de animar o seu meio de semana com música gratuita e um ambiente especial. Esperamos por você!
O projeto Tons Vizinhos é uma parceria entre o MIS-PR e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) da Unespar. Toda quarta-feira, às 18h, o espaço museal do Palácio da Liberdade é ocupado com música.
 12 de junho
 18h
 Entrada livre
 Rua Barão do Rio Branco, 395 - Curitiba

 

 

IPHAN - DITADURA E UNIVERSIDADE

No próximo dia 07 de junho, às 14 horas, a Superintendência do Iphan no Paraná, em parceria com estudantes e professores dos Setores de Ciências Humanas e de Arte, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promoverá, no jardim de sua sede, uma roda de conversa sobre a exposição de cartazes "Imagens de Luta, Imagens de Resistência". 
Organizada pelos professores Ronaldo de Oliveira Correia, do Departamento de Design da UFPR, e Kando Fukushima, do Departamento de Design da UTFPR, a exposição ocupou um dos muros da Casa Domingos Nascimento Sobrinho a partir de uma intervenção de lambe-lambe conduzida por um grupo de estudantes no último dia 10 de maio. Os cartazes, criados por artistas e designers de diferentes gerações, gêneros, etnias e territórios, propõem reflexões sobre os desdobramentos do golpe militar e da ditadura na cultura brasileira, em especial, na cultura visual. Com o objetivo de aprofundar esta reflexão sobre as resistências, lutas e memórias dos eventos que marcaram o período da ditadura militar no Brasil, o espaço junto ao muro receberá alguns convidados para uma roda de conversa sobre estas obras e as questões que elas suscitam.
O evento compõe uma programação com diversas atividades educativo-culturais organizadas pelo Comando de Greve Estudantil da UFPR por ocasião do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa (07 de junho), em anexo. A roda de conversa se iniciará às 14 horas no jardim da Casa Domingos, e se encerrará com uma caminhada até o Setor de Arte, Comunicação e Design (SACOD) da UFPR para novas intervenções de lambe-lambe com os cartazes nos muros deste campus. 
 
Roda de conversa de Luta, Imagens de Resistência
Data: 07 de junho das 14h às 17h
Local: Casa Domingos Nascimento Sobrinho - IPHAN
Rua José de Alencar, 1808 - Juvevê - Curitiba (PR)
Informações: (41) 3264-7971
 

 

 

OFICINAS NO SHOPPING VENTURA 

Esse mês teremos atrações aos finais de semana das 14h às 18h em comemoração a imigração Japonesa.

Programação:
08 e 09 de junho - Oficina de Kendama
15 e 16 de junho - Oficina de Leques

Horário: 14h às 18h
Local: Clubinho Teen | Setor Vermelho em frente a TIM

Inscrições pelo app Podi
As vagas são liberadas 1 horas antes do início do evento.

Essas atividades são gratuitas com vagas limitadas. O regulamento completo e inscrições podem ser visualizadas pelo app Podi. As vagas abrem 1h antes do início do evento.

 

 

 

EXPOSIÇÃO GRAFITTI GRAFISMO AMAZÔNICO 

A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição Graffitismo Amazônico, por Raiz Campos e Associação dos Artesãos de Novo Airão.

A mostra conta com obras que representam a cultura e a natureza amazônicas, ointadas com técnicas de graffiti sobre tupés, que são grandes esteiras de fibra vegetal trançadas com técnicas e grafismos ancestrais da etnia Baré. As figuras retratam uma família de artesãos indígenas, os mesmos que produziram os artesanatos utilizados nas obras, além de animais típicos de fauna amazônica.

Além da exposição, o projeto oferece uma vivência com o próprio artista Raiz Campos e o artesão Marcos Baré, através de visitas guiadas e duas oficinas que promovem o encontro do graffiti com artesanato indígena.

Serviço:

Data: de 15 de maio a 21 de julho

Horário: de terça a sábado 10h às 20h e domingos e feriados das 10h às 19h

Local: Caixa Cultural Curitiba 

Rua Conselheiro Laurindo, 280

 

 

 

MANAÓS UMA SAGA DE LUZ E SOMBRA - Por Ave Lola

 Ministério da Cultura e Ave Lola apresentam: leitura dramática da dramaturgia Manaós - uma saga de luz e sombra
Tenham uma ótima viagem pelos mistérios escondidos na fantástica floresta amazônica!
Essa leitura dramática foi realizada por:
Direção e Texto: Ana Rosa Genari Tezza
Elenco: Arthur de Lima Jaime como Afonso, Ailén Roberto como Francisca, Rosane, Luzia, Pote
Ana Rosa Genari Tezza como Cora, Belquice, Guilhermina, Breno Monte Serrat como Nonato
Caro Hampf como Adele, Mazé, Cesar Matheus como Piaba, Eduardo Giacomini como Justino
Helena Tezza como Rosinha, Joana, Luzia, Regina Bastos como Curandeira
Apresentação: Ana Rosa Genari Tezza
Sonoplastia: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat
Captação de áudio, mixagem e edição: Helena Sofia (Estúdio Old Cat)
Captação de vídeo: Daniel Santoro e Larissa de Lima
Assistente de produção: Carlos Becker
Produção: Dara van Doorn
Produção Executiva: Laura Tezza
Patrocínio: Grupo Barigui, Banco CNH, Grasp, AllFlex, Aços Continente, ACSO, Klabin
Itambé, Gemü, Petslife
Instituição Beneficiada: Hospital Pequeno Príncipe (HPP)
Realização: Ave Lola, Ministério da Cultura , Brasil - União e Reconstrução

Você pode acessar a leitura dramática em AUDIOBOOK  ou pelo YOUTUBE .

 

 

 

PALESTRA DINOSSAUROS DO BRASIL 

Dinossauros do Brasil - 170 milhões de anos em evolução

20 de junho, às 10h, Auditório da Reitoria da UFPR

Crianças de 9 a 12 anos, 680 vagas

21 de junho, 10h Auditório da Administração no Centro Politécnico/UFPR  (Jardim das Américas)

Crianças de 9 a 12 anos, 250 vagas

21 de junho, 14:30h Auditório da Administração no Centro Politécnico – UFPR (Jardim das Américas)

Adultos, 250 vagas.

Haverá venda de livros!!!

Para fazer sua inscrição clique AQUI 

 

 

 

EXPOSIÇÃO  "NEM FRIO, NEM CALOR: APENAS O CHEIRO DE JASMIM

Nem frio, nem calor: apenas o cheiro de Jasmim apresenta uma seleção de fotos e textos sobre o processo de finitude e elaboração de luto. Nas ambiguidades implícitas nos conceitos de ausência e presença, impotência e ação, realidade e invenção, Cayo Vieira propõe outros recortes a partir da morte do pai, também fotógrafo, Sérgio Vieira, falecido em 2019.

Ingresso: Gratuito

Data(s): 25/04/2024 a 16/06/2024 - 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Público Dirigido: não

Classificação: Livre

Espaço Cultural:

Museu da Fotografia Cidade de Curitiba

 

 

 

CINCO PASSOS ESSENCIAS PARA VESTIR A ALMA PELO O LADO DE FORA

Embarque em uma jornada inspiradora que irá revolucionar a maneira como você se vê e como o mundo te percebe. Em um mundo repleto de tendências passageiras, nosso webinar oferece um refúgio de autenticidade. Silvia Ferraz irá guiá-lo(a) em uma jornada profunda para dentro de si mesmo(a), explorando como suas escolhas de roupas e estilo podem refletir seus valores, sonhos e aspirações. Entre no universo da moda e inspire o mundo com a sua autenticidade. Garanta já o seu lugar neste webinar exclusivo!

Mais informações no LINK.

 

 

 

 

POTY EXPANDIDO 

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta POTY EXPANDIDO - 100 ANOS DE POTY LAZZAROTTO

Uma exposição, com realização da Rumo de Cultura, que explora a história e as obras de Poty de um jeito que você nunca viu: fundindo arte e a tecnologia.

O encontro entre obras originais e inéditas e ativações de realidade virtual e aumentada e mapping interativo vão te fazer imergir no universo do artista!

POTY EXPANDIDO - 100 ANOS DE POTY LAZZAROTTO

 16 de Abril a 30 de Junho

CAIXA Cultural Curitiba

 Entrada gratuita

 Terça a Sábado das 10h às 20h e Domingos e Feriados das 10h às 19h

 

 

 

ATELIERS GRATUITOS 

 

Entre no universo da música e do teatro francófono, pratique a língua francesa através das artes! 

 Para participar, basta se interessar pelos assuntos, não é necessário conhecimento prévio de francês ou de canto/teatro.

E corra pois as atividades são gratuitas e temos poucas vagas!

Para saber mais e se inscrever, acesse: https://www.afcuritiba.com.br

 

 

 

 

 COLEÇÃO AFRO DA  BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ 

Estante Afro Maria Águeda, inaugurada em setembro de 2023 na BPP, é referência para as bibliotecas brasileiras, em iniciativa pioneira

Com mais de 500 livros e pouco mais de seis meses de existência, a Estante Afro Maria Águeda é um dos grandes destaques entre as políticas de diversificação do acervo da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em iniciativa pioneira dentre os acervos públicos do país. Na reportagem especial do Cândido 148, de março de 2024, assinada por Cristine Pieske, a repórter define o acervo como um “símbolo da vitória contra o esquecimento, da batalha ganha pelas palavras ao silêncio”. Na retranca, além da indicação de livros da Estante, um breve perfil de Maria Águeda, personalidade afro-curitibana que dá nome à coleção. 

No contexto dos 60 anos do golpe militar, completados neste mês de março, a nova edição do Cândido também marca o início da série Mulheres contra a Ditadura, com textos sobre mulheres que se notabilizaram pela trajetória política antagônica à Ditadura Militar brasileira (1964-1985). A primeira homenageada é Teresa Urban, ativista e jornalista paranaense referência no Jornalismo Ambiental, com texto assinado por Gunther Furtado, seu filho.

O jornal também publica a entrevista de Luiz Felipe Cunha com Susy Freitas, autora manauara que acaba de estrear na prosa com o livro de contos Madnaus, pela editora Reformatório. Na seção de literatura, “Náufrago”, conto de Nuno Félix da Costa, e poemas de Mariana Basílio escritos entre 2014 e 2024 que abordam o refúgio, o desastre e a territorialidade.

No especial Nicolau, o Cândido dá sobrevida à reportagem “As Guerreiras do Contestado”, de Adélia Maria Lopes, publicado em 1990, sobre as mulheres da Guerra do Contestado, conflito motivado pela disputa de terras entre Paraná e Santa Catarina na segunda década do século XX que deixou mais de dez mil mortos. Nos visuais, fotografias de Márcio Bortoloto. A capa é de Rimon Guimarães.

Serviço

Jornal Cândido nº 148
Março de 2024
Publicação de literatura editada desde 2011
Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

 

 

 

RISCA FACA PODCAST DO GOETHE - INSTITUT   

Risca Faca é o podcast do Goethe-Institut sobre arte contemporânea, que surgiu da urgência de se falar de arte em primeira pessoa. O projeto nasceu do encontro entre artistes de diferentes universos para investigar novas perspectivas, formas e linguagens em relação a arte.

Confira a primeira temporada completa: https://open.spotify.com/show/1IRjMzrGZR72dYSdQ0lGOs

Costura entre vivências anticoloniais e arte como linguagem.

Retomada de territórios narrativos com celebração e afeto.

 

 

 

POÉSIS 2024 - LADO B - Por UFPR 

Evento de extensão da UFPR aberto à comunidade, com estudos sobre escritores, obras e diálogos entre leitores.

Para realizar a sua inscrição clique AQUI

 

 

 

IDEIAS LITERÁRIAS: MEMÓRIAS ENCENAM

Com a proposta de dramaturgizar memórias, este curso propõe uma vivência para pessoas idosas  (60+) dentro do universo da contação de histórias, da literatura e do teatro.

Assim, parte de memórias e histórias de infância, recolhidas entre os participantes, para desenvolver um experimento cênico-narrativo, colocando em evidência suas histórias e dando a eles o protagonismo de contá-las e encená-las.

Além disso, o exercício teatral narrativo e musical proporciona uma diferente vivência do corpo (aumento da flexibilidade, força, equilíbrio, melhorando também a mobilidade), além de um trabalho fundamentado na memória e no processo criativo como um espaço de troca, convivência e diversão.

Data: 3ªS às 15h 

Local: Sesc da Esquina 

Rua: Visconde do Rio Branco, 969

 

 

 

OFICINA DE LITERATURA 

As oficinas propõem a leitura de obras da literatura para discutir os temas presentes nas narrativas. Voltadas para o público adolescente e jovem, o objetivo é incentivar a leitura e servir de apoio à formação de repertório. Embarque nesta viagem pelo universo literário e descubra novos mundos.

Data: 6ªS às 11h 

Local: Sesc da Esquina 

Rua: Visconde do Rio Branco, 969

 

 

 

 

CINEMA E LITERATURA

Do livro para a tela, da palavra para a ação!

Essa atividade promove bate-papos, mediações e debates em torno de obras audiovisuais em um eixo educativo, artístico e cultural.

Venha participar!

Serviço 

Data e horário: 3ªs 15h30 as 16h30

Local: Sesc da Esquina 

Rua: Visconde do Rio Branco, 969

 

 

 

PARQUE DA CIÊNCIA 

AGENDAMENTO ABERTO 

Que tal visitar o PARQUE DA CIÊNCIA com a sua criança ou com seus alunos? 

Foi dada a largada para os agendamentos de visitação ao Parque da Ciência. 

O local funciona nos dias de semana para visitas escolares (manhã ou tarde) e no último sábado de cada mês, somente a tarde, está disponível para o público geral.

Algumas informações importantes 

- as visitas são GRATUITAS, destinadas a maiores de 7 anos, e devem ser AGENDADAS via telefone.

- o horário de agendamento acontece das 8h30 às 17h

- excepcionalmente neste semestre não haverá visitas noturnas

ESPECIAL PARA ESCOLAS

- limite de capacidade por período (manhã ou tarde) de 80 estudantes

- limite máximo de agendamentos por instituição escolar será de 200 alunos para o semestre, sujeito à disponibilidade no ato do agendamento

- excepcionalmente neste semestre não atenderá escolas de fora do Estado do Paraná

Sobre o Parque da Ciência 

O Parque da Ciência Newton Freire Maia é um espaço de divulgação científica e tecnológica que integra Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura em um cenário propício a reflexões e descobertas. Localizado em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Mais informações acesse: https://muralzinhodeideias.com.br/.../tecnologia-arte-e.../

 

 

 

FUTDELAS 

O projeto de extensão FutDelas, do Departamento de Educação Física da UFPR, está recebendo inscrições para os times de 2024!
O projeto é gratuito e tem como público alvo meninas de dez a 14 anos (completos em 2024). Os treinos ocorrerão às segundas e quartas-feiras, com times pela manhã e à tarde.
Neste ano, a intenção é completar as equipes, visto que participantes do ano anterior continuarão treinando. Portanto, as vagas são limitadas até o preenchimento e haverá lista de espera.

Mais informações e formulário de inscrição disponíveis pelo link 

 

 

 

CURSOS DE ARTE E CULTURA  ITAÚ CULTURAL 

VAMOS ESTUDAR  Que tal aprender mais sobre as diversas expressões culturais do Brasil? A Escola IC (nossa plataforma de ensino!) ajuda você nessa meta!

Reunindo 11 formações sobre o mundo do teatro, da gastronomia, do cinema, da música e mais, a trilha de conhecimento “Constelação das artes” foi desenhada para você compreender de forma crítica a construção da multiplicidade de identidades existente no país.

 Experiências literárias brasileiras: formas de existir

 Modernismos: um panorama das artes brasileiras 1

 Modernismos: um panorama das artes brasileiras 2

 História da música e sonoridades brasileiras

 Cinema brasileiro: fabulações sobre um território em disputa

 Musicalidades indígenas no Brasil

 Histórias do teatro brasileiro: perspectivas e debates

 História do Brasil em 12 ingredientes e uma dose

 Representação e autorrepresentação na história da arte brasileira

 Os corpos brasileiros na dança

 Arte urbana

Todos os cursos são gratuitos, autoformativos e on-line.

 Inscreva-se em https://escola.itaucultural.org.br/.

 “Constelação das artes” é um programa de formação desenvolvido pela Enciclopédia Itaú Cultural.

Imagem: Rejane Cantoni

 

 

 

CONTOS DA PIPOCA

Uma seleção de contos infantis disponível no Spotify
Apresenta um conteúdo que pode ser apreciado em família, especialmente antes de dormir ou em momentos de descontração.

 

 

ESPAÇO ENERGIA COPEL 

As ações educativas e culturais pensadas e implementadas no Espaço Energia são fundamentais para atingir sua missão: disseminar conhecimento sobre a História da Energia e seus principais marcos, a importância da energia no desenvolvimento das sociedades, bem como seu uso consciente, seguro e eficiente no dia a dia, com destaque para a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Espaço Energia possui uma sala de exposição permanente, que conta a história do engenheiro Pedro Viriato Parigot de Souza, que foi governador do estado e presidente da Copel no final dos anos 60. Possui, também, um espaço para exposições temporárias: nossa última exposição, a obra "Poética da Luz", da artista Maristela Ono, explorou a relação entre luz e cor. Em breve teremos a nova exposição "Tom da Luz", com o artista Oswaldo Fontoura Dias, que irá oferecer muita experiência interativa com o visitante.

Possui, ainda, a Sala Antiga, cheia de histórias e curiosidades, a Sala Moderna, com tecnologia de ponta e inovações, a Sala Multiuso com apresentação de vídeos e o Corredor da Sustentabilidade com os ODS e jogos. Do lado de fora, o Pátio das Energias tem diversos equipamentos com suas histórias e, ainda, experimentos físicos para os visitantes.

QUANDO

(ter-sex) 11h / 16h

ONDE

Espaço Energia Copel em Curitiba

Rua Desembargador Motta, 2.347. Centro. Curitiba-PR

(41) 3234-7314

 

 

AGENDE SUA VISITA COM A CAIXA CULTURAL – Por CAIXA Cultural

Estimados professores,

Propomos iniciar uma parceria de compartilhamento, ampliação e criação de experiências a partir de arte e da educação.

A CAIXA Cultural Curitiba é um espaço de exposições, cursos, oficinas e espetáculos de arte, localizado no centro da cidade, pertinho do Teatro Guaíra. O local conta com duas galerias para exposições de artes visuais, um teatro e uma sala de oficinas, além de um grande mural assinado por Poty Lazzarotto.

Os visitantes do CAIXA Cultural são recebidos por nós, uma equipe interdisciplinar de arte-educadores que forma o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. Nosso trabalho é pesquisar e produzir constantemente novas propostas educativas, para acesso de toda a sociedade, de forma gratuita.

Nós queremos convidar você a agendar uma visita para suas turmas em uma de nossas exposições. Para lhe ajudar a planejar sua vinda, após o agendamento, enviamos informações das exposições e indicamos algumas habilidades previstas pela BNCC que podem ser desenvolvidas durante a visita.

SERVIÇO

Data: de terça a sexta-feira Horário: das 09h30 e às 14h30

Duração: 90 min

Público: Livre

Local: CAIXA Cultural Curitiba

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Inscreva-se aqui!

 

 

AS CIENTISTAS SUPERPODEROSAS – Por Muralzinho de Ideias

Livro digital é lançado pela UFPR.

Ter contato com boas histórias de cientistas mulheres é um aprendizado capaz de mudar as percepções das crianças brasileiras não só sobre ciência, mas sobre gênero. Se as cientistas em questão forem da mesma nacionalidade, então… Viram referência de vida.

É essa a ideia por trás do livro digital As Cientistas Superpoderosas, criado por  meio de uma parceria entre os projetos de extensão Ciência & Criança e Meninas e Mulheres nas Ciências, ambos de educação científica para crianças e desenvolvidos na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A obra já está disponível para download gratuito (baixe aqui). A publicação conta a história de três cientistas que marcam ou marcaram suas áreas de pesquisa nas ciências exatas no Brasil.

“Trazemos um pouco da biografia dessas cientistas enfatizando a infância de cada uma e contando os desafios que enfrentaram. É na infância que muitas pessoas passam a ver profissões como ‘masculinas’, principalmente na área de Exatas. Também é comum escutarmos que cientistas são gênios e isso acaba afastando os mais jovens”, explica a professora Tatiana Simões, do Departamento de Química da UFPR, coordenadora do Ciência & Criança e uma das organizadoras do livro.

 

 

 

LABORATÓRIO DE ESCRITA  IDEIAS LITERÁRIAS - Por SESC da Esquina 

O Laboratório de Escrita é um momento e um espaço de encontro entre pessoas que desejam iniciar ou dar continuidade a projetos de escrita por meio da troca de ideias e da discussão coletiva. São bem-vindos projetos de escrita literária (poesia, conto, crônica, argumento de romance) ou acadêmica (artigo científico, ensaio). A interação entre as pessoas participantes será mediada pela orientadora de atividades, que também promoverá exercícios de criatividade e de comunicação textual. Dependendo do interesse e do perfil do grupo, podem ser ofertadas sessões focadas em gêneros textuais específicos.

Não fique fora dessa!

Inscrições na Biblioteca pelo telefone: (41) 3259-1374

Data e horário: 5ªs 18h30 as 20h

Local: SESC da Esquina 

Rua: Visconde do Rio Branco, 969.

 

 

 

AMPLIANDO OLHARES: ASTRONOMIA E A BUSCA HUMANA POR SENTIDO

Olhar as estrelas bem de pertinho, que tal? 

O Instituto Ciência e Fé, da #PUCPR, está promovendo a 2º edição do programa “Ampliando Olhares: astronomia e a busca humana por sentido”. A iniciativa visa trocar conhecimento sobre as curiosidades, descobertas, inovações tecnológicas, missões espaciais e, inclusive, a contribuição que pesquisadores católicos conferem a esses temas. Os encontros são realizados a cada 15 dias, presencialmente no Câmpus da PUCPR, no Prédio da Diretoria de Identidade, das 19h às 21h. Vamos?.

 Para a experiência prática será possível observar os astros por meio do Telescópio Meade Schmidt-Cassegrain LX 200 EMC, de 258mm de diâmetro. 

 A participação é gratuita. Faça a sua inscrição: https://pucpr.app/projeto-ampliando-olhares-2023

 

 

 

EMPRÉSTIMO NO ESCURO - Por Sesc Paço da Liberdade

Todos os dias | 10h às 18h

Já imaginou emprestar um livro sem saber nada sobre ele?

Essa é a proposta do empréstimo no escuro, cujo objetivo é diversificar a leitura, fazendo com que o leitor se a aproxime de novos gêneros literários e autores.

Para participar basta vir até a biblioteca do Sesc Paço da Liberdade, fazer seu cadastro e emprestar um livro repleto de surpresas.

Local Sesc Paço da Liberdade 

Praça Generoso Marques, 189 - Centro.

 

 

 CLUBE DA LEITURA - Por Sesc Paço da Liberdade

Um encontro para discutir livros? Um grupo que se reúne para discutir literatura e seus temas transversais? Essa é a proposta do Clube de Leitura!

Um espaço de interação com o livro e com a leitura de maneira lúdica e estimulante, proporcionando ao público novas experiências.

Se você gosta de analisar, conversar e debater títulos literários, essa atividade é para você! Participação gratuita.

Data: Sábados | 14h30 às 15h30

Local Sesc Paço da Liberdade 

Praça Generoso Marques, 189 - Centro.

 

 

 

ATELIÊ DE INICIAÇÃO NAS LINGUAGENS DE ARTES VISUAIS

Este ateliê é voltado para o público que tem interesse em  iniciar o aprendizado em uma linguagem básica das artes visuais como: desenho, pintura ou escultura. A partir do interesse pessoal de cada participante, serão propostos exercícios, materiais, suportes e referências para o desenvolvimento de trabalhos. A interlocução com orientador de atividades terá como fundamento a experimentação voltada para desenvolvimento de uma poética pessoal dos participantes.

Data e hora: 5ªs feiras das 18h as 21h

Local Sesc Paço da Liberdade 

Praça Generoso Marques, 189 - Centro.

 

 

 

OFICINAS CIRCENSES 

Respeitável público! Confiram as oficinas grátis no Circo da Cidade! 

Quer aprender acrobacias, malabares e palhaçaria? A #FCC oferece tudo isso grátis! As inscrições para a temporada 2023 de aulas no Circo da Cidade já estão abertas. As oficinas são para qualquer pessoa acima dos 7 anos, sem limite de idade, e há horários disponíveis de manhã e à tarde. 

 Não perca! Inscreva-se atrás do formulário.

 Segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

 Grátis - A partir de 7 anos

 Circo da Cidade (Rua Benedicto Siqueira Banco S/Nº- Alto Boqueirão) - (41) 3287-5307

 O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural e da Prefeitura de Curitiba.

 

 

 

EXPOSIÇÃO BENS TOMBADOS DE CURITIBA - Fonte: Muralzinho de Ideias 

A Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná, em uma ação conjunta com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove a exposição Bens Tombados de Curitiba: maquetes e fotografias.

Com a finalidade de divulgar o patrimônio cultural protegido pelo Estado do Paraná, a mostra traz fotografias do acervo da CPC, captadas pelo fotógrafo Carlos Roberto Zanello de Aguiar, o Macaxeira (in memoriam), e maquetes executadas por acadêmicos da disciplina de Arquitetura no Brasil, sob orientação do professor Key Imaguire Junior.

Ao todo, são apresentados alguns dos 69 Bens Tombados de Curitiba com ênfase ao conhecimento do patrimônio tombado e aos aspectos arquitetônicos e paisagísticos da capital paranaense.

A mostra está em cartaz na Casa Gomm e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, com entrada gratuita.

 

 

HISTÓRIA DA ÁSIA - Por Centro Ásia

Essa semana tivemos a palestra: História da Ásia através de Personagens, conduzida pelo professor Emiliano Unzer.

Como nem todos puderam acompanhar a palestra, disponibilizamos a gravação no youtube.

Além disso, os slides da aula estão disponíveis nesse link: https://drive.google.com/file/d/1IpROK50HiftdVVay1g0_FWxzmDNp5q1Z/view?usp=sharing

 

 

 

RETRATO DA LUTA DOS POVOS INDÍGENAS 

RETRATOS DA LUTA DOS POVOS INDÍGENAS  As produções audiovisuais que abordam o dia a dia, as tradições e as reivindicações dos diferentes povos originários são obras essenciais para nos aproximarmos da realidade dessas comunidades. Para marcar o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, separamos cinco filmes que retratam, de forma autêntica, a vida dos indígenas do nosso país.

 Além dessas indicações, em www.itauculturalplay.com.br você encontra várias produções brasileiras na mostra “Filmoteca indígena”.

Cadastre-se e veja gratuitamente agora mesmo! 

 

 

 

CINEMA E LITERATURA 

O cinema é uma das linguagens que dialogam com a literatura. No Cine Literatura vamos entender as relações entre as obras e perceber as diferentes visões que essas duas linguagens nos proporcionam. Nos encontros vamos unir as linguagens do cinema e da literatura, propiciando leitura e debates de obras que foram adaptadas para o cinema.

Vamos bater aquele papo?

Local: SESC da Esquina 

Data e horário: Terças 15h às 16h

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 969

 

 

 

CLUBE DE LEITURA - Por SESC da Esquina

 

Um encontro para discutir livros? Um grupo que se reúne para discutir literatura e seus temas transversais? Essa é a proposta do Clube de Leitura!

Um espaço de interação com o livro e com a leitura de maneira lúdica e estimulante, proporcionando ao público novas experiências.

Se você gosta de analisar, conversar e debater títulos literários, essa atividade é para você!

Data e hora: 5ªs das 15h às 16h 

Local: Sesc da Esquina 

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 969

 

 

 

ZOO DE CURITIBA E MUSEU CAPÃO DA IMBUIA TÊM PROGRAMAÇÃO PARA OS CURITIBINHAS

Fotos: Hully Paiva/SMCS

Tem muita diversão e educação ambiental para os curitibinhas que forem aproveitar as férias de verão no Museu de História Natural Capão da Imbuia e no Zoo de Curitiba. Os espaços, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba, têm programação especial para toda a família. 

No Museu, a novidade fica por conta da nova exposição em parceria com o Projeto Meros do Brasil, que conta com um ambiente marinho com realidade virtual para alertar para a preservação do peixe mero, em risco de extinção.

Há, ainda, uma plotagem com informações, totens interativos como a roda do ciclo de vida do peixe, o jogo da memória “Meromória” e uma intervenção artística inédita: uma réplica de um mero de metal em tamanho real, confeccionada pelo artista plástico Marcelo Pszybylski.

A exposição e os demais atrativos do Museu - como os ecossistemas e seus animais nativos taxidermizados (empalhados) - podem ser conferidos gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 9h às 16h45. Na área externa, o Caminho das Araucárias, com uma passarela de metal no Bosque Capão da Imbuia, é mais uma opção de passeio em meio à natureza.

Conhecer para preservar

No Zoo, os curitibinhas podem acompanhar o comportamento dos animais que ficam abrigados por lá - boa parte deles vinda de apreensões irregulares ou atropelamentos que os impediram de voltar para a natureza - e saber mais sobre os cuidados que eles recebem, assim como sobre os programas que o espaço mantém para reprodução de espécies nativas ameaçadas.

No Centro de Educação Ambiental haverá atividades especiais sobre os muriquis-do-sul, também conhecidos como mono carvoeiros, apadrinhados pelo Zoo de Curitiba

Todos os dias, as crianças participam do “Enigmas do Muriqui”, com dois caminhos com enigmas a serem resolvidos pelos visitantes a respeito da espécie, com a ajuda de cartilhas. Ao final, o curitibinha recebe uma carteirinha de membro do Clubinho da Conservação

Às quartas e sextas (das 14h às 15h30min) e sábados (10h às 12h) os curitibinhas vão poder participar de oficinas de desenhos e pinturas do muriqui com tinturas naturais (argila e pó de café). Os desenhos poderão ser levados pelo visitante ou ficar em exposição no Espaço Brincante da Capivara, junto ao Centro de Educação Ambiental.

Recentemente, a instituição foi reconhecida pela Associação Brasileira de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e pela Wild Welfare, instituição internacional que atesta o bem-estar de animais mantidos em cativeiro. 

SERVIÇO

Museu de História Natural Capão da Imbuia
Funcionamento: terça a domingo
Horário: das 9h às 16h45 
Endereço: Rua Benedito Conceição, 407
Agendamentos de visitas guiadas para escolas: (41) 3313-5481

Zoológico de Curitiba
Funcionamento: terça a domingo
Horário: das 10h às 16h
Endereço: Rua João Micheletto, 1.500

 

 

FILMES E SÉRIES SOBRE AUTISMO

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta uma em cada 160 crianças no mundo. Porém, ainda há uma multidão que vive sem ser reconhecida pela sociedade, ou por falta de representatividade, ou porque, quando ela existe, é carregada de preconceitos e estereótipos. Nesse sentido, os filmes sobre autismo são uma vitrine da diversidade que existe no espectro.

Confira a lista de filmes aqui