LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO

As inscrições para a segunda edição do Laboratório de Criação com a Súbita Companhia estão abertas até dia 30/abril!
Serão selecionados 4 diretoras/diretores e 12 atrizes/atores, os quais trabalharão durante três semanas com os ministrantes Maíra Lour e Pablito Kucarz e interlocução de integrantes de diversas áreas da companhia.
INSCRIÇÕES
Laboratório de Criação
13, 14, 16, 20, 21 e 23 de maio (terças, quartas e sextas), das 14h às 18h
26 a 30 de maio (segunda a sexta), das 14h às 18h
Súbita Companhia de Teatro
EXPOSIÇÃO "ILEX - O TEMPO DAS COISAS"

A exposição está em cartaz no Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões em Curitiba, de 17 de abril a 23 de maio de 2025. É uma mostra do Coletivo Bordas, com trabalhos que exploram o tempo e as relações entre objetos e pessoas. O espaço está aberto de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e a entrada é gratuita.
Detalhes da Exposição:
Título: "Ilex: o tempo das coisas".
Período: 17 de abril a 23 de maio de 2025
Local: Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões – Av. João Gualberto, 530
Artista(s): Coletivo Bordas
Horário: Terça a sexta-feira, das 13h às 18h
Última entrada: 17h30
Entrada gratuita
ESPETÁCULO MULTIDÃO

O espetáculo Multidão abre seleção inédita para NÃO ARTISTAS – Divulgação
O espetáculo Multidão abre seleção inédita para NÃO ARTISTAS atuarem ao lado de profissionais em montagem teatral com estreia marcada para agosto em Curitiba.
O Espetáculo Multidão dá início a uma proposta instigante e inovadora ao abrir inscrições para a seleção de cinco pessoas que nunca tiveram experiência prévia com atuação. A iniciativa, que une arte e vivência cotidiana, convida pessoas comuns — sem qualquer formação artística — a fazer parte do processo criativo e da montagem final de uma peça teatral que estreia em agosto no tradicional Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge, em Curitiba.
Com a proposta de ampliar os horizontes do teatro contemporâneo, a ação integra o novo trabalho do grupo curitibano AP da 13 em parceria com a Setra Companhia. As inscrições para o Espetáculo Multidão já estão abertas desde 10 de abril e seguem até o dia 11 de maio. Os interessados devem enviar um vídeo curto via WhatsApp com uma apresentação pessoal e os motivos pelos quais desejam estar no palco.
O projeto vai selecionar cinco “não artistas” para integrar um elenco que contará, ao todo, com dez pessoas — incluindo quatro artistas profissionais e um músico. A temporada prevê 18 apresentações, e os selecionados participarão de oficinas e audições, recebendo preparação e suporte para sua estreia no palco.
Os interessados devem enviar um vídeo de até dois minutos para o WhatsApp da produção, no número (41) 99847-0906. No vídeo, devem se apresentar brevemente e explicar por que sua história merece estar em cena. Não é necessário ter experiência anterior em teatro ou qualquer formação na área.
EDITAL DE OCUPAÇÃO ESPAÇO VITRINE

“De que forma as práticas contemporâneas podem reelaborar as fundações do arquivo e propor novas formas de pensar suas políticas de coleção? E de valorização e preservação, considerando que são fundamentais para a construção de memória? Por outro lado, quais alternativas de desobediência epistêmica, baseadas no próprio acervo, podem desafiar sua suposta imparcialidade? De que maneira os arquivos moldam nossa compreensão do passado e do futuro? O que ele contém e o que dele escapa?”.
Essas são algumas questões que norteiam o tema desta quinta edição do Edital de Ocupação do Espaço Vitrine!
Inscrições: 31/03/2025 a 28/04/2025
Resultado previsto: 16/06/2025
Acesse o edital e o formulário de inscrição AQUI.
PAIOL MUSICAL

Abril no Paiol: música boa pra ouvir de perto!
O Teatro do Paiol preparou uma programação daquelas que dá vontade de marcar no calendário e chamar todos os amigos! Tem lançamento, tem choro, tem vozes potentes e encontros históricos no palco.
Confira as ações gratuitas:
22/04 | 20h – Festival É no Choro que Eu Vou
Gratuito (1 kg de alimento não perecível)
26/04 | 20h | – Janine Mathias convida Nei Lopes - Edital Paiol Musical
Gratuito
Ingressos disponíveis no site do Guia Curitiba: guia.curitiba.pr.gov.br
Garanta seu lugar, convide quem você gosta e viva a experiência única do Paiol — música de qualidade num palco histórico e intimista!
ARCA FESTIVAL DE CULTURA POPULAR

JANINE MATHIAS CONVIDA NEI LOPES

A cantora e compositora Janine Mathias, uma das grandes referências do mercado das artes no Estado do Paraná, convida o sambista e intelectual carioca Nei Lopes para uma programação especial em Curitiba, que une bate-papo e show gratuito nos próximos dias 25 e 26 de abril. O projeto inédito celebra a história e a continuidade do samba, com foco na valorização da cultura afro-brasileira e no diálogo entre gerações e territórios musicais.
Radicada em Curitiba há 12 anos, Janine Mathias é natural de Brasília e carrega no sangue a ancestralidade do samba — seu pai é cantor e participou das primeiras rodas na capital federal. Apesar de ter iniciado a carreira no rap, firmou-se no samba e criou o projeto Samba da Nêga, espaço de celebração da cultura negra e da música brasileira, que desde 2014 movimenta a cena local com forte engajamento do público.
Nei Lopes, por sua vez, é um dos maiores nomes da história do samba. Nascido no bairro do Irajá, no Rio de Janeiro, é compositor, cantor e escritor, com canções gravadas por ícones como Clara Nunes, Beth Carvalho, Gilberto Gil e Zeca Pagodinho. Parceiro histórico de Wilson Moreira, é autor de clássicos do gênero e, desde os anos 1990, tem aproximado o samba da MPB, mantendo-se como uma das principais vozes da cultura negra no Brasil.
Serviço:
Data: 26/04
Horário: 20h
Local: Teatro Paiol
HISTÓRIAS EXTRAORDINÉDITAS

HISTÓRIAS EXTRAORDINÉDITAS, um espetáculo totalmente improvisado a partir de história da plateia, que ganham versões extraordinárias e inéditas.
Serviço:
Datas: 29 e 30 de abril
Horário: 20h
Local: Miniauditório do Teatro Guaíra - Glauco Flores de Sá Brito
Entrada Franca - sujeito a lotação
GRIS

Descubra um mundo além do cinza!
Prepare-se para se encantar com GRIS, o espetáculo infantil da Substrato Cênico, que mistura teatro de ator e formas animadas para contar a história de uma menina que busca seu lugar no mundo — e descobre a beleza de ser diferente.
Em uma cidade onde todos seguem o mesmo passo, ela escolhe dançar no seu próprio ritmo. Uma aventura sensível e inspiradora para toda a família!
Domingos – 13, 20, 27/04 e 04/05 | Às 11h
Teatro do Piá – Praça Garibaldi, nº 7 (Pátio interno do Palacete Wolf – São Francisco)
Entrada gratuita! Ingressos 30 min antes. Sujeito à lotação.
Aproveite o friozinho, traga a criançada e venha aquecer o coração com essa história cheia de encantos!
CONCURSO HISTÓRICO-CULTURAL - ESTRADA DE FERRO CURITIBA-PARANAGUÁ

A Aliança Francesa de Curitiba tem o prazer de anunciar a abertura do Concurso Histórico-Cultural Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá (EFCP), que celebra os 140 anos da sua operação em 2025! Uma das maiores obras de engenharia do século XIX, que marcou a história do Brasil.
O concurso busca valorizar a história da construção da EFCP, destacando a contribuição de profissionais franceses, belgas e paranaenses nesse processo. Além de ser fundamental para o transporte de cargas, a estrada de ferro também foi uma grande via de transporte de passageiros, com destaque para os luxuosos trens que circulavam até a década de 1980.
Quem pode participar? Estudantes de ensino superior de Curitiba e municípios vizinhos podem desenvolver um texto de pesquisa histórica. O trabalho pode ser em português ou bilingue (português-francês).
Regras principais:
Texto de 10 a 15 páginas (incluindo imagens ou ilustrações, com no máximo 2 páginas)
Formatação: Word, fonte Calibri 11, espaçamento 1,15
Envio até 24 de maio de 2025, às 23h59
Prêmios:
1º lugar: Bolsa de estudos para 2 semestres consecutivos na Aliança Francesa de Curitiba
2º lugar: Bolsa de estudos para 1 semestre na Aliança Francesa de Curitiba
3º lugar: 60% de desconto na matrícula semestral em um curso da Aliança Francesa de Curitiba
Mais informações acesse afcuritiba.com.br
Não perca a chance de se aprofundar na história da engenharia e ainda concorrer a prêmios incríveis!
Inscreva-se agora!
ARTE JAPONESA - MANGÁ E ARTE CONTEMPORÂNEA JAPONESA

Se você quer mergulhar no universo criativo japonês, essa é sua chance! Nesse curso com Simonia Fukue Nakagawa, em Curitiba, vamos descobrir como essa forma de arte milenar influencia a cultura pop e as artes contemporâneas.
Venha explorar como os traços e temas dos mangás se transformam em obras que desafiam os limites entre o popular e o erudito.
E o melhor: o curso é 100% gratuito!
Serviço:
Todas as terças de abril
Horário: 19h às 21h
Inscrições: presenciais, no Sesc Paço da Liberdade.
Corre lá e garanta sua vaga!
PROJETO DE EXTENSÃO ONLINE E GRATUITO

Reinicia no dia 18 de março, terça-feira, as práticas do projeto de extensão Dança e práticas contemplativas, coordenado pela profa. Karin Maria Véras do Curso de Bacharelado em Dança da FAP, com a participação do discente-monitor Lucien Lyen e colaboração do prof. Mateus Scota. Até esta data ficam abertas as inscrições para novos participantes.
O projeto acontece no formato on-line, pela plataforma zoom, nas terças-feiras, das 1h, às 10h30, voltado à comunidade interna e externa da FAP UNESPAR. As inscrições para novos participantes podem ser feitas pelo Qr code ou pelo link do cartaz de divulgação.
O projeto se propõe a oferecer um espaço privilegiado para o cultivo integrado de corpo e mente através da dança criativa (metodologia do dançarino-yogue Rolf Gelewski), conjugada a práticas contemplativas e de autocuidado, incluindo técnicas do yoga, chi kung, automassagem e meditação.
O objetivo é compor coletivamente um ambiente acolhedor para a arte do bem viver e do bom conviver no ambiente acadêmico e comunitário, com práticas simples que nos convidam ao movimento, ao afeto compartilhado e à pausa criativa. Não é necessário experiência anterior com dança.
Os encontros desta etapa do projeto - iniciado em 2023 - acontecerão de março a maio de 2025 e serão fornecidos certificados aos interessados.
Mais informações pelo e-mail: karin.veras@unespar.edu.br
Fonte: Unespar Campus de Curitiba II - FAP
OS PODERES DO TEATRO

Clique na imagem para mais informações.
Fonte: neuroteatro.com.br
CURITIBA LÊ GENTE DAQUI

Curitiba Lê Gente Daqui – Venha celebrar a literatura local!
Em março, Curitiba comemora seu aniversário com um projeto especial: o Curitiba Lê Gente Daqui, um ciclo de encontros literários que valoriza a literatura curitibana e dá visibilidade aos talentos locais.
O primeiro evento acontece no dia 25 de março!
Obra: Galo sem turno, de Marise Manoel (Poesia)
Casa da Leitura Wilson Bueno
Das 19h às 21h
As obras do projeto estão disponíveis no Curitiba Lê Digital, dentro do Curitiba App, uma plataforma gratuita que oferece mais de 200 livros, incluindo títulos de autores locais!
Como funciona?
Todo mês, um autor curitibano terá sua obra mediada por um mediador de leitura do Programa Curitiba Lê, com direito a bate-papo literário e muita troca de experiências!
Entrada gratuita!
Baixe o Curitiba App e tenha acesso às obras!
Play Store ou App Store
Curitiba: uma cidade que lê, celebra e valoriza sua gente.
LUGARES COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS GRATUITAS EM CURITIBA
Curitiba tem diversas opções gratuitas para as crianças deixarem a imaginação fluir, confira nossa lista

Clique na imagem para mais informações.
Fonte: CURITIBACULT.COM.BR
CANJA DE VIOLA

Todo domingo, o palco é aberto para talentos da música sertaneja! Venha curtir, cantar e se emocionar com grandes modas de viola.
TUC - Teatro Universitário de Curitiba
14h às 18h
Evento gratuito
Vem que a roda de viola já tá formada!
CURSOS LIVRE DE ARTE

Te apresentamos agora quatro cursos livres ofertados aqui no Guido Viaro que acontecem às 4as. feiras, no período da tarde, para estudantes de 11 a 17 anos.
Funciona assim:
O estudante no ato da inscrição escolhe dois cursos entre as quatro opções (Artes Visuais, Circo, Dança e Jovens Jornalistas).
Passa uma tarde no Centro de Artes participando dos dois cursos escolhidos, ampliando seu conhecimento, conhecendo novas pessoas e fazendo muita ARTE!
Venha para o Guido! Traga seus amigos e amigas! Espalhe essa notícia!
Os cursos são gratuitos e ministrados por professores especialistas!
CURSO DE TEORIA MUSICAL

Estão abertas as inscrições para o Curso de Teoria Musical, voltado especialmente para arte-educadores e professores de Curitiba. Com uma abordagem prática e acessível, o curso oferece os fundamentos necessários para a leitura, escrita e interpretação musical, além de explorar conceitos como harmonia, polifonia e ritmos variados. Haverá certificação para participantes com frequência superior a 75%.
Informações importantes:
- Local: Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150)
- Dia e horário: Segundas-feiras, das 18h30 às 21h
- Carga horária: 51 horas (17 aulas)
- Período: 10 de março a 07 de julho
- Vagas: 20 (prioridade para arte-educadores)
- Inscrições: clique aqui
Ministrante:
Professor Anderson Zabrocki
- Mestre e licenciado em Música (UFPR); Bacharel em Violão (EMBAP);
- 20 anos de experiência no ensino de música em diferentes contextos
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição, com prioridade para profissionais da Arte-Educação.
Não perca esta chance de ampliar seus conhecimentos em música!
3ª EDIÇÃO DA RESTAURA NATUREZA

RESTAURA NATUREZA | Estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil já podem se inscrever na 3ª edição da Restaura Natureza, uma olimpíada que alia teoria e prática em ações climáticas para trazer de volta equilíbrio ao planeta.
O desafio, promovido pela organização sem fins lucrativos WWF-Brasil, insere crianças e jovens no contexto dos debates que ocorrerão na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) e na 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), a serem realizadas este ano.
Para se inscrever é necessário formar uma equipe que tenha a participação de um professor responsável e acessar a página restauranatureza.org.br para preencher um cadastro. A inscrição é gratuita e poderá ser feita até o dia 5 de maio.
Saiba mais na Agência Brasil.
Katarina Silva/Coletivo Miracema/WWF-Brasil ©
CONCURSO SESC DE ILUSTRAÇÕES

Já pensou ter um desenho seu publicado em um livro?
E mais: concorrer a um fim de semana com tudo pago no Sesc Caiobá!
Então solte sua criatividade no concurso de ilustração Concurso Entre Etnias do meu Paraná.
Inscrições e edital: https://www.sescpr.com.br/edital/edital-concurso-entre-etnias-do-meu-parana-1a-edicao/?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaadKRxP0Ul1aaulDlPi3rT_z5B3-9CpXs-7RIwNtd_RN71c30Q-KmsVZOs_aem_V1pz8fL-i60pMp3IjHewPQ
Fonte: Sesc Paraná
POESIA E FICÇÃO

O curso tem 8 aulas presenciais, cada encontro com 4 horas de duração. As atividades vão acontecer na Biblioteca Darcy Ribeiro, localizada na Rua Ébano Pereira, 359, no Centro de Curitiba.
Há 20 vagas para maiores de 18 anos. Os selecionados terão aulas de 8 de março a 10 de maio, sempre aos sábados, das 9h às 13h. Não é necessário ser jornalista ou cursar jornalismo para participar.
Para se inscrever, o(a)s interessado(a)s devem enviar um breve texto, de no máximo cinco linhas, até 25 de fevereiro, para o e-mail ampliandohorizontescwb@gmail.com, explicando porque querem participar do curso.
A lista com os selecionados será divulgada em tulipasnegraseditora.blogspot.com., nos perfis do Instagram @ampliandohorizontescwb e @editoramaquinadeescrever e nas redes sociais da Editora Máquina de Escrever.
Haverá uma lista de espera para ocupação de vagas de eventuais desistentes.
Durante a oficina, José Carlos Fernandes vai apresentar fundamentos teóricos e estimular atividades práticas para a escrita de crônicas, relatos, testemunhos e perfis.
Sobre o professor-autor
Curitibano nascido em 1964, José Carlos Fernandes é um dos mais experientes jornalistas em atividade no Paraná. Por décadas, atuou na Gazeta do Povo, onde foi repórter, editor de cultura e cronista. Autor de centenas de retratos de personalidades e anônimos – conteúdo apontado como um marco da imprensa de nossos tempos. É professor, pesquisador e extensionista de Jornalismo na UFPR, com foco em leitura, recepção e história da imprensa paranaense. Autor, entre outros títulos, do livro de crônicas Na Brasílio com a Ângelo (com reedição em breve pela Telaranha) e Todo dia nunca é igual, em parceria com Marcio Renato dos Santos – obra sobre a trajetória do jornal Gazeta do Povo.
Serviço:
Oficina gratuita de jornalismo do projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção – Ano 4 com José Carlos Fernandes.
Datas: 12 e 26 de abril e 10 de maio.
Horário: das 9h às 13 horas.
Local: Biblioteca Darcy Ribeiro. Rua Ébano Pereira, 359, Centro.
Inscrições: Exclusivamente por e-mail ampliandohorizontescwb@gmail.com até 25 de fevereiro.
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

O Iphan lançou três publicações inéditas que apresentam o Patrimônio Cultural protegido no estado de Roraima.
Os materiais, produzidos em formato digital, estão disponíveis gratuitamente para download no portal do Iphan, na página da superintendência em Roraima, na área “Educação Patrimonial”.
A ideia é compartilhar com a sociedade informações sobre os elementos que formam a história, a memória e a identidade cultural do estado.
Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
VISITAS MEDIADAS (GUIADAS) NO MEMORIAL PARANISTA - SÁBADOS
Você poderá conhecer o Memorial Paranista numa conversa que articula Arte, Natureza e História: Descubra como uma antiga fabrica de cola se transformou num centro cultural em meio a natureza, enquanto caminha por um dos parques mais antigos de Curitiba.
Você aprenderá sobre as técnicas usadas para criar e restaurar grandes monumentos, e também vai conhecer destaques do acervo, como a imponente escultura Marumbi, de João Turin.
Duração: 1 hora
Ponto de Encontro: Recepção do Memorial
- Início:11 de Jan de 2025, às 11:30
- Fim:27 de Dez de 2025, às 11:30
Local: Memorial Paranista
Endereço: Rua Mateus Leme, 4700
Livre / Gratuito
SESC LANÇA CURSO COM SUELI CARNEIRO
Em parceria com a Casa Sueli Carneiro, o Sesc Digital lançou, no Dia da Consciência Negra, o curso Dispositivo de Racialidade. São seis aulas com a filósofa e escritora Sueli Carneiro, que aborda os mecanismos do racismo no Brasil, a partir do conceito de "dispositivo" de Michel Foucault, e discute temas como epistemicídio, ativismo negro e educação.
Totalmente gratuito e online, o curso pode ser acessado em sescsp.org.br/ead
PACOTES DE POESIA - Marília Garcia

A poesia é uma das mais importantes manifestações artísticas da história humana. Atrelada à música e à tradição oral em sua origem, a arte poética se vincula a práticas artístico-culturais de diversos povos do mundo. Com o objetivo de tornar a arte poética presente no cotidiano das pessoas, os Pacotes de Poesia promovem o encontro dos leitores com as diversas formas que a poesia pode ter. Para tanto, possuem um formato simples e acessível, que facilita a aproximação dos leitores à produção poética. Semelhante aos pacotes de pães, presentes em nossa memória afetiva, os Pacotes de Poesia são feitos em embalagem de papel kraft, na qual são acondicionadas as filipetas que contêm uma série de poemas escolhidos para você.
Marília Garcia (Rio de Janeiro, 1979) é poeta, artista e tradutora. Autora dos livros 20 poemas para o seu walkman (Cosac Naify/ 7letras, 2007), Engano geográfico (7letras, 2012), Um teste de resistores (7letras, 2014), Paris não tem centro (7letras, 2016), Câmera lenta (Companhia das letras, 2017) e Parque das ruínas (Luna Parque, 2018). Faz performances, falas e apresentações ao vivo, e trabalha com vídeo e outras mídias, como a fotografia. Ganhou o Prêmio Oceanos de Literatura de Língua Portuguesa (2018), Prêmio FNLIJ de melhor tradução jovem (2018) e Prêmio Icatu de artes (2015. Seus livros foram publicados em Portugal, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Colômbia e Chile.
SERVIÇO:
Data e Horário: 3ªs, 4ªs, 5ªs, 6ªs, sábados e domingos | 10h às 20h
Local: Sesc Paço da Liberdade
Endereço: Praça Generoso Marques, 189
Distribuição gratuita.
PACOTES DE POESIA - Julia Raiz

A poesia é uma das mais importantes manifestações artísticas da história humana. Atrelada à música e à tradição oral em sua origem, a arte poética se vincula a práticas artístico-culturais de diversos povos do mundo. Com o objetivo de tornar a arte poética presente no cotidiano das pessoas, os Pacotes de Poesia promovem o encontro dos leitores com as diversas formas que a poesia pode ter. Para tanto, possuem um formato simples e acessível, que facilita a aproximação dos leitores à produção poética. Semelhante aos pacotes de pães, presentes em nossa memória afetiva, os Pacotes de Poesia são feitos em embalagem de papel kraft, na qual são acondicionadas as filipetas que contêm uma série de poemas escolhidos para você.
A poeta radicada em Curitiba também é tradutora e escritora de ficção e ensaio, e mantém o podcast Raiz Lendo Coisas, além de participar de coletivos literários da cena Curitibana. Seu livro Plantar Olhos Pra Depois foi vencedor do prêmio Outras Palavras do Governo do Estado do Paraná.
SERVIÇO:
Datas/horários: 3ªs, 4ªs, 5ªs, 6ªs, sábados e domingos | 10h às 20h
Local: Sesc Paço da Liberdade
Endereço: Praça Generoso Marques, 189
Distribuição gratuita.
VISITA MEDIADA AO SESC PAÇO DA LIBERDADE

A construção, inaugurada em 24 de fevereiro de 1916 pelo prefeito Cândido Ferreira de Abreu, é um edifício de arquitetura eclética que mistura características dos movimentos Art Nouveau, Art Déco e neoclássico. Localizado na Praça Generoso Marques, o Paço da Liberdade surpreende e atrai quem passa pelo centro de Curitiba. O Paço é o único patrimônio histórico da cidade tombado em três esferas (municipal, estadual e federal).
Para conhecer o prédio centenário, seus detalhes arquitetônicos e suas histórias, solicite o agendamento para visita mediada nos horários indicados abaixo e aguarde o e-mail de confirmação da equipe de Educação Patrimonial do Sesc Paço da Liberdade.
Agende sua visita mediada
Número de participantes por horário: mínimo de três e máximo de 25 pessoas.
Grupos maiores podem ser subdivididos para garantir uma melhor experiência de visitação.
SERVIÇO:
Datas: 3ªs, 4ªs, 5ªs e 6ªs
Horário: das 9h às 17h30
Local: Sesc Paço da Liberdade
Endereço: Praça Generoso Marques, 189 – Centro
HORA DO CONTO NA BIBILIOTECA PÚBLICA

Ler Junto
Encontro de leitura de contos com o professor de literatura Guilherme Shibata.
Dias: toda segunda-feira do mês
Horário: 18h30 às 20h
Local: Auditório
Capacidade máxima: 132 pessoas
Ler Junto
Encontro de leitura de contos com o professor de literatura Guilherme Shibata.
Dias: toda segunda-feira do mês
Horário: 18h30 às 20h
Local: Auditório
Capacidade máxima: 132 pessoas
Serviço:
Biblioteca Pública do Paraná - Cândido Lopes, 133 - Curitiba - PR / Centro
41 3221-4900
facebook.com/bibliotecapr
instagram.com/bibliotecapr
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h
MANAÓS UMA SAGA DE LUZ E SOMBRA - Por Ave Lola

Ministério da Cultura e Ave Lola apresentam: leitura dramática da dramaturgia Manaós - uma saga de luz e sombra
Tenham uma ótima viagem pelos mistérios escondidos na fantástica floresta amazônica!
Essa leitura dramática foi realizada por:
Direção e Texto: Ana Rosa Genari Tezza
Elenco: Arthur de Lima Jaime como Afonso, Ailén Roberto como Francisca, Rosane, Luzia, Pote
Ana Rosa Genari Tezza como Cora, Belquice, Guilhermina, Breno Monte Serrat como Nonato
Caro Hampf como Adele, Mazé, Cesar Matheus como Piaba, Eduardo Giacomini como Justino
Helena Tezza como Rosinha, Joana, Luzia, Regina Bastos como Curandeira
Apresentação: Ana Rosa Genari Tezza
Sonoplastia: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat
Captação de áudio, mixagem e edição: Helena Sofia (Estúdio Old Cat)
Captação de vídeo: Daniel Santoro e Larissa de Lima
Assistente de produção: Carlos Becker
Produção: Dara van Doorn
Produção Executiva: Laura Tezza
Patrocínio: Grupo Barigui, Banco CNH, Grasp, AllFlex, Aços Continente, ACSO, Klabin
Itambé, Gemü, Petslife
Instituição Beneficiada: Hospital Pequeno Príncipe (HPP)
Realização: Ave Lola, Ministério da Cultura , Brasil - União e Reconstrução
Você pode acessar a leitura dramática em AUDIOBOOK ou pelo YOUTUBE .
COLEÇÃO AFRO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Estante Afro Maria Águeda, inaugurada em setembro de 2023 na BPP, é referência para as bibliotecas brasileiras, em iniciativa pioneira
Com mais de 500 livros e pouco mais de seis meses de existência, a Estante Afro Maria Águeda é um dos grandes destaques entre as políticas de diversificação do acervo da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em iniciativa pioneira dentre os acervos públicos do país. Na reportagem especial do Cândido 148, de março de 2024, assinada por Cristine Pieske, a repórter define o acervo como um “símbolo da vitória contra o esquecimento, da batalha ganha pelas palavras ao silêncio”. Na retranca, além da indicação de livros da Estante, um breve perfil de Maria Águeda, personalidade afro-curitibana que dá nome à coleção.
No contexto dos 60 anos do golpe militar, completados neste mês de março, a nova edição do Cândido também marca o início da série Mulheres contra a Ditadura, com textos sobre mulheres que se notabilizaram pela trajetória política antagônica à Ditadura Militar brasileira (1964-1985). A primeira homenageada é Teresa Urban, ativista e jornalista paranaense referência no Jornalismo Ambiental, com texto assinado por Gunther Furtado, seu filho.
O jornal também publica a entrevista de Luiz Felipe Cunha com Susy Freitas, autora manauara que acaba de estrear na prosa com o livro de contos Madnaus, pela editora Reformatório. Na seção de literatura, “Náufrago”, conto de Nuno Félix da Costa, e poemas de Mariana Basílio escritos entre 2014 e 2024 que abordam o refúgio, o desastre e a territorialidade.
No especial Nicolau, o Cândido dá sobrevida à reportagem “As Guerreiras do Contestado”, de Adélia Maria Lopes, publicado em 1990, sobre as mulheres da Guerra do Contestado, conflito motivado pela disputa de terras entre Paraná e Santa Catarina na segunda década do século XX que deixou mais de dez mil mortos. Nos visuais, fotografias de Márcio Bortoloto. A capa é de Rimon Guimarães.
Serviço
Jornal Cândido nº 148
Março de 2024
Publicação de literatura editada desde 2011
Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br
@candidobpp
RISCA FACA PODCAST DO GOETHE - INSTITUT

Risca Faca é o podcast do Goethe-Institut sobre arte contemporânea, que surgiu da urgência de se falar de arte em primeira pessoa. O projeto nasceu do encontro entre artistes de diferentes universos para investigar novas perspectivas, formas e linguagens em relação a arte.
Confira a primeira temporada completa: https://open.spotify.com/show/1IRjMzrGZR72dYSdQ0lGOs
Costura entre vivências anticoloniais e arte como linguagem.
Retomada de territórios narrativos com celebração e afeto.
IDEIAS LITERÁRIAS: MEMÓRIAS ENCENAM

Com a proposta de dramaturgizar memórias, este curso propõe uma vivência para pessoas idosas (60+) dentro do universo da contação de histórias, da literatura e do teatro.
Assim, parte de memórias e histórias de infância, recolhidas entre os participantes, para desenvolver um experimento cênico-narrativo, colocando em evidência suas histórias e dando a eles o protagonismo de contá-las e encená-las.
Além disso, o exercício teatral narrativo e musical proporciona uma diferente vivência do corpo (aumento da flexibilidade, força, equilíbrio, melhorando também a mobilidade), além de um trabalho fundamentado na memória e no processo criativo como um espaço de troca, convivência e diversão.
Data: 3ªS às 15h
Local: Sesc da Esquina
Rua: Visconde do Rio Branco, 969
OFICINA DE LITERATURA

As oficinas propõem a leitura de obras da literatura para discutir os temas presentes nas narrativas. Voltadas para o público adolescente e jovem, o objetivo é incentivar a leitura e servir de apoio à formação de repertório. Embarque nesta viagem pelo universo literário e descubra novos mundos.
Data: 6ªS às 11h
Local: Sesc da Esquina
Rua: Visconde do Rio Branco, 969
CINEMA E LITERATURA

Do livro para a tela, da palavra para a ação!
Essa atividade promove bate-papos, mediações e debates em torno de obras audiovisuais em um eixo educativo, artístico e cultural.
Venha participar!
Serviço
Data e horário: 3ªs 15h30 as 16h30
Local: Sesc da Esquina
Rua: Visconde do Rio Branco, 969
CURSOS DE ARTE E CULTURA ITAÚ CULTURAL

VAMOS ESTUDAR Que tal aprender mais sobre as diversas expressões culturais do Brasil? A Escola IC (nossa plataforma de ensino!) ajuda você nessa meta!
Reunindo 11 formações sobre o mundo do teatro, da gastronomia, do cinema, da música e mais, a trilha de conhecimento “Constelação das artes” foi desenhada para você compreender de forma crítica a construção da multiplicidade de identidades existente no país.
Experiências literárias brasileiras: formas de existir
Modernismos: um panorama das artes brasileiras 1
Modernismos: um panorama das artes brasileiras 2
História da música e sonoridades brasileiras
Cinema brasileiro: fabulações sobre um território em disputa
Musicalidades indígenas no Brasil
Histórias do teatro brasileiro: perspectivas e debates
História do Brasil em 12 ingredientes e uma dose
Representação e autorrepresentação na história da arte brasileira
Os corpos brasileiros na dança
Arte urbana
Todos os cursos são gratuitos, autoformativos e on-line.
Inscreva-se em https://escola.itaucultural.org.br/.
“Constelação das artes” é um programa de formação desenvolvido pela Enciclopédia Itaú Cultural.
Imagem: Rejane Cantoni
CONTOS DA PIPOCA

Uma seleção de contos infantis disponível no Spotify.
Apresenta um conteúdo que pode ser apreciado em família, especialmente antes de dormir ou em momentos de descontração.
ESPAÇO ENERGIA COPEL

As ações educativas e culturais pensadas e implementadas no Espaço Energia são fundamentais para atingir sua missão: disseminar conhecimento sobre a História da Energia e seus principais marcos, a importância da energia no desenvolvimento das sociedades, bem como seu uso consciente, seguro e eficiente no dia a dia, com destaque para a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Espaço Energia possui uma sala de exposição permanente, que conta a história do engenheiro Pedro Viriato Parigot de Souza, que foi governador do estado e presidente da Copel no final dos anos 60. Possui, também, um espaço para exposições temporárias: nossa última exposição, a obra "Poética da Luz", da artista Maristela Ono, explorou a relação entre luz e cor. Em breve teremos a nova exposição "Tom da Luz", com o artista Oswaldo Fontoura Dias, que irá oferecer muita experiência interativa com o visitante.
Possui, ainda, a Sala Antiga, cheia de histórias e curiosidades, a Sala Moderna, com tecnologia de ponta e inovações, a Sala Multiuso com apresentação de vídeos e o Corredor da Sustentabilidade com os ODS e jogos. Do lado de fora, o Pátio das Energias tem diversos equipamentos com suas histórias e, ainda, experimentos físicos para os visitantes.
QUANDO
(ter-sex) 11h / 16h
ONDE
Espaço Energia Copel em Curitiba
Rua Desembargador Motta, 2.347. Centro. Curitiba-PR
(41) 3234-7314
AGENDE SUA VISITA COM A CAIXA CULTURAL – Por CAIXA Cultural

Estimados professores,
Propomos iniciar uma parceria de compartilhamento, ampliação e criação de experiências a partir de arte e da educação.
A CAIXA Cultural Curitiba é um espaço de exposições, cursos, oficinas e espetáculos de arte, localizado no centro da cidade, pertinho do Teatro Guaíra. O local conta com duas galerias para exposições de artes visuais, um teatro e uma sala de oficinas, além de um grande mural assinado por Poty Lazzarotto.
Os visitantes do CAIXA Cultural são recebidos por nós, uma equipe interdisciplinar de arte-educadores que forma o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. Nosso trabalho é pesquisar e produzir constantemente novas propostas educativas, para acesso de toda a sociedade, de forma gratuita.
Nós queremos convidar você a agendar uma visita para suas turmas em uma de nossas exposições. Para lhe ajudar a planejar sua vinda, após o agendamento, enviamos informações das exposições e indicamos algumas habilidades previstas pela BNCC que podem ser desenvolvidas durante a visita.
SERVIÇO
Data: de terça a sexta-feira Horário: das 09h30 e às 14h30
Duração: 90 min
Público: Livre
Local: CAIXA Cultural Curitiba
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Inscreva-se aqui!
AS CIENTISTAS SUPERPODEROSAS – Por Muralzinho de Ideias

Livro digital é lançado pela UFPR.
Ter contato com boas histórias de cientistas mulheres é um aprendizado capaz de mudar as percepções das crianças brasileiras não só sobre ciência, mas sobre gênero. Se as cientistas em questão forem da mesma nacionalidade, então… Viram referência de vida.
É essa a ideia por trás do livro digital As Cientistas Superpoderosas, criado por meio de uma parceria entre os projetos de extensão Ciência & Criança e Meninas e Mulheres nas Ciências, ambos de educação científica para crianças e desenvolvidos na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A obra já está disponível para download gratuito (baixe aqui). A publicação conta a história de três cientistas que marcam ou marcaram suas áreas de pesquisa nas ciências exatas no Brasil.
“Trazemos um pouco da biografia dessas cientistas enfatizando a infância de cada uma e contando os desafios que enfrentaram. É na infância que muitas pessoas passam a ver profissões como ‘masculinas’, principalmente na área de Exatas. Também é comum escutarmos que cientistas são gênios e isso acaba afastando os mais jovens”, explica a professora Tatiana Simões, do Departamento de Química da UFPR, coordenadora do Ciência & Criança e uma das organizadoras do livro.
LABORATÓRIO DE ESCRITA IDEIAS LITERÁRIAS - Por SESC da Esquina

O Laboratório de Escrita é um momento e um espaço de encontro entre pessoas que desejam iniciar ou dar continuidade a projetos de escrita por meio da troca de ideias e da discussão coletiva. São bem-vindos projetos de escrita literária (poesia, conto, crônica, argumento de romance) ou acadêmica (artigo científico, ensaio). A interação entre as pessoas participantes será mediada pela orientadora de atividades, que também promoverá exercícios de criatividade e de comunicação textual. Dependendo do interesse e do perfil do grupo, podem ser ofertadas sessões focadas em gêneros textuais específicos.
Não fique fora dessa!
Inscrições na Biblioteca pelo telefone: (41) 3259-1374
Data e horário: 5ªs 18h30 as 20h
Local: SESC da Esquina
Rua: Visconde do Rio Branco, 969.
EMPRÉSTIMO NO ESCURO - Por Sesc Paço da Liberdade

Todos os dias | 10h às 18h
Já imaginou emprestar um livro sem saber nada sobre ele?
Essa é a proposta do empréstimo no escuro, cujo objetivo é diversificar a leitura, fazendo com que o leitor se a aproxime de novos gêneros literários e autores.
Para participar basta vir até a biblioteca do Sesc Paço da Liberdade, fazer seu cadastro e emprestar um livro repleto de surpresas.
Local Sesc Paço da Liberdade
Praça Generoso Marques, 189 - Centro.
CLUBE DA LEITURA - Por Sesc Paço da Liberdade

Um encontro para discutir livros? Um grupo que se reúne para discutir literatura e seus temas transversais? Essa é a proposta do Clube de Leitura!
Um espaço de interação com o livro e com a leitura de maneira lúdica e estimulante, proporcionando ao público novas experiências.
Se você gosta de analisar, conversar e debater títulos literários, essa atividade é para você! Participação gratuita.
Data: Sábados | 14h30 às 15h30
Local Sesc Paço da Liberdade
Praça Generoso Marques, 189 - Centro.
ATELIÊ DE INICIAÇÃO NAS LINGUAGENS DE ARTES VISUAIS

Este ateliê é voltado para o público que tem interesse em iniciar o aprendizado em uma linguagem básica das artes visuais como: desenho, pintura ou escultura. A partir do interesse pessoal de cada participante, serão propostos exercícios, materiais, suportes e referências para o desenvolvimento de trabalhos. A interlocução com orientador de atividades terá como fundamento a experimentação voltada para desenvolvimento de uma poética pessoal dos participantes.
Data e hora: 5ªs feiras das 18h às 21h
Local Sesc Paço da Liberdade
Praça Generoso Marques, 189 - Centro.
EXPOSIÇÃO BENS TOMBADOS DE CURITIBA - Fonte: Muralzinho de Ideias

A Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná, em uma ação conjunta com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove a exposição Bens Tombados de Curitiba: maquetes e fotografias.
Com a finalidade de divulgar o patrimônio cultural protegido pelo Estado do Paraná, a mostra traz fotografias do acervo da CPC, captadas pelo fotógrafo Carlos Roberto Zanello de Aguiar, o Macaxeira (in memoriam), e maquetes executadas por acadêmicos da disciplina de Arquitetura no Brasil, sob orientação do professor Key Imaguire Junior.
Ao todo, são apresentados alguns dos 69 Bens Tombados de Curitiba com ênfase ao conhecimento do patrimônio tombado e aos aspectos arquitetônicos e paisagísticos da capital paranaense.
A mostra está em cartaz na Casa Gomm e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, com entrada gratuita.
HISTÓRIA DA ÁSIA - Por Centro Ásia

Essa semana tivemos a palestra: História da Ásia através de Personagens, conduzida pelo professor Emiliano Unzer.
Como nem todos puderam acompanhar a palestra, disponibilizamos a gravação no youtube.
Além disso, os slides da aula estão disponíveis nesse link: https://drive.google.com/file/d/1IpROK50HiftdVVay1g0_FWxzmDNp5q1Z/view?usp=sharing
RETRATO DA LUTA DOS POVOS INDÍGENAS

RETRATOS DA LUTA DOS POVOS INDÍGENAS As produções audiovisuais que abordam o dia a dia, as tradições e as reivindicações dos diferentes povos originários são obras essenciais para nos aproximarmos da realidade dessas comunidades. Para marcar o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, separamos cinco filmes que retratam, de forma autêntica, a vida dos indígenas do nosso país.
Além dessas indicações, em www.itauculturalplay.com.br você encontra várias produções brasileiras na mostra “Filmoteca indígena”.
Cadastre-se e veja gratuitamente agora mesmo!
CINEMA E LITERATURA

O cinema é uma das linguagens que dialogam com a literatura. No Cine Literatura vamos entender as relações entre as obras e perceber as diferentes visões que essas duas linguagens nos proporcionam. Nos encontros vamos unir as linguagens do cinema e da literatura, propiciando leitura e debates de obras que foram adaptadas para o cinema.
Vamos bater aquele papo?
Local: SESC da Esquina
Data e horário: Terças 15h às 16h
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 969
ZOO DE CURITIBA E MUSEU CAPÃO DA IMBUIA TÊM PROGRAMAÇÃO PARA OS CURITIBINHAS

Fotos: Hully Paiva/SMCS
Tem muita diversão e educação ambiental para os curitibinhas que forem aproveitar as férias de verão no Museu de História Natural Capão da Imbuia e no Zoo de Curitiba. Os espaços, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba, têm programação especial para toda a família.
No Museu, a novidade fica por conta da nova exposição em parceria com o Projeto Meros do Brasil, que conta com um ambiente marinho com realidade virtual para alertar para a preservação do peixe mero, em risco de extinção.
Há, ainda, uma plotagem com informações, totens interativos como a roda do ciclo de vida do peixe, o jogo da memória “Meromória” e uma intervenção artística inédita: uma réplica de um mero de metal em tamanho real, confeccionada pelo artista plástico Marcelo Pszybylski.
A exposição e os demais atrativos do Museu - como os ecossistemas e seus animais nativos taxidermizados (empalhados) - podem ser conferidos gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 9h às 16h45. Na área externa, o Caminho das Araucárias, com uma passarela de metal no Bosque Capão da Imbuia, é mais uma opção de passeio em meio à natureza.
Conhecer para preservar
No Zoo, os curitibinhas podem acompanhar o comportamento dos animais que ficam abrigados por lá - boa parte deles vinda de apreensões irregulares ou atropelamentos que os impediram de voltar para a natureza - e saber mais sobre os cuidados que eles recebem, assim como sobre os programas que o espaço mantém para reprodução de espécies nativas ameaçadas.
No Centro de Educação Ambiental haverá atividades especiais sobre os muriquis-do-sul, também conhecidos como mono carvoeiros, apadrinhados pelo Zoo de Curitiba.
Todos os dias, as crianças participam do “Enigmas do Muriqui”, com dois caminhos com enigmas a serem resolvidos pelos visitantes a respeito da espécie, com a ajuda de cartilhas. Ao final, o curitibinha recebe uma carteirinha de membro do Clubinho da Conservação
Às quartas e sextas (das 14h às 15h30min) e sábados (10h às 12h) os curitibinhas vão poder participar de oficinas de desenhos e pinturas do muriqui com tinturas naturais (argila e pó de café). Os desenhos poderão ser levados pelo visitante ou ficar em exposição no Espaço Brincante da Capivara, junto ao Centro de Educação Ambiental.
Recentemente, a instituição foi reconhecida pela Associação Brasileira de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e pela Wild Welfare, instituição internacional que atesta o bem-estar de animais mantidos em cativeiro.
SERVIÇO
Museu de História Natural Capão da Imbuia
Funcionamento: terça a domingo
Horário: das 9h às 16h45
Endereço: Rua Benedito Conceição, 407
Agendamentos de visitas guiadas para escolas: (41) 3313-5481
Zoológico de Curitiba
Funcionamento: terça a domingo
Horário: das 10h às 16h
Endereço: Rua João Micheletto, 1.500
FILMES E SÉRIES SOBRE AUTISMO

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta uma em cada 160 crianças no mundo. Porém, ainda há uma multidão que vive sem ser reconhecida pela sociedade, ou por falta de representatividade, ou porque, quando ela existe, é carregada de preconceitos e estereótipos. Nesse sentido, os filmes sobre autismo são uma vitrine da diversidade que existe no espectro.
Confira a lista de filmes aqui