Agenda Gratuita

ESPETÁCULOS, MUSEUS E PARQUES

Estão suspensos a partir desta terça-feira (17/3) até 12 de abril todos os espetáculos e atividades culturais programados para os espaços da Fundação Cultural de Curitiba. Também estão fechados o Museu de História Natural Capão da Imbuia e o Zoológico.

Espetáculos e atividades nos espaços da Fundação Cultural são suspensos.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA O ANIVERSÁRIO DE CURITIBA

Confira a programação, aqui

 

LEITURA DE PORTFÓLIO PARA ARTISTAS INICIANTES

Ministrante: Marina Ramos  

Descrição: Oficina voltada para artistas iniciantes que buscam aperfeiçoar o próprio portfólio recebendo acompanhamento crítico sobre seus trabalhos.

O workshop será composto por devolutivas sobre a pesquisa de cada artista em formato de diálogo coletivo.

Observação: Necessário enviar portfólio para o email grupoartepaco2019@gmail.com até dia 12/03  

Carga horária: 2h30

Marina Ramos é artista visual e curadora desde 2017. É formada em bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná.

Realizou diversas exposições individuais e coletivas na cidade de Curitiba, dentre a mais recente: "Três pedras n'água para um círculo perfeito" (2020), no SESC Paço da Liberdade.

 * inscrições no Sac do Sesc Paço da Liberdade

** para inscrição nas oficinas é necessário ter a carteirinha do SESC.

A carteirinha pode ser feita na hora, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência.

SERVIÇO

Data: 13/03/2020

Horário: 15h às 17h30

Local: Atelier Pedagógico - Sesc Paço da Liberdade

Endereço:

Gratuito

 

NOVA EDIÇÃO DE UM DOS LIVROS MAIS RENOMADOS DE JAIME LERNER TERÁ LANÇAMENTO NA LIVRARIA DA VILA

Por Curitiba de Graça

Foto: Divulgação

Uma dos mais renomados livros do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, o “Acupuntura Urbana”, de 2003, acaba de ganhar uma nova e luxuosa edição ampliada pela Travessa dos Editores, pequena editora curitibana. Para marcar o lançamento  e contar as histórias inspiradoras da obra, ele estará no dia 17 de março, na Livraria da Vila, localizada no Pátio Batel. O evento é gratuito e acontece das 19h às 21h.

Além de incluir fotos e ilustrações, a nova edição tem prefácio de Jan Gehl, premiado urbanista dinamarquês cujo trabalho “conversa” com o de Lerner, pois ambos acreditam em uma “cidade para pessoas”, em que o planejamento urbano privilegie pedestres e ciclistas.

Considerado um dos 25 pensadores mais influentes do mundo em 2010, pela Time Magazine, Jaime Lerner é conhecido por suas soluções criativas e revolucionárias no urbanismo, que espalhou não só por Curitiba – onde foi prefeito por três vezes – como por várias cidades brasileiras e outras tantas pelo mundo, entre elas Caracas, Shangai, Seoul e Havana. Sua experiência nacional e internacional permitiu-lhe colecionar vivências, histórias e projetos que se apresentam como inspiração para melhorar as cidades.

Em “Acupuntura Urbana”, ele mostra como os movimentos para curar as feridas da cidade têm rostos variados. Pode ser a decisão de reviver um rio soterrado por uma via expressa, e revitalizar suas margens com áreas de pedestres e jardins, como aconteceu em Seoul (Coreia do Sul). Pode ser modificar o traçado das ruas ou o mobiliário urbano, ou adotar soluções práticas e criativas para problemas ordinários de lixo e trânsito, como em Curitiba.

De acordo com Lerner, isso tudo não depende de obras grandiosas e caras. Na maior parte das vezes, a diferença maior para a qualidade de vida de um lugar é a mudança de hábito de seus habitantes, é retomar a identidade cultural, é dar valor às pessoas que mobilizam o bairro. “A cidade não é o problema, a cidade é a solução”, define.

Ele defende ainda que uma cidade precisa ser uma estrutura integrada de vida, trabalho e mobilidade. Seu tecido deve ser permeável, flexível, leve e dinâmico, priorizando o bem viver no espaço urbano. Para alcançar isso, quem pensa a cidade deve ter visão de futuro e um agir coerente, aliando sensibilidade, dimensão humana e inovação, e sempre respeitando a vocação de cada lugar.

SERVIÇO
Data: 17 de março
Horário: 19h às 21h
Local: Livraria da Vila no Shopping Pátio Batel

Endereço: Avenida Batel, 1868
Entrada gratuita

 

CAMINHADA INTERNACIONAL NO CAMINHO DO VINHO

Foto: Hermann Traub

A próxima edição da Caminhada Internacional na Natureza será no município de São José dos Pinhais. O percurso é de 13,5 km totais, com nível intermediário de esforço. A caminhada será noturna, com credenciamento das 18h às 20h, com saída às 19h e encerramento das atividades com previsão às 23h. A concentração para a Caminhada acontecerá na Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada na Rua Júlio Cesar Setenareski, S/N.

É recomendável que os caminhantes levem suas garrafas de água, lanterna e repelente para o uso durante o percurso. Não é cobrado taxa para fazer inscrição, mas o participante precisa entregar no dia do evento durante o credenciamento, 1l de leite ou 1 kg de alimento não perecível, que será destinado às instituições sociais da cidade. As inscrições podem ser realizadas neste link  ou na hora do evento. Haverá praça de alimentação completa no salão da igreja.

SERVIÇO

Data: 21/03
Horário: 19h (credenciamento a partir das 18h)
Local da saída: Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Endereço: Rua Júlio Cesar Setenareski, S/N – São José dos Pinhais
Preço: gratuito (doação de 1 litro de leite ou 1 quilo de alimento não perecível)

 

DEIXA ARDER TEM DUAS APRESENTAÇÕES GRATUITAS NA CASA HOFFMANN

Foto: Juliana Hilal

Um espetáculo no qual a bailarina Tamires Costa faz pensar num padrão dos stand-up, show off, da veia music-hall. Dirigido por Marcela Levi e Lúcia Russo, da Improvável Produções, o solo articula em cena um corpo instigado por outros corpos invisíveis. Na trilha sonora, um remix de Thelonious Monk, Dizzy Gillespie, Nina Simone, Michael Jackson, Valeska Gert, Josephine Baker, Woody Woodpecker, Macunaíma, Grande Otelo, Jorge Ben Jor e Mc Carol. Deixa Arder é um dos espetáculos do Festival de Curitiba, dentro da Mostra 2020.

Aos 23 anos, Tamires Costa atua como bailarina e performer na Improvável Produções desde 2015, onde trabalhou em peças como Mordedores e Harm-ony. A Improvável Produções é um projeto de autoria compartilhada pela dupla de coreógrafas Levi e Russo. “Seguimos em uma direção artística que aponta para um regime de sentido aberto e múltiplo, uma direção polifônica em que diferentes posições inventivas se entrecruzam em um processo que acolhe linhas desviantes, dissenso e diferenças internas como força crítica construtiva e não como polaridades autoexcludentes”, contam.

Ficha técnica:
Direção Artística: Marcela Levi & Lucía Russo.
Performance: Tamires Costa.
Cocriação: Tamires Costa e Ícaro Gaya.
Estagiárias: Taís Almeida e Anne Naukkarinen.
Desenho de Luz: Catalina Fernández e Tábatta Martins.
Desenho de Som: Toda a equipe.
Figurino: Levi & Russo.
Direção Técnica: Daniel Uryon.
Registro Fotográfico: Paula Kossatz e Marcela Levi.
Registro de Vídeo: Renato Mangolin e Luiz Guilherme Guerreiro.
Programação Visual: Paula Delecave.
Apoio: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Cultura, Projeto Entre/Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Espaço Cultural Sítio Canto da Sabiá, Consulado da Argentina, Bisturi Material Hospitalar e FoBras. Difusão Internacional: Something Great (Berlin – DE).
Produção e Realização Artística: Improvável Produções.

Classificação: 12 anos

Duração: 40’

SERVIÇO

Data: 01 e 02 de abril às 19h

Local: Casa Hoffmann

Endereço: R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco)

Valores: GRATUITO

*Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do espetáculo e será permitido apenas um ingresso por pessoa.

 

EVENTOS GRATUITOS COMEMORAM O ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Programação com mais de 30 atrações ocorre durante todo o mês de março, em Curitiba.

Por G1 PR — Curitiba

Biblioteca Pública do Paraná completa 163 anos em março — Foto: Aen/Divulgação

Eventos comemoram o aniversário da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em Curitiba, durante todo o mês de março. São mais de 30 atrações gratuitas, de acordo com o governo estadual.

A biblioteca completa 163 anos e, nesta sexta-feira (6), haverá confraternização. A BPP fica na Rua Cândido Lopes, nº 133, no Centro.

Oficinas, exposições, lançamentos de livros, apresentações de teatro e música, sessões de cinema e contação de histórias estão na programação de março.

Confira a programação

Lançamentos de livros:

Levadas Brasileiras, de Glauco Solter
Dia 20 (sexta-feira), às 17h, no hall térreo

Exposição Curitiba Cultural

Com trabalhos do grupo Urban Sketchers Curitiba
De 6 a 28, no hall térreo

Infantil

Hora do Conto — Especial Mês da Mulher
De segunda a sexta, às 11h e 15h (aos sábados, somente às 11h)

De 11 a 17 — Estela, Estrela-do-mar, de Marie-Louise Gay

De 18 a 24 — Donana e Titonho, de Ninfa Parreiras
De 25 a 31 — Cadê a Peruca do Mozart?, de Sylvia Orthof

Oficinas de trabalhos manuais

De segunda a sexta, às 11h15 e 15h15 (aos sábados, somente às 11h15)

De 11 a 17 — Oficina Marie-Louise Gay

De 18 a 24 — Oficina Ninfa Parreiras

De 25 a 31 — Oficina Sylvia Orthof

Cine Pipoca & Picolé

Jonas e o Circo Sem Lona
Dias 18, às 14h30, no auditório
*A Hora do Conto das 15h não acontece nestes dias

Cineclube — Especial Mês da Mulher

Dia 19 — Nise: O Coração da Loucura
Sessões às 18h, no auditório, com distribuição de pipoca.

 

FRAME A FRAME CINECLUBE DE ANIMAÇÃO

Dia 26 – O CASTELO ANIMADO
(Japão, 2004, comédia/drama, 119')
Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha sem descanso na chapelaria que era de seu falecido pai. Numa de suas raras idas à cidade, ela conhece Hauru, o Mágico. Hauru é extremamente sedutor, mas de caráter duvidoso. Confundindo a relação entre eles, uma feiticeira lança um terrível encanto sobre Sophie, transformando-a numa velha de 90 anos. Aflita com sua situação, Sophie foge e se torna errante em terras desertas. Acaba por se deparar com O Castelo Animado de Hauru e, escondendo sua verdadeira identidade, consegue ser contratada para fazer serviços domésticos. A "velha senhora", misteriosa e dinâmica, logo dará nova vida à antiga habitação, na qual vivem apenas um jovem aprendiz, Marko e a pessoa responsável pelo Castelo, Calcifer, o demônio do fogo. Cheia de energia, Sophie faz milagres. Que fabuloso destino a espera? E se sua história com Hauru estiver apenas começando?"
Direção: Hayao Miyazaki
CCC livre

SERVIÇO

Data(s): 12/03/2020 e 26/03/2020

Horário(s): 19h

Local: Cine Guarani – Portão Cultural

Endereço: Av. República Argentina, 3430 - Portão

 

CINECLUBE DO ATALANTE

Dia 28 – TRÁGICA OBSESSÃO
(Obsession, EUA, 1976, suspense, 98')

 


Na tentativa de resgate de um sequestro, mulher e filha de um executivo de New Orleans são mortas. Anos depois, durante uma visita à Itália, ele se apaixona por uma outra mulher, cuja aparência física o faz lembrar da sua esposa falecida.
Direção: Brian De Palma
Elenco: Cliff Robertson, Geneviève Bujold, John Lithgow
Classificação 14 anos

SERVIÇO

Data(s): 14/03/2020 e 28/03/2020

Horário(s): 16h

Local: Cinemateca de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco

Ingresso: gratuito

 

SESI CULTURA | TEATRO SESI SÃO JOSÉ
Programação cultural do mês de Março de 2020

CINEMA:

SANEAMENTO BÁSICO, O FILME (2007, 112 MIN) – 12 ANOS

Uma pequena comunidade do interior do Rio Grande do Sul precisa de verba para tapar uma fossa. A prefeitura, porém, só tem dinheiro para fazer um filme.

Data: 18 de março
Hora: 19h
Duração: 112 min
Classificação: 14 anos
Valor: gratuito

Local: Teatro Sesi de São José dos Pinhais

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro

Observação: espaço sujeito a lotação

 REAL BELEZA  (2015, 97 MIN) – 14 ANOS

Um fotógrafo procura uma nova modelo para relançar sua carreira. Quando encontra uma jovem, acaba por se apaixonar por sua mãe.

Data: 27 de março
Hora: 19h
Duração: 112 min
Classificação: 14 anos
Valor: gratuito

Local: Teatro Sesi de São José dos Pinhais

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro

Observação: espaço sujeito a lotação

MALALA (2015)

O documentário coloca um olhar sobre os eventos que aconteceram com Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa atacada pelo Talibã por falar sobre a educação das mulheres e suas consequências, incluindo seu discurso na ONU.

Data: 26 de março
Hora: 19h
Duração: 87 min
Classificação: 12 anos
Valor: gratuito

Local: Teatro Sesi de São José dos Pinhais.

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro.

Observação: espaço sujeito a lotação

ICARUS (2017)

Quando o ciclista amador Bryan Fogel começa a descobrir a verdade sobre o doping nos esportes, ele decide entrar de cabeça num experimento ousado para comprovar a incompetência do método de controle dos atletas. Sua investida, no entanto, transforma-se em algo muito maior quando o médico russo que o orienta no processo se vê no centro de um enorme escândalo que compromete os resultados das últimas Olimpíadas de verão e inverno e envolve até a temida agência russa de segurança.

Data: 27 de março
Hora: 19h
Duração: 121 min
Classificação: 12 anos
Valor: gratuito

Local: Teatro Sesi de São José dos Pinhais

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro

Observação: espaço sujeito a lotação

 

FIM DOS TEMPOS

SINOPSE

Depois de muito tempo apresentando o espetáculo Chapeuzinho Vermelho, uma trupe de artistas vive muitas confusões quando se vê obrigada a realizar uma sessão extra não planejada.

SERVIÇO

Dias e horários

20/03 (sexta-feira) as 09h30

Local: Circo da Cidade Zé Preguiça

Endereço: Rua Dr. Benedicto Siqueira Branco, s/nº - Alto Boqueirão

Duração do espetáculo: 50 minutos

Classificação: 12 anos

ENTRADA GRATUITA

 

A PEQUENA LOJA MÍSTICA DA MADAME SINISTRO

SINOPSE

Valkiria sempre sonhou em ter uma loja mística, mas seu sonho está ameaçado por uma dupla trambiqueira que quer transformar toda a região num grande estacionamento.

SERVIÇO

Dias e horários:

20/03 (sexta-feira) as 14h30

Local: Circo da Cidade Zé Preguiça

Endereço: Rua Dr. Benedicto Siqueira Branco, s/nº - Alto Boqueirão

Duração do espetáculo: 50 minutos

Classificação: 10 anos

ENTRADA GRATUITA

 

OFICINA DE TÉCNICAS CIRCENSES

A oficina de Técnicas Circenses pretende levar aos participantes uma iniciação à linguagem circense, embasada nas técnicas de circo e da ginástica artística, porém sem perder a ludicidade e o caráter artístico. Com os professores Luiz Borges e Sabrina Almeida.

SERVIÇO

Data(s): 11/03/2020 a 15/04/2020 - 4ª feira

Horário(s): 9h ~ 11h | 14h ~ 16h (QUA)

Local: Circo da Cidade Zé Priguiça

Endereço: Rua Benedicto Siqueira Branco, s/nº - Alto Boqueirão

Ingresso: gratuito

 

ESPETÁCULO "A MENINA DO MUNDO DA LUA"

O espetáculo da Cia Substrato Cênico fala de uma menina que olha para o mundo de um jeito único. Ao abrir uma pequena caixa, a menina retira elementos e dentro da caixa ela encontra a lua. Para chegar no mundo da lua, a menina vai precisar da ajuda do público para encontrar maneiras criativas de realizar seu sonho. Bonecos, criação de figurinos e cenário, de Alyne Rocha; cenotécnico, Cristiano Ferreira; texto de Alyne Rocha; direção de Élcio Di Trento.

SERVIÇO

Data(s): 29/03/2020, 19/04/2020 e 03/05/2020

Horário(s): 11h (DOM)

Local: Teatro do Piá

Endereço: Praça Garibaldi, 7, Palacete Wolf - São Francisco

Ingresso: gratuito

 

ESPETÁCULO "ERA UM, ERAM DOIS, ERAM TRÊS"

O que podemos encontrar no sótão de um contador de história? Livros, baús, ratos. Ratos? Sim, três ratinhos simpáticos. A Cia. Di Trento conta três histórias nas quais cada ratinho assume o papel de protagonista. Histórias que falam sobre amizade, coragem, determinação e poesia. O espetáculo tem texto e direção de Élcio Di Trento; figurino de Alyne Rocha; bonecos e adereços de Édson Naindorf; e fotografia de Alejandro Dominguez.

SERVIÇO

Data(s): 22/03/2020, 05/04/2020 e 10/05/2020

Horário(s): 11h (DOM)

Espaço Cultural: Teatro do Piá

Endereço: Praça Garibaldi, 7, Palacete Wolf - São Francisco

Ingresso: gratuito

 

ESPETÁCULO TEATRAL "TEREZINHA - HISTÓRIA DE AMOR E PERIGO"

A Cia. Filhos da Lua leva ao palco do Teatro do Piá o espetáculo de bonecos “Terezinha – História de Amor e Perigo”. Escrito e dirigido por Renato Perré e com assistência técnica de Jorge Vigário, a companhia de teatro conta a história de Terezinha – uma colher de pau, seu pai – um saca-rolha, a mãe – uma panela de pipoca e o seu primo, Jony Bony – uma caixa de fósforos. Toda trama da história é baseada na cantiga de roda Terezinha de Jesus.

 SERVIÇO

Data(s): 12/04/2020 e 26/04/2020

Horário(s): 11h (DOM)

Local: Teatro do Piá

Endereço: Praça Garibaldi, 7, Palacete Wolf - São Francisco

Ingresso: gratuito

 

OFICINA DE ARTE "COMO VER 100 SOMBRA DE DÚVIDAS - ARTE COM RETTAMOZO"

Oficina de arte voltada ao público infantil preparada pelo artista visual Luiz Rettamozo através do edital “Difusão, Formação e Reflexão em Artes Visuais”.

 SERVIÇO

Data(s): 19/03/2020 e 26/03/2020

Horário(s): 13h30 ~ 17h

Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural

Endereço: Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão

Público Dirigido: infantil

Ingresso: gratuito

 

EXPOSIÇÃO "CORROSÃO"

Os alunos do ateliê de “Gravura em Metal”, do Museu da Gravura, expõem seus trabalhos na exposição “Corrosão”. Sob a curadoria da orientadora Andréia Las, os artistas Bruna Santana, Lilian Reif, Magu, Valdirene Grzyb e Vini Maia demonstram os conhecimentos na técnica da calcogravura adquiridos nas aulas.

SERVIÇO

Data(s): 12/03/2020 a 17/05/2020 - 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Horário(s): 9h ~ 18h (TER ~ SEX) | 12h ~ 18h (SÁB | DOM | FER)

Local: Solar do Barão - Museu da Gravura Cidade de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro

Ingresso: gratuito

 

FEIRA DAS NAÇÕES É OPORTUNIDADE PARA CONHECER O MUNDO SEM SAIR DE CURITIBA

POR VANESSA MALUCELLI ANDERSEN

Na quinta edição, evento tem 24 países representados; dinheiro arrecadado com a venda de pratos típicos será revertido à Fundação Rotária

Pad Thai, Burrito, Tulumba. Alguns já conhecidos do público brasileiro – outros nem tanto – são alguns dos pratos típicos que poderão ser apreciados na 5ª Feira das Nações promovida pelo Rotary Club, nos dias 28 e 29 de março, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, mais precisamente no estacionamento do Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O evento, que tem entrada gratuita, espera reunir um grande número de pessoas. Além da boa comida a preço justo, os organizadores trazem um pedacinho de cada canto do mundo nas diversas intervenções culturais e artísticas promovidas ao longo dos dois dias.

Ao todo, 24 países serão apresentados aos participantes, entre eles Taiwan, Japão, Finlândia, França, Alemanha, Colômbia, México, Polônia, Filipinas, Indonésia e Rússia. “Essa é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre cada país e cultura e ainda fazer uma boa ação”, destaca Lucio Ramos, coordenador do evento. Isso porque os valores arrecadados com a venda de pratos típicos das nações serão revertidos para projetos humanitários da Fundação Rotária, como o programa de combate a paralisia infantil “End Pólio Now”.

O evento também é uma forma de aproximar os mais de 50 intercambistas recebidos pelo Rotary, somente em Curitiba e região, da comunidade local. “No evento apresentaremos a cultura das nações que possuem intercambistas aqui com a gente. Essa também é uma oportunidade para que a comunidade conheça o trabalho que o Rotary desenvolve em todo o mundo”, conta o rotariano.

O Rotary

O Rotary é uma das mais importantes organizações não governamentais do mundo. Fundado em 1905, com mais de 1,2 milhão de associados e presente em 213 países se regiões, o Rotary conecta profissionais das mais variadas áreas para realizar projetos transformadores nas comunidades onde está inserido e em todo mundo.

SERVIÇO

5ª Feira das Nações

Data: 28 e 29 de março de 2020

Horário: 9h às 17h

Local: Praça Nossa Senhora de Salete. Centro Cívico – Curitiba/PR

Estacionamento do Palácio Iguaçu

Entrada gratuita

Mais informações: www.distrito4730.org.br

 

ESPAÇO CULTURAL BRDE DEDICA PROGRAMAÇÃO DE MARÇO ÀS MULHERES

Por Agência de Notícias do Paraná

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, dedica sua programação de exposições de março às mulheres na arte. Ao longo do mês serão inauguradas duas individuais, das artistas Cristina Agostinho e Carmen Fortes. Ambas as exposições são inéditas e contam com textos de mulheres que atuam no campo da curadoria e da crítica de arte.

A primeira mostra agendada é ASAS, de Cristina Agostinho e com texto da curadora, pesquisadora e crítica de arte Ana Rocha. ASAS apresenta pinturas, objetos e trabalhos bordados em seda.

A exposição Mecanismo, primeira individual da artista Carmen Fortes, será inaugurada na quarta-feira (12), na Sala da Torre. Mecanismo apresenta pinturas em acrílica numa exposição com texto crítico da pesquisadora e professora Astrid Façanha.

Sobre Cristina Agostinho - Natural de Portugal, Cristina Agostinho vive e trabalha em Maringá. Formada em Artes Visuais na Belas Artes de Lisboa e pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, iniciou sua carreira artística na década de 1990 em São Paulo. Realizou exposições individuais e coletivas, entre as quais “Os treze” (Palácio dos Coruchéus - Lisboa,1989), “Cristina Agostinho e Sandra Cinto” (Casa Triângulo – São Paulo, 1993), “Imãs” (Casa Andrade Muricy – Curitiba, 2008) e “Estamos aqui” (MAC-PR, Curitiba, 2019). Seu trabalho “Bandeirola 4” integra o acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

Sobre Carmen Fortes - O interesse de Carmen Fortes pelo universo da arte remonta a sua infância quando reproduzia as obras de grandes mestres da pintura a partir dos livros de arte colecionados por seu pai. Em sua poética há referências aos vitrais medievais, à perspectiva renascentista, às vanguardas européias – em especial o Fauvismo e o Cubismo, ao Nouveau Realism francês e a Pop Art. Porém, é na pintura de gênero holandesa, com suas naturezas mortas e cenas extraídas da banalidade doméstica, que Carmen percebeu a possibilidade de uma reinvenção contemporânea desse gênero.

SERVIÇO
Exposição ASAS – Cristina Agostinho
Com texto de Ana Rocha
Período expositivo: 05 a 31 de março de 2020
Local: Sala 1 e 2

Exposição MECANISMO – Carmen Fortes
Com texto de Astrid Façanha
Período expositivo: 13 de março a 30 de abril de 2020
Local: Sala da Torre

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória -Curitiba.
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 12h30 às 18h30
Entrada gratuita.

 

MEDITAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO

Descrição

A meditação é uma arte milenar para a harmonização e elevação da consciência, sendo inclusive reconhecida hoje por parte da comunidade médica mundial como eficaz para a prevenção e mesmo tratamento de muitos distúrbios. No caso da Meditação Rosacruz, trata-se de um método comprovado com resultados eficientes para a saúde, o bem estar e muitos benefícios nos corpos físico, mental e espiritual.

Assim, desde já você é nosso convidado para participar nessas meditações, tantas vezes quanto queira, sem qualquer compromisso, e comprovar todos os seus efeitos. Confira na relação a seguir se em sua cidade, ou próximo a ela, existe um Organismo Afiliado da AMORC. Informe-se sobre os horários das meditações abertas e seja bem-vindo a uma experiência luminosa.

SERVIÇO

Data: 21/03

Horário: 16h às 17h

Local: Loja Rosacruz Curitiba

Endereço: R. Nicarágua, 2453 - Bacacheri

 

DANIEL CASTELLANO USA TECNOLOGIA PARA DESVENDAR CURITIBA

Foto: Daniel Castellano

A exposição “Um Olhar, Uma Curitiba”, do fotógrafo Daniel Castellano, volta ao Ventura Shopping para homenagear a cidade. A mostra conta com 20 registros  realizados pelo profissional. A exposição apresenta a simetria de Curitiba. Com o auxílio de drones, Castellano fez produções de pontos turísticos de Curitiba vistos de ângulos diferentes.

SERVIÇO

Local: Ventura Shopping  - setor verde, em frente às lojas Americanas

Horário: horário de funcionamento do Ventura Shopping.

Endereço: R. Itacolomi, 292, Portão
Entrada: Gratuita

 

'MATERIALIZAR O IMAGINÁRIO'

A propriedade onde fica a casa e o ateliê do escultor Jonas Lima Corrêa Neto, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, é conhecida pelas peças realistas que transformam o local em um parque dos dinossauros.

São mais de 20 peças, entre dinossauros de tamanhos variados e fósseis feitos pelo artista plástico.

Os dinossauros são feitos de forma artesanal. Com base em fotos e ilustrações, Jonas esculpe os modelos em argila. As peças recebem camadas de fibra e de resina, além da tinta.

Interação com as obras

Na exposição em Quatro Barras, crianças e adultos podem interagir com as esculturas, pois são usados materiais que possam resistir ao toque dos visitantes. Alguns dinossauros são feitos para que pessoas de qualquer idade possam escalar e fazer uma foto.

O passeio pela coleção de dinossauros dura em torno de quarenta minutos e, em um trecho, os visitantes podem descobrir réplicas de fósseis parcialmente enterradas, simulando um trabalho de paleontologia.

Assista o vídeo demonstrativo, clicando aqui.

SERVIÇO

Horário de atendimento: todos os dias, das 9h às 20h;

Local: Rua Valentin Andreatta, 790, Borda do Campo, Quatro Barras;

Entrada gratuita (sugere-se levar alimentos não-perecíveis para doação).

 

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ TEM OFICINA GRATUITA DE LEITURA E ESCRITA

Aulas começam no dia 17 de março, em Curitiba; veja como se inscrever.

Por G1 PR — Curitiba

Foto: José Gomercindo/Divulgação/Aen

A Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, oferta aulas gratuitas em uma oficina de leitura e escrita. Há 15 vagas.

As inscrições estão abertas, e as aulas vão começar no dia.

Como se inscrever?

Os interessados em participar da oficina devem escrever um texto explicando o porquê querem fazer o curso. O texto deve ser enviado para esse e-mail: rginane@gmail.

A oficina vai ser ministrada pelo professor Rafael Ginane Bezerra. Ele é sociólogo e professor de didática na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As aulas serão dadas na sala de cursos da Biblioteca Pública, que fica na Rua Cândido Lopes, nº 133, no Centro de Curitiba.

SERVIÇO

Data: 17 de março até novembro.

Horário: das 17h30 às 19h30

Local: Biblioteca Pública do Paraná

Endereço: R. Cândido Lopes, 133 - Centro

 

LANÇAMENTO DO LIVRO O CONFLITO ENTRE MARROCOS E ARGÉLIA, UMA HERANÇA DA “GUERRA FRIA”

President of Personna Institute for Studies, Research and Interventions

PhD and MS in Clinical and Cultural Psychology

Specialist in Legal Psychology & Forensic Expe

SERVIÇO

Data: 15 a 17/04

Horário: 14h

Local: Farol do Saber Kalil Gibran.

Endereço: Av. João Gualberto, 141 - Centro Cívico

 

BIBLIOTECA PÚBLICA ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA GRATUITA DE LEITURA E ESCRITA

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) está com inscrições abertas para o curso De Próprio Punho — Oficina de Leitura e Escrita, ministrado pelo professor Rafael Ginane Bezerra. As aulas acontecem todas as terças-feiras, das 17h30 às 19h30, a partir do dia 17 de março — e seguem até novembro. Para se inscrever gratuitamente, os interessados devem enviar um pequeno texto para o e-mail rginane@gmail, explicando por que estão procurando pela oficina. São 15 vagas disponíveis.

Segundo o professor, o curso é inspirado em uma experiência concebida pela escritoras argentinas María Teresa Andruetto e Lilia Lardone. “Sugere-se um modelo de oficina ancorado na lógica horizontal da mediação, no qual um coordenador compartilha a leitura de textos breves para, em seguida, através de atividades práticas, fundamentar exercícios de expressão e de exploração do imaginário. Assim, o funcionamento da oficina pressupõe uma concepção particular de aprendizagem que, por ser estruturante, delimita suas principais características”, diz.

Para Ginane, a omissão do adjetivo “literária” no nome da oficina explica a natureza de sua proposta. “Geralmente, nós, pessoas comuns, apesar do anseio por uma relação íntima com a leitura e a escrita, associamos essas práticas aos espaços da alta cultura. Alheios às formalidades desses espaços, terminamos por naturalizar a ideia de que ler e escrever são capacidades — ou dons — que caracterizam alguns poucos.”

Rafael Ginane Bezerra é sociólogo e professor de Didática na UFPR. Participou de oficinas de escrita em Córdoba, na Argentina, onde fez pós-doutorado em Didática da Leitura e da Escrita. É autor dos livros de contos A Dor de Uma Família e Rua Professor Cleto, 381.

SERVIÇO

Datas: Todas as terças-feiras

Horário: das 17h30 às 19h30, a partir do dia 17 de março

Local: Sala de Cursos da Biblioteca Pública do Paraná

Endereço: R. Cândido Lopes, 133, Centro

Entrada gratuita

Mais informações: (41) 3221-4974

 

O CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA SERÁ TEMA DE PALESTRAS E CONVERSAÇÕES NO INSTITUTO CERVANTES

Por Curitiba de Graça

Foto: Reprodução/Facebook

O Instituto Cervantes, instituição pública espanhola difusora do idioma, das línguas cooficiais e da cultura dos países hispanofalantes, promove diversos eventos gratuitos, abertos ao público, durante março, a maioria com sobre o Caminho de Santiago de Compostela, uma rota feita a pé por pessoas de todo o mundo, que vai desde Cadiz até Santiago de Compostela (1170 km), cortando a Espanha de Sul a Norte, incluindo Via Augusta, Caminho Senabrés, estendendo até Finisterre, totalizando 1300 km.

Confira a programação:

Clube de conversação em espanhol: Os diferentes caminhos para Santiago de Compostela
Voltado às pessoas que estudam espanhol ou  que queiram melhorar sua conversação
Data: todas as quartas-feiras.
Horário: 18h às 19h
Entrada gratuita

Palestra: Olhares Peregrinos – O caminho de Santiago, uma Cultura Universal
Os palestrantes abordarão o Caminho de Santiago a partir de duas perspectivas complementares: o Caminho desde um ponto de vista histórico e artístico, por um lado e, por outro, a atualidade da peregrinação (S. XX e XXI), o perfil do peregrino hoje e os desafios ao próximo Ano Santo de 2021.
As palestras serão ministradas pelo professor Juan Manuel Monterroso, professor titular de História da Arte da Faculdade de Geografia e História da Universidade de Santiago de Compostela e, desde 2016, coordenador acadêmico dos programas do Caminho de Santiago; e pela Pilar Taboada de Zúñiga Romero, diretora-docente e Gerente dos Cursos Internacionais.
Data: 25 e 26 de março
Horário: 19h
Entrada gratuita. Caso a pessoa queira um certificado, deverá pagar uma taxa de R$ 20

Mostra bibliográfica: Jogos em espanhol – diversão e aprendizagem
Os jogos de mesa vão além do entretenimento e também oferecem valores pedagógicos e educativos. A mostra tem  jogos adquiridos recentemente pelo Instituto Cervantes e que, futuramente, estarão disponíveis ao público.
Data: até 31 de março
Horário: de segunda a quinta-feira, das 9h às 19h, às sextas-feiras, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h30
Entrada gratuita

SERVIÇO
Data: até 31 de março (conforme a programação acima)
Local: Instituto Cervantes Curitiba

Endereço: Rua Ubaldino do Amaral, 927 – Alto da Glória
Entrada gratuita

 

AGENDA CULTURAL GRATUITA, SESC PARANÁ - MARÇO E ABRIL 

Confira a programação completa, AQUI.

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE MARÇO - SESC PAÇO DA LIBERDADE  

O limite de cada ação é de 20 pessoas 

SERVIÇO

BIBLIOLAB

Datas:

18/03 - Pacote de poesia: dinâmicas para brincar com palavras

Sinopse: Atividade de apresentação da história do pacote de poesia. Dinâmicas e formas de fomentar a leitura.

18/03 - Leituras dramáticas - Nelson Rodrigues

Sinopse: Leitura dramatizadas de textos de Nelson Rodrigues

Horário: Quartas das 09:30 ás 11:00

Local: Sesc Paço da Liberdade

Endereço: Praça Generoso Marques, 189  

CINEMA E LITERATURA

Datas:

18/03 - Cavaleiros do Zodíaco

Sinopse: Debate sobre o remake da netfilx e comparação com a versão clássica.

25/03 - Papeando sobre live action das animações; Dragon Ball, Fullmetal e Atack on Titan.      

Sinopse: Debater sobre a fidelidade dessas produções com as respectivas animações.

Horário: Quintas das 14:30 ás 16:30

Local: Sesc Paço da Liberdade

Endereço: Praça Generoso Marques, 189  

“X” IDEIAS

Datas:

20/03 - Princesa kaguya

Sinopse: Elaboração de narrativas com foco na princesa kaguya.

27/03 - O universo de Naruto: mitos e lendas do sharingan

Sinopse: Abordar os principais mitos e ledas da série de animação/mangá Naruto e a partir desses propor a criação de fanfics.

Horário: Sexta das 09:30 ás 11:00

Local: Sesc Paço da Liberdade

Endereço: Praça Generoso Marques, 189  

CLUBE DE LEITURA

Datas:

21/03 - Conto Pistoleiro? de Herberto Sales - Leitura e debate

28/03 - Debate sobre o livro O cortiço de Aluisio de Azevedo - Leitura e debate

Horário: Sábados das 14:30 ás 16:30

Local: Sesc Paço da Liberdade

Endereço: Praça Generoso Marques, 189  

Mais informações: Raimundo Luiz dos Santos - Orientador de Atividades - Biblioteca

Tel: (41) 3234-4207  | email: raimundo.santos@sescpr.com.br | www.sescpr.com.br

 

CENTRO JUVENIL DE ARTES ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS VOLTADOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 8 A 17 ANOS

Fotografia é um dos cursos do Centro Juvenil de Artes. Foto: Maringas Maciel

O Centro Juvenil de Artes (CJA), instituição dedicada à formação artística de crianças e jovens no Paraná, está com inscrições abertas para o 1º semestre de 2020. São oito opções de cursos: Artes Visuais, Desenho, Fotografia, Modelagem, Mosaico, Pintura, Teatro e Videoarte, destinados a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos.

As modalidades são distribuídas durante o dia com aulas pela manhã (8h30 às 11h30) e à tarde (14h às 17h), que iniciam no dia 2 de março e vão até 26 de junho de 2020. Confira a grade com os dias e horários das aulas aqui.

O Centro Juvenil de Artes Plásticas foi aberto em 1953 após esforços do pintor Guido Viaro, que sempre se dedicou para a arte-educação, antes mesmo da criação do CJA. Viaro acreditava que o acesso à arte deveria ser um direito de toda a comunidade. Mais informações no site www.cjap.seec.pr.gov.br.

Inscrições

Para realizar a inscrição, o responsável pela criança ou adolescente precisa ir pessoalmente à secretaria do CJA (Rua Mateus Leme, 56), levando fotocópia de certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno e uma foto 3×4. Os cursos são gratuitos, mas quem quiser pode fazer uma única contribuição voluntária para ajudar na compra de materiais durante o semestre.

SERVIÇO
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h
Endereço: Rua Mateus Leme, 56, São Francisco
Informações: (41) 3223-3805 | 3323-5643

 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TRILHA DO SAGRADO

Visita guiada a monumentos religiosos do Centro Histórico.

Igreja do Rosário, no Largo da Ordem, faz parte da visita guiada a monumentos religiosos no Centro Histórico.

Foto: Pedro Ribas

Quem deseja saber mais sobre a arquitetura religiosa curitibana, pode participar gratuitamente das visitas guiadas “Na Trilha do Sagrado: Redescobrindo o Centro Histórico de Curitiba”. A primeira edição deste ano será no próximo sábado, 29/02. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ensinoreligioso@edu.curitiba.pr.gov.br. É necessário informar nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

A caminhada tem 1,2 km, com duração de duas horas. As vagas são limitadas e o ponto de encontro é em frente à Catedral de Curitiba, na Praça Tiradentes.

Segundo a gerente de Currículo da Secretaria Municipal da Educação, Luciana Zaidan, o percurso Na Trilha do Sagrado permite o aprendizado sobre espaços urbanos, com ênfase na diversidade religiosa da cidade. “O projeto promove a visita a lugares sagrados concentrados no centro histórico para profissionais, estudantes e comunidade”, explica.

O percurso começa na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, às 9h e, segue pelos irôkos (árvores sagradas do Candomblé), pelas igrejas da Ordem, Presbiteriana Independente e do Rosário, Arquidiocese de Curitiba e Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib.

Calendário de 2020 das visitas guiadas “Na Trilha do Sagrado”

28 de março
25 de abril
30 de maio
27 de junho
25 de julho
29 de agosto
26 de setembro
24 de outubro
28 de novembro

 

EXPOSIÇÃO INÉDITA - FACES OF AUSCHWITZ E ESCRAVIDÃO NO BRASIL 

Descrição da imagem: montagem em tons de bege, preto e amarelo. Nas quatro pontas de um quadrado, fotografias colorizadas por Marina Amaral, as quais fazem parte dos projetos mencionados acima. No centro, em destaque, o título “Exposição Inédita - Faces of Auschwitz e Escravidão no Brasil”.

De 31 de março a 05 de maio, o Paço da Liberdade SESC Paraná, em Curitiba, receberá uma exposição da Marina Amaral - Photo Colorization, a artista mineira que ficou mundialmente conhecida por utilizar cores para dar “vida” a fotografias em preto e branco. A mostra, com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento prévio, une os projetos Faces of Auschwitz e Escravidão no Brasil.

Promovida pelo Museu do Holocausto de Curitiba, a ação faz parte do evento de lançamento do livro “Arte e Holocausto”, do pesquisador Rafael Tassi Teixeira, que será realizado no Paço, no dia 31, às 19h. Nesta ocasião, também faremos a venda das obras "Luz sobre o Caos: Educação e Memória do Holocausto", de Carlos Reiss, e “The Colour of Time: A New History of the World 1850–1960”, de Dan Jones e Marina Amaral.

Serviço:

Período: 31 de março a 05 de maio

Local: Paço da Liberdade SESC Paraná

 

STARTUP CURITIBANA QUER REVOLUCIONAR EDUCAÇÃO NO PAÍS

Por Vanessa Malucelli Andersen

Plataforma já ajudou mais de 600 mil alunos a estudar de graça

Estudar de graça para o ENEM, aprender um novo Idioma, se preparar para um Concurso Público e ainda obter um certificado para qualificar seu currículo. Já imaginou fazer tudo isso de graça e sem sair de casa?

Pois foi pensando nisso que um grupo de empreendedores curitibanos criou a Kultivi, site que conta com mais de 70 cursos em diferentes áreas, como preparatório para ENEM e Exame da OAB, além de Inglês, Francês, Espanhol, Italiano, Concursos, Revalida (Medicina) e Empreendedorismo.

Surgida com o propósito de levar educação gratuita e de qualidade a todos, a plataforma conta hoje com mais de 400 mil alunos cadastrados com acesso aos cursos, questões e certificado – também gratuito. Além disso, é possível assistir as aulas no canal da startup no YouTube, onde o projeto já conta com mais de 200 mil inscritos.

Como funciona

De acordo com o idealizador do projeto, Claudio Matos, a ideia é democratizar o conhecimento e fazer a plataforma chegar a ainda mais pessoas. A lógica de funcionamento, para ele, é simples e já segue o que o mercado vem fazendo. “Quem paga a plataforma são os anunciantes, por meio de espaços publicitários, geralmente empresas que querem desenvolver educação de qualidade no Brasil e atrelar sua marca a esse projeto”, explica o sócio da Kultivi.

Outra forma de manutenção do projeto está no apoio prestado por pessoas físicas e jurídicas, por meio de crowdfunding, a chamada “vaquinha virtual”.

Diferencial

Para Matos, o diferencial da Kultivi em relação a outras plataformas de Ensino à Distância (EAD) é a gratuidade. Mas não pretende parar por aí: “Quando empreendemos, é preciso inovar sempre. Não paramos no tempo. Estamos apostando em mais tecnologia e recursos, investindo em e-books interativos e já planejamos aplicativo, podcasts e estratégias de gamificação para o futuro”, disse.

Cursos

Após um rápido cadastro, os usuários podem acessar a descrição dos cursos e começar a assistir imediatamente. É possível ainda ver comentários de outros alunos e baixar materiais didáticos complementares. Para isso, basta um dispositivo com acesso à internet.
Contatos

Nome: Daniel Santos (redator)

Email:

claudio.matos@kultivi (contato – assessoria de imprensa e marketing)

ricardo.pydd@kultivi (contato – administrativo)

Telefone: (41) 99192-9797 (Claudio – Imprensa/Marketing)

Site: http://www.kultivi.com

 

PÚBLICO VARIADO APROVEITA HORA DO ALMOÇO PARA DANÇAR NA CASA HOFFMANN

 As aulas de dança gratuitas da Casa Hoffmann voltaram e já estão sendo bem aproveitadas pela comunidade. Cerca de 200 pessoas passam pelo espaço durante a semana, nas aulas que acontecem no horário do almoço, de terça a sexta-feira, das 12h às 13h30.

A proposta é bastante democrática, para participar não é necessária inscrição prévia, apenas chegar e usar roupas apropriadas para exercício físico.

Dois professores revezam. Na terça e quinta-feira, quem ministra as aulas é a artista Gladis dos Santos. Na quarta e sexta-feira é a vez do coreógrafo Airton Rodrigues. Cada aula tem o foco na formação do professor, que se aprofunda nos ensinamentos e técnicas de dança, com viés voltado à cena contemporânea.

Para participar não existe pré-requisito, os grupos são formados no dia, de acordo com a ordem de chegada. Artistas, dançarinos, estudantes de arte e pessoas que não sabem dançar se unem formando uma grande comunhão no entorno do movimento.

“Temos como mote acolher as diversas formas de corpo, vem gente que nunca teve acesso a aulas de dança. Então fazemos com que realmente sejam abertas, transformando em um grande presente pra cidade”, comentou Gladis.

Aluna assídua, Maria Tereza Gomes demorou para frequentar as aulas com medo de que precisasse de experiência, mas venceu o receio e hoje, mais segura, percebe que foi bobagem. “Já passei essa barreira, e quando somos abraçados pelas pessoas como fui aqui, facilita muito. Foi uma grande alegria encontrar essa vivência tão gratificante”, comemorou.

Público estrangeiro
O projeto, que começou ano passado, cresceu e hoje atende até turistas que vieram passar poucos dias na cidade, como o brasiliense Lucas Scalco.

“A proposta é bem livre e acolhe todo mundo. A dança é terapêutica e a forma que a professora trabalha propõe um reencontro com o interior, isso ajuda a liberar essa tensão que o mundo nos impõe”, comentou Lucas.

Alunos de outras partes do Brasil e do mundo são frequentes nas aulas, a professora lembra ainda que já tiveram turistas de Goiânia, Colômbia e Argentina.

“Esses encontros fazem da aula mais interessante ainda. Penso algumas propostas para dar, mas sempre preciso alterar para que todos aproveitem.”

SERVIÇOS

AULAS DE DANÇAS GRATUITAS

Professora Gladis dos Santos
Dias: terças e quintas
Horário: 12h às 13:30h
Vagas: 25
Faixa etária: 14 anos

Professor Airton Rodrigues
Dias: quartas e sextas
Horário: 12h às 13:30h
Vagas: 25
Faixa etária: 13 anos

Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento

Endereço: Rua Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco
Para participar, é só chegar ao local

 

FESTIVAL PLÁ – MOSTRA DE ARTE DE RUA – 1ª edição
Ruinas de São Francisco 

Os artistas de rua de Curitiba se reúnem para o primeiro Festival Plá – A Rua XV Se Encontra Nas Ruínas de São Francisco, mostra de arte de rua que faz parte das festividades do aniversário da cidade.

O anfitrião é o músico Plá, poeta, artista visual e cidadão honorário de Curitiba, famoso por apresentar suas canções na Boca Maldita desde 1984.

O festival terá 14 atrações que incluem músicos de rua como David Henn, Diego Raimundo e a dupla sertaneja William e Renan, além de outros artistas visuais, artesãos, malabaristas e convidados.

Ícones da arte de rua centro de Curitiba como o Homem-Aranha da Rua XV e o palhaço e mímico Chameguinho farão performances ao longo do evento no setor histórico da cidade.

SERVIÇO

Data22 de março (DOM) – 09H – 21H

Horário: 09h às 21h
Local: Ruínas do São Francisco 
Classificação – Livre
Entrada: gratuita

Mais informações: Fanpage oficial do Festival

 

MOSTRA DO FILME IVÁN

Apresentado pelo Diretor GUTO PASKO, um Documentário de longa-metragem produzido pela GP7 Cinema, através do artigo 1º A da Lei do Audiovisual gerida pela ANCINE. Patrocínio Petrobrás. 2010 - 2011.

Para celebrar a premiação do concurso do selo comemorativo da imigração ucraniana no Brasil

SERVIÇO

Data: 25/03 (quarta-feira)

Horário: 19:00 às 22:00

Local: Departamento de Design

Endereço: R. General Carneiro 460 - Centro

 

GRUPOS CORAIS UTFPR 2020  


Os corais e grupos vocais da UTFPR câmpus Curitiba são abertos para toda a comunidade interna e externa e não exigem conhecimento formal em música, apenas avaliação diagnóstica e adequação dos cantores nos grupos pretendidos.
 Existem atividades para cantores iniciantes, com experiência e para cantores avançados, todos gratuitos. 
O objetivo dos nossos grupos é colaborar para a formação humana, intelectual e musical dos nossos cantores e desenvolver a formação de plateia. 
O repertório é escolhido de acordo com os projetos anuais de cada grupo. 

Inscrições e informações: INSCRIÇÕES
 

CIRCO DAS GALÁXIAS

Diversão de outro mundo é o que você vai encontrar no Circo das Galáxias, a partir de 10/01/2020. Espetáculo circense com acrobacias e palhaçadas para toda a família!

SERVIÇO

Datas: sábados, domingos e feriados de fevereiro

Horários: 14:30h, 16h e 17:30h.

Local: SHOPPING CIDADE – (espaço de eventos em frente do Bradesco)

Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 4984 - Hauer

Entrada gratuita

 

GIBITECA ABRE INSCRIÇÕES PARA ESCOLAS INTERESSADAS EM VISITAS GUIADAS

A Gibiteca de Curitiba está com inscrições abertas para as instituições de ensino público ou particular que desejarem aprender sobre a relação da cidade com quadrinhos em visitas guiadas. Elas serão retomadas neste mês e acontecerão às terças, quintas e sextas-feiras, das 9h às 18h. Os agendamentos deverão ser feitos pelo telefone (41) 3321-3250.

A atividade é voltada a quem tem interesse em conhecer a produção de quadrinhos de Curitiba desde o século 19. Os visitantes serão apresentados aos personagens clássicos que povoaram páginas de periódicos, fanzines e revistas em quadrinhos.

Conhecer e praticar
Cada visita guiada dura cerca de duas horas. As instituições que quiserem participar das oficinas e dinâmicas de desenho devem avisar com antecedência. As duas atividades são oferecidas ao final dos encontros. Os alunos precisam levar estojo com lápis e borracha e papel sulfite.

A história da criação da Gibiteca faz parte do roteiro preparado pela equipe do local, que foi idealizado como ambiente para reunir quadrinistas da editora Grafipar e se tornou espaço de formação para novos artistas.  

O público também será levado a conhecer parte do acervo, com 30 mil publicações distribuídas em salas temáticas – entre elas 5 mil raridades.

SERVIÇO

Agendamento pelo telefone 41 3321-3250
Endereço: Solar do Barão (Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h
Inscrição grátis

 

DIVAS – MULHERES QUE SE SUPERARAM

Lançamento do livro, bate-papo e sessão de autógrafos com Lurdes Zucchello, Mariângela Calazans e Marina Marino.

Três mulheres, três histórias de superação. Vidas que foram maltratadas em nome do que a sociedade julga ser correto, mas com autoconhecimento elas deram a volta por cima.

Lurdes Zucchello é psicóloga, palestrante e escritora. Mariângela Calazans é consultora de viagens e eventos. Marina Marino é escritora infantil e idealizou o Projeto Divas.

SERVIÇO

Data: 30/03/2020

Horário: 19:30 - 20:30

Local: Livrarias Curitiba – Park Shopping Barigui

Endereço: Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Curitiba

Entrada gratuita
 

EDUCANDO FILHOS COMO SAMURAIS DO SÉCULO XXI – UM GUIA PARA PAIS E PROFESSORES

Lançamento do livro, bate-papo e sessão de autógrafos com Luciano Giannini.

Na obra o autor propõe uma reflexão sobre como utilizar as sete virtudes dos samurais na educação de crianças e jovens, oferecendo um guia para esta difícil, porém recompensadora missão.

Luciano Giannini é mestre em Comunicação e Linguagens, professor, psicopedagogo e empresário. É o Sensei responsável pelo grupo Koushin Aikido e atua como consultor e facilitador em processos de formação e desenvolvimento de pessoas em ambiente corporativo ou pessoal.

Sinopse da obra

Qual a relação entre os guerreiros Samurais que viveram no Japão entre os séculos VII e XIX e os jovens que vivem no século XXI? A necessidade de um aprimoramento contínuo e treinamento para que tenham condições de enfrentar os desafios de sua época. Para os Guerreiros japoneses, seguir o código samurai (BUSHIDO) era o que os mantinha ligados ao processo de aperfeiçoamento pessoal, físico e mental que lhes permitiam estar aptos a enfrentar as adversidades de sua época. Para as crianças e jovens que vivem no século XXI os desafios são outros, porém a necessidade de se conectar com algo que lhes ofereça suporte para enfrentar problemas como novas estruturas familiares, excesso de tecnologia e questões relacionadas à sua fisiologia se faz presente. Este livro oferece uma oportunidade de reflexão para pais e educadores sobre como educar seus filhos inspirados nas 7 virtudes dos Samurais. Justiça, honra, educação, sinceridade, coragem, benevolência e lealdade são princípios que tornaram os Samurais figuras respeitadas em todo o mundo. Poderiam estas mesmas virtudes contribuir para o processo educacional de crianças e jovens de nossa época?

SERVIÇO

Data: 25/03/2020
Hora: 19:30 - 20:30

Local: Livrarias Curitiba - Park Shopping Barigui

Endereço: Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Curitiba

Evento gratuito

 

QUATRO EXPOSICÕES GRATUITAS COMPÕEM A AGENDA DO MUPA

Para ter mais informações e acompanhar a programação completa, CLIQUE AQUI.

 

BIENAL DE CURITIBA OFERECE VISITAS MEDIADAS GRATUITAS

Confira a programação, AQUI.

 

MUSEU ALFREDO ANDERSEN EXPÕE PAINEL RECRIADO POR ARTISTA QUE INSPIRA-SE NA RELAÇÃO ENTRE UMA LENDA HEBRAICA E BRUMADINHO

Uma das paredes do pátio interno do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) está ganhando traços novos e instigantes.

Como a pintura nos muros internos do MCAA já apresentavam sinais de desgastes, Marcelo Le (muralista e artista plástico), com o apoio da direção do museu, decidiu ampliar suas mensagens, contemplando os fatos ocorridos em Brumadinho e dando a eles uma nova narrativa.

Nascido em Araraquara, no interior de São Paulo, há 43 anos, Marcelo Le, cuja formação passou tanto pelas artes visuais quanto pela arquitetura, publicidade e engenharia, há anos vem se dedicando exclusivamente à arte urbana. Embora utilize tinta em spray, prefere não se definir como grafiteiro, porque também emprega outras técnicas e materiais, como tinta de rolo. Considera-se um muralista que traz para seu trabalho referências do cubismo de artistas como os espanhóis Pablo Picasso e Juan Miró, e o abstracionismo do russo Wassily Kandinski, mas também da arte e da literatura de cordel no Nordeste brasileiro. Ele também adota características de Speto e do conhecido artista grafiteiro paulista Paulo Cesar Silva.

Para a criação do mural do MCAA, Marcelo, que está realizando o trabalho voluntariamente, com recursos próprios, inspirou-se na lenda hebraica do Golem, que, segundo a tradição mística do judaísmo, seria um ser, criado artificialmente, que ganha vida e, em vez de cumprir sua função original, benéfica, se volta contra o criador, assim como as barragens em Minas Gerais.

SERVIÇO

Museu Casa Alfredo Andersen

Rua Mateus Leme, 336. Centro. Curitiba/PR

(41) 3222-8262 | www.mcaa.pr.gov.br

Visitação de terça a sexta-feira das 9h às 18 horas. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16 horas.

Entrada gratuita

 

EXPOSIÇÃO "UNDERGROUND ILUSTRADO 2, A ARTE VISUAL DA CENA MUSICAL CURITIBANA"

A proposta básica da exposição é mostrar a versatilidade dos artistas da capital, que se desdobram entre um show e outro pra explorar outras linguagens artísticas.
Este ano a exposição faz parte da programação Psycho Carnival um dos maiores festivais de música do país.

SERVIÇO

Data(s): 21/02/2020 a 25/05/2020 - 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Horário(s): 17h

Espaço Cultural: Gibiteca de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro

Ingresso: gratuito

 

EXPOSIÇÃO LANIAKEA É DESTAQUE  NO CENTRO CULTURAL – SISTEMA FIEP
A mostra traz o conjunto diversificado de artistas locais nacionais e internacionais, totalizando dez obras de dez artistas diferentes de arte digital.

A exposição “Laniakea/The Wrong – New Digital Art Biennale”, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, estreia no Centro Cultural Sistema Fiep no dia 4 de fevereiro e fica em cartaz até 20 de março. A mostra tem um conjunto diversificado de artistas locais nacionais e internacionais, totalizando dez obras, de dez artistas diferentes de arte digital.

A curadoria é de Flávio Carvalho e a produção executiva, de Roberta Cibin. Serão promovidos também seminários com especialistas em cultura digital, artistas, makers, curadores de arte, pesquisadores, produtores, empreendedores tecnológicos, entre outros.

Em uma área anexa à exposição no Centro Cultural Fiep, o Centro de Pesquisas da Consciência promoverá sessões de relaxamento com meditação aplicada à realidade virtual. Assim, o público irá conhecer um novo modelo de bem-estar com o uso das tecnologias atuais.

SERVIÇO

Data:  04 de fevereiro a 20 de março

Horários: 09 às 18h

Classificação: livre

Local: Centro Cultural Sistema Fiep (Black Box) – Unidade Dr. Celso Charuri

Endereço: Rua Paula Gomes, 270

 

 

 

 

 

 

LEITURA DE PORTFÓLIO PARA ARTISTAS INICIANTES

Ministrante: Marina Ramos  

Descrição: Oficina voltada para artistas iniciantes que buscam aperfeiçoar o próprio portfólio recebendo acompanhamento crítico sobre seus trabalhos.

O workshop será composto por devolutivas sobre a pesquisa de cada artista em formato de diálogo coletivo.

Observação: Necessário enviar portfólio para o email grupoartepaco2019@gmail.com até dia 12/03  

Carga horária: 2h30

Marina Ramos é artista visual e curadora desde 2017. É formada em bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná.

Realizou diversas exposições individuais e coletivas na cidade de Curitiba, dentre a mais recente: "Três pedras n'água para um círculo perfeito" (2020), no SESC Paço da Liberdade.

 * inscrições no Sac do Sesc Paço da Liberdade

** para inscrição nas oficinas é necessário ter a carteirinha do SESC.

A carteirinha pode ser feita na hora, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência.

SERVIÇO

Data: 13/03/2020

Horário: 15h às 17h30

Local: Atelier Pedagógico - Sesc Paço da Liberdade

Endereço:

Gratuito

EXPOSIÇÃO "12 ANOS DE UMA HISTÓRIA DE SUCESSO DOS CATADORES DE CURITIBA"

A exposição reúne fotografias do artista Ari Baiense que registrou, durante 10 anos, o trabalho de coleta de recicláveis feito pela Associação Mutirão, localizada no Sítio Cercado.

 SERVIÇO

Data: 05/03/2020 a 15/03/2020

Horário: 10h ~ 19h (TER ~ DOM)

Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural

Endereço: Av. República Argentina, 3430 - Portão

Classificação: livre

PLATAFORMA SÚBITA - Ciclo de Oficinas 2020

O PLATAFORMA SÚBITA – Ciclo de Oficinas” edição 2020, é um espaço aberto para o compartilhamento das experiências e conhecimentos que propulsionam o trabalho da Companhia ao longo desses 12 anos. 

O QUE É O PLATAFORMA SÚBITA?
O treinamento constante e a troca com profissionais de diversas áreas sempre foi uma marca nos trabalhos da Súbita. Todo novo projeto/processo de criação é também uma oportunidade de sermos atravessados por interlocuções e provocações de artistas que nos interessam e põe nossa voz/corpo/energia em movimento. Sempre que possível, também ampliamos essa experiência ao público na forma de oficinas abertas a comunidade, e nessas valiosa oportunidades, na maior parte das vezes, nos colocamos em troca junto. 

TODAS AS OFICINAS SÃO GRATUITAS.

E QUAIS SÃO AS OFICINAS?

OFICINA-Composição de cena autoral
MINISTRANTE: Maíra Lour
DATA: De 10 a 13 de março
HORÁRIO: Das 14h as 17h
LOCAL: Alfaiataria – Rua Riachuelo 274
VAGAS DISPONÍVEIS: 20
CARGA HORÁRIA: 12 horas

RELEASE:
A oficina busca valorizar a autoria nas criações, motivar a descoberta das potências individual e coletiva e inspirar questões fundamentais para o teatro hoje. A diretora Maíra Lour abordará práticas de composição de cena autoral propondo exercícios que aprofundem: a presença do corpo no espaço; a investigação da palavra; experimentações em dramaturgia; compartilhamento de interesses e referências; reconhecimento de mecanismos e dinâmicas de cena e articulações com elementos estéticos.

PÚBLICO ALVO: Artistas profissionais e estudantes de artes cênicas.

Maíra Lour é diretora artística da Súbita Companhia de Teatro, dramaturga, integrante do Núcleo IMP – investigação do movimento particular, arte educadora, idealizadora e articuladora do Plataforma espaço de investigação artística - workshops e residências. Dedica-se à pesquisa em dramaturgias contemporâneas; estudos do corpo dramático-poético e modos colaborativos de criação e produção

LINK PARA INSCRIÇÃO: 
https://forms.gle/Dupr3pWLbzwjbw8d8

OFICINA-Suzuki para performers
MINISTRANTE: Janaina Matter
DATA: De 10 a 13 de março
HORÁRIO: Das 19h as 22h
LOCAL: Alfaiataria – Rua Riachuelo 274
VAGAS DISPONÍVEIS: 20
CARGA HORÁRIA: 12 horas

RELEASE:
O Método Suzuki foi desenvolvido pelo diretor teatral Tadashi Suzuki, juntamente com a SCOT Company sediada em Toga, no Japão. A essência da técnica busca a restauração da integridade do corpo para o contexto cênico e a descoberta de capacidades expressivas inatas do intérprete. O treinamento com grande disciplina física visa aumentar a energia e o compromisso emocional e físico a cada momento no palco. O foco da atenção é na parte inferior do corpo, aguçando a presença e o autocontrole pela respiração. Na oficina serão trabalhados exercícios físicos intensos num vocabulário de trabalho com os pés - gramática dos pés - que exploram elementos como energia, equilíbrio, foco, precisão, prontidão e palavra.

PÚBLICO ALVO: artistas profissionais, estudantes de artes cênicas e interessados nas práticas do corpo.

Atriz-criadora e co-fundadora da Súbita Companhia de Teatro (2007), onde atua até hoje. Dedica-se ao estudo da fiscalidade em cena, tendo como base técnica o Método Suzuki para atrizes e atores (desde 2009). Integra o Magdalena Project – rede mundial de mulheres de teatro fundada em 1986 sendo a tradutora oficial português-inglês do site. É idealizadora e gestora cultural e artística da Alfaiataria Espaço de Artes, espaço simbólico e físico de resistência, diálogos, intercâmbios e investigações artísticas inaugurado em 2019 em Curitiba.

LINK PARA INSCRIÇÃO: 
https://forms.gle/fUkWjvej3vE59XaH7

OFICINA-TEATRO PARA JOVENS E ADOLESCENTES - Práticas corporais para a cena

MINISTRANTE: Conde Baltazar
DATA: De 10 a 13 de março
HORÁRIO: 14h a 17h 
LOCAL: Pé no Palco – Rua Conselheiro Dantas, 20
VAGAS DISPONÍVEIS: 20
CARGA HORÁRIA: 12 horas

RELEASE:
A oficina consiste na investigação de rotinas corporais para entrada e permanência na cena. A partir de jogos e treinamentos físicos buscaremos aprofundar a preparação que antecede a cena e como gerar e administrar energia para diferentes estados do corpo.

PÚBLICO ALVO: Adolescentes e jovens (13 a 18 anos)

Conde Baltazar é ator da Súbita Companhia de Teatro desde 2007, onde participou de 8 espetáculos. Em 2019 desenvolve, dentro do Projeto Habitat - 5 solos, o espetáculo solo Uma História Só, onde assina dramaturgia e atuação. É professor dos cursos livres de teatro no Pé no Palco desde 2011, onde desenvolve uma pesquisa continuada em interpretação e direção teatral. Participou de diversos cursos e oficinas com: Lucienne Guedes, Donnie Mather, Ana wolf, Carlos Simioni, Sergio Penna, Silvana Stein, Babaya Moraes, Mauro Zanatta e outros.

LINK PARA INSCRIÇÃO: 
https://forms.gle/DiFLtwYeoLTyB3LX9

OFICINA-Teatro Básico para Surdes

MINISTRANTE: Helena de Jorge Portela 
DATA: 14 e 15 de março
HORÁRIO: 10h as 13h e 14h as 17h
LOCAL: A confirmar(Centro)
VAGAS DISPONÍVEIS: 15
CARGA HORÁRIA: 12 horas

RELEASE:
Esta oficina propõe uma experiência coletiva, que trabalhará tópicos como prontidão e disponibilidade do corpo, variações de velocidade e ritmo, peso e leveza, trazendo o corpo como agente contador de histórias, dentro do espaço cênico. E tem como objetivo criar cenas solos a partir de textos prontos ou produzidos pelos alunxs durante o processo

PÚBLICO ALVO: Surdes jovens e adultos a partir de 16 anos com ou sem experiência em teatro.

Atriz e pesquisadora de arte acessível, indicada 5 vezes ao Troféu Gralha Azul de Melhor Atriz. Atua pela causa surda ativamente através da Cia Fluctissonante. É também integrante da N. B. P. Produções, Cia Ilíadahomero e Súbita Companhia de Teatro

LINK PARA INSCRIÇÃO: 
https://forms.gle/ZF48HL3R2qQWEUZu5

OFICINA-Teatro para Educadores

MINISTRANTE: Cleydson Nascimento
DATA: De 09 a 12 de março
HORÁRIO: Das 18:30 as 21:30
LOCAL: A confirmar (Centro)
VAGAS DISPONÍVEIS: 12
CARGA HORÁRIA: 12 horas

RELEASE:
Cada Companhia, com o passar do tempo vai desenvolvendo e se envolvendo com procedimentos específicos para fazer desabrochar o que vemos expresso e compartilhado no palco como obra. O caminho percorrido até ela emerge conhecimentos, olhares e discussões que extrapolam a sala de ensaio. Seguindo o fluir de abordagens da Companhia sobre o ser e o estar no mundo, a oficina convida os professores a vivenciarem dinâmicas características dos processos de criação/jogos que sensibilizam, desestabilizam o condicionamento mental dos artistas criadores, e a se apropriarem livremente desses entendimentos quando da elaboração de seus projetos pedagógicos. As ferramentas criativas do teatro e sua investigação humana atravessam o projeto pedagógico de forma a torná-lo uma experiência para além da transmissão, mas de construção de saberes necessários e urgentes para o mundo contemporâneo.

PÚBLICO ALVO: Educadores e/ou pessoas envolvidas na área da educação

Artista Elástico e Ativista Filosófico, Cleydson Nascimento é ator pesquisador, dublador, professor de yoga, comunicador, performer e provocador em processos de criação e aprendizado. Hoje colabora na Súbita Companhia, na Parabolé Educação e Cultura, Art Connexion, Processo Multiartes e no coletivo Psicodrags. 

LINK PARA INSCRIÇÃO: 
https://forms.gle/RRUh4z4gncdyG5Rc7

OFICINA-Iluminação Cênica para Mulheres
MINISTRANTE: Lucri Regiane
DATA: De 10 a 13 de março
HORÁRIO: Das 9h as 13h
LOCAL: Alfaiataria – Rua Riachuelo 274
VAGAS DISPONÍVEIS: 15
CARGA HORÁRIA: 12 horas

RELEASE:
Mesclando prática e teoria essa oficina visa apresentar o universo da Iluminação Cênica desde a técnica de montagem à criação de luz. Ao mesmo tempo, visa refletir sobre o espaço da mulher nesse universo comumente masculino.

PÚBLICO ALVO: Mulheres que têm curiosidade no funcionamento das etapas da criação e execução técnica da iluminação em teatro ou que tenham interesse em iniciar a prática nessa área.

Atriz, palhaça e iluminadora, atua desde 2011 como técnica de montagem e operadora de iluminação cênica para teatro. Tendo criado nesse tempo a luz de espetáculos como Histórias Extraordinéditas - Grupo Antropofocus e Mommy - Cia Setra de
teatro

LINK PARA INSCRIÇÃO: 
https://forms.gle/UtH2ZQgtEojs5c4V6

OFICINA-Emergências: dramaturgias (im)possíveis
MINISTRANTE: Francisco Mallmann
DATA: De 10 a 12 de março
HORÁRIO: das 14h às 18h
LOCAL: Alfaiataria – Rua Riachuelo 274 
CARGA HORÁRIA: 12 horas
VAGAS DISPONÍVEIS:  20

RELEASE:
A oficina Emergências: dramaturgias (im)possíveis é um espaço de estudo teórico prático para artistas interessadas e interessados em pensar/desenvolver dramaturgia(s). Entendendo a urgência como um gesto vital – que envolve um exercício de comportamento não-normativo para a articulação de temáticas e assuntos atuais – a oficina se pretende um território de troca e instrumentalização para a atividade artística, crítica e dramatúrgica que faz da performatividade seu próprio lugar de investigação. Dramaturgias (im)possíveis diz respeito à uma pesquisa que envolve propostas que articulam a reivindicação de espaço, história e visibilidade para corpos e questões ditas dissidentes.

PÚBLICO ALVO: dramaturgas (os), diretoras (os) atores/atrizes, performers, estudantes de teatro, artistas, pessoas interessadas em criações artísticas.

Francisco Mallmann é artista e pesquisador interdisciplinar. Estudou Jornalismo (PUCPR) e Artes Cênicas (FAP) e é mestre em Filosofia (PUCPR). Atua na intersecção entre dramaturgia, poesia, performance, artes visuais e crítica de arte. Publicou haverá festa com o que restar (Urutau, 2018) e língua pele áspera (7Letras, 2019).

LINK PARA INSCRIÇÃO: 
https://forms.gle/SoUobpmCe6XV4pjXA

ATENÇÃO  
>As vagas são preenchidas por ordem de inscrição, portanto o preenchimento do formulário não garante a sua vaga. Fique atento a sua caixa de email!

>As oficinas com local A CONFIRMAR serão todas no centro da cidade, fique atento a sua caixa de email que vamos enviar informações por lá.

>Qualquer dúvida entre em contato:
plataformasubita@gmail.com

EVENTO GRATUITO TRAZ LANÇAMENTO DE LIVRO DE SUSPENSE DA AUTORA MILA CASSINS, PALESTRA, AULA DE MEDITAÇÃO E FILME 'UM LUGAR SILENCIOSO".

Sobre este evento

Mais do que ser apenas uma "noite de autógrafos", o lançamento do livro de contos "Por que as madrugadas são longas?" traz uma programação com cultura e lazer, para quem gosta de histórias de suspense e terror, e informações, para quem quer aprender mais sobre insônia e distúrbios do sono.

Confira a programação e participe!

18h30 Boas-vindas, apresentação do livro, sorteio de livros e tira-dúvidas

20h Palestra com psicóloga sobre sonhos e distúrbios do sono

20h30 (auditório térreo) Exibição do filme "Um lugar silencioso"

20h30 (auditório Bakhan) Aula de meditação

A programação é gratuita e aberta ao público. Na ocasião, os dois livros da autora estarão à venda.

O Solar do Rosário possui dois estacionamentos conveniados, o Estacionamento do Rosário e o estacionamento da Ordem. O valor é de R$ 10 para o período de 3 horas (necessário carimbo para validação).

Sinopse do livro "Por que as madrugadas são longas"

Uma escola em que todos os alunos desapareceram. O garoto que recebe visitas do espírito da ex-namorada. Uma festa de Halloween muito macabra. Um cão de olhos vermelhos no sofá da sala. A garota que vendeu a alma por uma festa.

Seja verdade ou ilusão, todos precisam lutar para salvar as próprias vidas. Os inimigos? A madrugada e tudo o que se esconde nela. Depois desses contos, você pode preferir passar a noite com a luz acesa. Vai ter coragem de encarar essas histórias?

Sinopse do livro "Quando ele se foi"

Helena Diniz é designer, viciada em trabalho, pessimista e malsucedida em seus relacionamentos. Sua vida muda a partir do momento em que sonha com a morte de um grande amor do seu passado e descobre, por meio de um telefonema devastador, que parte do sonho era real. A partir daí, Helena inicia uma busca incessante para descobrir o porquê do sonho e, principalmente, se o restante do que viu também era verdade. Para encontrar respostas, procura em suas memórias e em sua espiritualidade, há muito tempo perdida. Durante essa busca, porém, ela acaba aprendendo muito mais do que esperava, tanto com o próprio passado quanto com as pessoas e crenças que conhece. Um romance sobre quem encontrou no amor a verdadeira fé.

SERVIÇO

Data: sexta-feira, 13 de março de 2020

Hora: 18:30 – 22:30

Local: Galeria de Arte Solar do Rosário, 04

Endereço: Rua Duque de Caxias, São Francisco

AULA GRATUITA DE CULINÁRIA ÁRABE SERÁ DADA PELA CHEF YASMIN NASSER, DO RESTAURANTE NAYME

Por Curitiba de Graça

A culinária árabe é a atração do evento Gastronomia Descomplicada desta quarta-feira (11/3) na Mercadoteca. A chef Yasmin Nasser Zippin, do restaurante Nayme, comanda a aula-show que será realizada às 19h30, com entrada franca. As inscrições devem ser realizadas com antecedência, uma vez que as vagas são limitadas, pelo direct do Instagram da Mercadoteca  ou pelo telefone (41) 3205-3901.

O prato selecionado para a noite é o Arroz de cordeiro, preparado com lascas de carne de cordeiro, tâmaras, figo turco, damasco, amêndoas, pistache e castanhas refogadas na manteiga. A escolha pelo prato remonta a tradição da família da chef Yasmin, que trocou o Direito por sua verdadeira paixão: cozinhar. “Lembro das refeições em família, daquelas mesas enormes e Vó Nayme preparando suas receitas. Cada prato é uma experiência inesquecível, cheia de amor e alegria”, revela.

Tradição

A avó da chef foi uma das representantes de famílias de imigrantes que chegou ao Brasil no final do século XIX. Na bagagem trouxe sua cultura, a vontade de prosperar e o amor pela família, tornando-se a inspiração para o Nayme Culinária Árabe. A primeira unidade, no Batel, foi fundada em 2016 por Yasmin, inspirada na tradicional comida libanesa, Em novembro do ano passado, inaugurou a segunda unidade, na Mercadoteca.

Esta é a primeira edição do Gastronomia Descomplicada de 2020. O evento da Mercadoteca já recebeu grandes convidados do cenário gastronômico curitibano, como Beto Madalosso e Fabiano Marcolini, que conversam com o público e apresentam uma receita de maneira simples e descontraída.

SERVIÇO

Data: 11 de março
Horário: a partir das 19h30
Local: Mercadoteca

Endereço: Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê
Participação gratuita
Inscrições pelo Instagran ou pelo telefone (41) 3205-3901

LANÇAMENTO DOS CURTAS "CLUBE DA INSÔNIA" E "DAS CINZAS O ESCORPIÃO"

CLUBE DA INSÔNIA
(BR, 2019, suspense, 25')
Um velho casebre em uma área rural, escondido no meio da vegetação. Na estrada de terra em frente está um carro com três rapazes dentro. Na casa vive um padre muito velho e eles estão esperando que ele durma para que possam entrar para roubar. No entanto o tempo passa e a luz da casa não se apaga. Enquanto esperam eles escutam rádio e fazem planos para o futuro.
Direção: Tulio Viaro
Elenco: Adriano Petermann, Gabriel Gorosito e MarcelSzymanski
Classificação 16 anos

DAS CINZAS O ESCORPIÃO
(BR, 2019, experimental, 9')
Vinte anos depois de terem produzido o curta metragem premiado “Rainha de Papel” que chegou a ser exibido em Portugal, os cineastas Estevan Silvera e Tiomkim unem forças novamente na produção de “Das Cinzas, O Escorpião”, um audiovisual que presta homenagem ao cineasta Kenneth Anger e em especial a uma de suas mais famosas e controversas obras “Scorpio Rising “(1964).
As filmagens foram realizadas em uma oficina mecânica de motocicleta, e também segue uma linha de direção ao estilo do Dogma 95, criado pelos cineastas Lars Von Trier e Thomas Vinterberg, não existindo uma preocupação com a linguagem convencional e nem com roteiro.

Uma trilha sonora experimental foi composta pelo músico Felipe Akel para a obra. O curta é embalado também por acordes de violino, interpretado pelo músico Victor Portugal.
Direção: Estevan Silveira e Tiomkim
Elenco: Victor Portugal, Dany Martins, Leonel Cunha, Paulo Roble e Leticia Goulart
Classificação 16 anos

SERVIÇO

Data(s): 11/03/2020

Horário(s): 20h

Local: Cinemateca de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco

Ingresso: gratuito

LIVRARIAS CURITIBA PROMOVE BATE-PAPO DE MULHERES COM SEIS ESCRITORAS

Evento acontece na segunda-feira (9) na unidade do Shopping Estação

Na próxima segunda-feira (9), ainda em clima do Dia Internacional da Mulher, acontece na Livrarias Curitiba do Shopping Estação um bate-papo de mulheres, com a participação de seis escritoras: Clévia Westphalen, Mônica Moro Harger, Luciane Monteiro, Maria Leticia Fagundes, Lilyan de Souza e Patrícia Fernandes.

Durante o encontro as escritoras vão contar suas histórias, as diferentes experiências - algumas retratadas em seus livros - falar como cuidam de si e aproveitam a vida de maneira mais saudável.

O evento tem início às 19h30 é gratuito e aberto ao público.

SERVIÇO

Data: 9 de março (segunda-feira)

Horário: 19h30

Local: Livrarias Curitiba Shopping Estação (Piso L2)

Endereço: Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

Evento gratuito

PAIOL DIGITAL ESPECIAL DAS MULHERES TERÁ UNICÓRNIO E MEDITAÇÃO

O primeiro Paiol Digital de 2020 será uma edição especial para celebrar o Dia da Mulher. O encontro, no dia 10 de março, terá apenas mulheres palestrantes.

A sócia da Stone, Fernanda Teich, falará da inovação no mercado de pagamentos e da trajetória desse Unicórnio brasileiro.

Lilian Miranda, empresária da Prata Fina e embaixadora da Paz, falará sobre o aplicativo 5 minutos, Eu Medito, e fará uma prática de meditação com a plateia.

Leticia Preuss, coordenadora da Endeavor Paraná , apresentará Empreendedorismo de Alto Impacto.

E a palestra de Luanna Toniolo, fundadora e CEO da startup Troc, terá como tema Inovação na Prática.

A mediação será da comunicadora Juliana Karam.

SERVIÇO

Data: terça-feira, 10 de março de 2020

Hora:  19:00 – 22:00

Local: Teatro do Paiol

Endereço: Praça Guido Viaro, s/n - Rebouças

ESPETÁCULO ARTISTA DE FUGA

O Teatro da Praça, em Araucária, recebe o espetáculo “Artista de Fuga”, da Companhia Stavis-Damaceno.

A peça conta a história de um escritor, que, afundado no caos e na desordem que se tornou o seu dia-a-dia, mergulha em pensamentos e sentimentos tão caóticos quanto sua vida cotidiana. No decorrer do espetáculo ele tenta lidar com as dificuldades e os sentimentos que essa situação lhe impõe.

Fundada em 2003 pelo diretor e dramaturgo Marcos Damaceno e pela atriz Rosana Stavis, a Companhia Stavis-Damaceno acumula em seu repertório espetáculos com alta relevância no cenário teatral brasileiro. No ano passado Marcos Damaceno recebeu o Prêmio Shell pela dramaturgia de Homem Ao Vento e realizou a Mostra Stavis-Damaceno no Festival de Teatro de Curitiba, como parte das comemorações.

SERVIÇO
Data e Horário: quinta, 06/03 às 20h
Local: Teatro da Praça
Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 109, Centro – Araucária
Classificação etária 18 anos.

A peça teatral é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “MULHERES INSPIRADORAS"

A mostra relaciona 7 lideranças femininas de Curitiba às diferentes castas ou espécies de vinhos, segundo suas características mais marcantes de personalidade. 

SERVIÇO

Data: domingo (8)

Horário: entre 16h e 20h

Local: Lobby do Hotel Pestana Curitiba

Endereço: Rua Comendador Araújo, 499

Ingresso: gratuito

FAZ DE CONTA FAZ SUA ESTREIA EM 2020 NESTE SÁBADO (7)

A diversão fica por conta do espetáculo circense “Palhaço Ribity a procura de sua princesa”

A tão esperada programação cultural infantil do Faz de Conta volta as suas atividades neste sábado (7) no Shopping Estação. Para a estreia de 2020 as famílias conferem o espetáculo circense Palhaço Ribity a procura de sua princesa, da Cia Mahallo e Marina Prado Cia de Artes.

A peça mostra o Palhaço Ribity que chega ao palco do Faz de Conta para fazer o seu show e é surpreendido pela presença dos Palhaços Chorona e Caxias. Ribity fica confuso, pois ele é quem foi chamado para a abertura do Faz de Conta 2020, mas não se intimida: sobe ao palco e em meio a vários números de circo como malabarismos, acrobacias e palhaçaria, conta a história de um palhaço em busca de sua princesa desaparecida, que jura ter sido raptada por dragões.

A apresentação gratuita e aberta ao público tem início às 16h no Espaço Faz de Conta (piso L1).

SERVIÇO

Palhaço Ribity a procura de sua princesa

Data: 7/3 (sábado)

Horário: 16h

Local: Espaço Faz de Conta, piso L1 do Shopping Estação

Endereço: Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Entrada gratuita

MULHERE-SE: ARTE E CIDADE

Por:  VANESSA MALUCELLI ANDERSEN

O projeto MULHERE-SE: Arte e Cidade selecionou, via edital, 5 mulheres artistas da cidade de Curitiba e Região Metropolitana para participarem com propostas inéditas de criação de intervenções artísticas urbanas, formando um repertório de ações.

As intervenções serão apresentadas, simultaneamente, em diferentes pontos da cidade: Parque São Lourenço, Largo da Ordem (Cavalo Babão), Praça Santos Andrade, Rua da Cidadania do Pinheirinho (lado da Winston Churchill) e Praça Don Geraldo Fernandes (Terminal Hauer), de 04 a 08 de março de 2020, sempre ao meio dia.

As ações foram criadas a partir de cinco eixos temáticos feministas e fazem parte das atividades de celebração e luta do Dia Internacional das Mulheres.

Ficha técnica: 

Artistas

Alessandra Lange – COMO SE EU ESTIVESSE PRONTA

Brinsan Ferreira N´Tchalá – MULHERES DE AXÉ

Rana Moscheta – EMBARAÇO

Maria Cecília – MARCADA

Patrícia Cipriano – TÁTICAS PARA PERMANECER VIVA

Coordenação Artística: Stela Fischer

Curadoria: Laura Haddad, Maíra Lour, Pagu Leal e Stela Fischer

Direção de Produção: Laura Haddad

Produtora Executiva: Suzana Souto

Produtores Assistentes: Flávia Vogue, Giovana de Liz, Guilherme Mariano, Gustavo Seraphim e Suzana Souto

Designer Gráfico: Pablito Kucarz

Mídias Sociais: Lima Marketing

Registro Fotográfico: Maringas Maciel

Registro Videográfico: A Labirinto

Coordenação de Projeto: Duplo

Captação de recurso: Adriano Vogue

Incentivo: Ebanx

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba

Entrada franca. Classificação indicativa livre.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O NÚCLEO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS DE CURITIBA (NPA) – EDIÇÃO 2020

Os roteiristas selecionados terão encontros quinzenais e gratuitos, de março a agosto.

O Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba (NPA) está com as inscrições abertas até 06 de março para o processo seletivo de 2020. Vinte e quatro roteiristas terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar seu projeto de série ou longa-metragem de ficção ao longo dos próximos seis meses. Os encontros com os orientadores, a roteirista e diretora curitibana Jessica Candal e o roteirista e professor da escola de cinema latino-americana, EICTV-Cuba, Daniel Tavares, que irão guia-los na escrita dos roteiros, serão quinzenais e totalmente gratuitos. Em formato de fórum de discussão o objetivo é que esses encontros, além de oportunizarem orientações e desenvolvimento de ideias, cultivem principalmente a troca e promova a fala e a escuta entre os artistas. O desejo é que no final os projetos estejam prontos para buscar financiamento para sua viabilização.

Durante esse período, também serão oferecidas masterclasses com outros profissionais de renome da área. Sempre gratuitas, abertas ao público e irão abordar a narrativa audiovisual sob diferentes perspectivas, de acordo com o ministrante convidado. Em agosto, os projetos participantes do NPA serão apresentados numa Mostra Final, aberta ao público, com a presença de produtores locais e da comunidade. As inscrições podem ser realizadas pelo site: www.tambormultiartes.com

SERVIÇO

Data: até 06 de março

Encontros de 21 de março a 15 de agosto

Inscrições: www.tambormultiartes.com

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR DOS GRUPOS ARTÍSTICOS DA UFPR

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Coordenadoria de Cultura e seus Grupos Artísticos, realizam a partir de 27 de Janeiro de 2020, as inscrições para os testes seletivos dos novos integrantes. Os alunos e servidores da UFPR e a comunidade externa podem participar das seleções para os Grupos Artísticos mediante o cumprimento dos pré-requisitos da seleção. Não são cobradas inscrições e nem mensalidades.

Não é um processo único, cada grupo definiu datas, horários, pré-requisitos e critérios de avaliação de acordo com as suas especificidades. Por isso, é importante ler o edital específico do grupo de interesse para conhecer os detalhes do processo seletivo.

Durante todo o ano, os grupos apresentam espetáculos de teatro, coro erudito, música popular brasileira, música erudita e dança moderna. Todas as apresentações são gratuitas.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DA UFPR
Inscrições: 04 de fevereiro a 08 de março
 Pré-requisitos: maiores de 18 anos que toquem algum instrumento em nível intermediário ou avançado.
Procedimentos: as inscrições deverão ser realizadas via e-mail ou  pessoalmente na Sala da Orquestra da UFPR, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição: http://www.proec.ufpr.br/links/cultura/grupos_artisticos.html

Local: Orquestra Filarmônica da UFPR - Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade, nº 50 – Centro - 3º andar - PROEC
Horário: entre 09h às 13h – de segunda à sexta-feira.
Maiores informações:(41) 3310-2640
orquestra@ufpr.br
facebook: /filarmonicaufpr
instagram: @filarmonicaufpr

CORO DA UFPR
Inscrições: 03 de fevereiro a 06 de março de 2020
Inscrições: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
O candidato deverá comparecer à Sede do Coro da UFPR- Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade, nº 50 – Centro (sub-solo) para realizar entrevista e teste vocal. Não é necessário agendar – Vide Chamada Pública.

Ficha cadastral: http://www.proec.ufpr.br/links/cultura/grupos_artisticos.html

Pré-requisitos:  Os candidatos deverão ser maiores de 18 anos, deverão ter memória musical, senso rítmico e afinação.
Resultado: Edital fixado na sala do Coro a partir de 11 de março de 2019
Maiores informações:(41) 3310-2635
coro@ufpr.br
facebook: /corodaufpr
instagram: @corodaufpr

TÉSSERA COMPANHIA DE DANÇA DA UFPR
Inscrições: 05 de fevereiro a 06 de março de 2020
Pré-requisitos: maiores de 18 anos, com experiência prévia em dança (em qualquer técnica ou estilo).
Procedimentos: as inscrições deverão ser realizadas pessoalmente na secretaria da Unidade de Dança Moderna. Os(as) candidatos(as)  deverão preencher uma ficha/cadastro e participar de uma entrevista referente à sua experiência em dança. Os(as) integrantes da Téssera Companhia de Dança da UFPR/2020 serão selecionados(as) mediante audição, um teste de seleção que consiste em aula prática de dança moderna – Vide Chamada Pública.
Ficha cadastral: http://www.proec.ufpr.br/links/cultura/grupos_artisticos.html

SERVIÇO

Local: Unidade de Dança Moderna - Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade, nº 50 – Centro (1º andar)
Horário: entre 14h e 18h30 – de segunda à sexta-feira.
Data da audição: 09 de março, as 18h30.
Maiores informações: (41) 3310-2708
tessera@ufpr.br
www.tessera.ufpr.br
facebook: /tesseraufpr
instagram: @tesseraciadedanca

CONCURSO DE CONTOS – UNIBRASIL

O Centro Universitário UniBrasil está realizando a 6ª edição de seu Concurso de Contos, voltado a mulheres com idade entre 18 e 35 anos.

O objetivo é valorizar a produção literária feminina, selecionando e premiando contos inéditos.  

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 06 de janeiro e 02 de março de 2020 e o resultado será divulgado até o dia 12 de março. 

Participe!

MAIORES INFORMAÇÕES:

https://www.unibrasil.com.br/vi-concurso-de-contos-dirce-doroti-merlin-cleve/

ESTÚDIO DICO KREMER SEDIA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

SERVIÇO

Data: 05/03

Horário: 17h às 21h

Local: Estúdio Fotográfico Dico Kremer

Endereço: R. Esídio Orlando Fabri, 68 - Santa Felicidade

Entrada gratuita

“EU ACHO CURITIBA BEM LEGAL” TRAZ GERAÇÕES E DIVERSIDADE EM SHOW CÊNICO COM HOMENAGENS E CRÍTICAS À CIDADE

Por Vanessa Malucelli Andersen

Equipe do espetáculo “Eu Acho Curitiba Bem Legal”. Fotos: Juliana Biancato

Curitiba recebe em fevereiro uma estreia e uma homenagem, com críticas embutidas. O show cênico musical “Eu Acho Curitiba Bem Legal” fará apenas seis apresentações de 29 de fevereiro a 5 de março – mês de aniversário da cidade -, no Teatro José Maria Santos. A entrada é gratuita.

O espetáculo tem no repertório criações da atriz, cantora e compositora Kátia Drumond em parceria com artistas que moram em Curitiba. O espetáculo transita entre as linguagens do teatro, da música e da dança. “O espetáculo é uma maneira irreverente de louvar o ‘tipo curitibano’ com uma crítica mordaz, letras provocativas e ao mesmo tempo cômicas e lúdicas”, diz Kátia, responsável pela direção artística, cênica e pelo roteiro do espetáculo.

As composições contam breves histórias curitibanas e foram criadas em parceria com os artistas Luiz Felipe Leprevost, Ricardo Verocai, Chiris Gomes, Octávio Camargo e There Drumond. As canções abordam personagens típicos, fictícios, situações cômicas, irônicas, românticas e insólitas do cotidiano da cidade.  “Curitiba pode ser legal se tiver música, cultura, arte na rua, parcerias, as pessoas se misturando. Tem uma parte da cidade que tá muito chatona, mas cantá-la, mesmo que de modo crítico, é necessário”, diz Leprevost.

A EQUIPE

Ao todo 25 pessoas participam do projeto. No palco estarão 14 artistas entre músicos, atores e bailarinos. A atriz Geisa Costa, premiada atriz negra da cidade, também compõe a cena. “É uma equipe multirracial, de maioria negra, que ajuda a ilustrar uma Curitiba cheia de diversidade. E essa interação social e artística entre músicos e atores em cena é importante para a cidade”, destaca Ricardo Verocai, diretor musical e responsável pelos arranjos.

A bailarina e coreógrafa Inês Drumond faz a direção de movimento e auxilia no roteiro. A artista Kátia Horn é a convidada para fazer os adereços. O projeto é realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com o incentivo das empresas EBANX, Instituto Joanir Zonta e CONDOR.

FICHA TÉCNICA

Direção Musical e Arranjos: Ricardo Verocai

Direção Artística e Cênica e Roteiro: Kátia Drumond

Direção de Produção e Roteiro: Luiz Roberto Meira

Direção de Movimento e Roteiro: Inês Drumond

Luiz Felipe Leprevost: Cantor, Ator e Compositor

Kátia Drumond: Cantora, Atriz e Compositora

Chiris Gomes: Cantora, Atriz e Compositora

Kabuto: Cantor, Bailarino e Ator

Ricardo Verocai: Tecladista e Compositor

There Drumond e Octavio Camargo: Compositores

Eduardo Ansay: Guitarrista

Virgílio Milléo  : Guitarrista

Evangivaldo Santos: Baixista

Samir Souza: Baterista

Otávio Augusto: Saxofonista e Clarinetista

Geisa Costa: Atriz e Coro

Gil Rhodrigues: Ator e Coro

Flávia Martins e Bianca Ribeiro: Dancers e Coro

Tassy Dal Negro: Figurinista

Kátia Horn: Adereços

Crys Avelleda: Maquiagem

Luigi Castel: Diretor de Palco e Técnico de Som

Bianca Lima: Iluminadora e Op. Vídeos

Tonico Rasta: Roadie

Cindy Napoli: Produção Executiva

Gil Rhodrigues e Simone Avelleda: Assistentes de Produção

Juliana Biancato: Fotos, Vídeos e Mídias Socias

Eduardo Simões: Assessoria de Imprensa

Daniel Castellano: Imagens da Identidade Visual

Paula Roque: Atriz Surda / tradução em LIBRAS

Fotos: Juliana Biancato

SERVIÇO

Data: de 29 de fevereiro a 5 de março (de sábado a quinta-feira)

Local: Teatro José Maria Santos

Endereço: Rua 13 de maio, 655 – São Francisco

Horário: Todos os dias às 20h, domingo às 19h

Entrada gratuita

COMO DESENVOLVER O SEU POTENCIAL CRIATIVO?

Sobre este evento

Como desenvolver o seu Potencial Criativo?

Você se acha criativo? Você sabia que a criatividade é uma característica presente em todos os seres humanos, mas que ao longo de nossas vidas vai ficando escondida no fundo das gavetas das nossas habilidades.

Nesta oficina você vai aprender que não existe certo ou errado e que a criatividade é um grande diferencial tanto na questão profissional quanto pessoal.

Ministrado por Adriane Marques

Consultora de imagem, empreendedora e professora. Formada em administração de empresas, pós-graduada em moda, especialista em gestão de pessoas e psicodramatista. Com ferramentas e técnicas do psicodrama atua com dinâmicas de grupo, vivências e experiências que contribuem tanto para a percepção de si como para o desenvolvimento do potencial criativo e espontâneo de grupos, equipes e lideranças.

*** INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS ***

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA VOCÊ:

Quem pode participar do curso?

Artesãos em geral.

Como faço para participar dos outros cursos do Liceu?

Acesse a programação no link https://turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cursos-liceus-de-oficios-criativos/2575

Como posso entrar em contato com Liceu de Ofícios Criativos?

Através do email: liceucriativo@curitiba.pr.gov.br

SERVIÇO

Data:  Quinta-feira, 5 de março de 2020

Hora: 14:00 – 16:00

Local: Liceu de Ofícios Criativos

Endereço: Rua Mateus Leme, 22 – Largo da Ordem

O VILA URBANA EXIBIRÁ FILME QUE FOI INDICADO A SEIS CATEGORIAS DO OSCAR 2017

Vila Urbana exibe o filme “Lion – Uma Jornada Para Casa”.

Na próxima terça-feira, 03/03, o complexo de gastronomia e entretenimento Vila Urbana realizará a 3ª edição do CineVila. A partir das 19h, será exibido o filme “Lion – Uma Jornada Para Casa”, que recebeu seis indicações ao Oscar 2017, incluindo “Melhor Filme”, “Melhor Ator Coadjuvante” para Dev Patel e “Melhor Atriz Coadjuvante” para Nicole Kidman. A entrada gratuita.

“O CineVila nasceu com o intuito de reforçar nosso compromisso cultural, com a transmissão semanal gratuita de filmes cult do cinema nacional e internacional no palco principal do complexo”, conta Lucas Velasques, sócio administrador do Vila Urbana.

“Lion – Uma Jornada Para Casa” conta a história de Saroo, um menino de 5 anos que se perdeu do irmão mais velho perto de uma estação de comboios, na Índia, enquanto descansava em uma das carruagens. Saroo foi parar em Calcutá, a 1.500 quilômetros de casa, e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho, até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu na infância, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

Mais informações na página do Facebook ou perfil do Instagram do complexo gastronômico.

SERVIÇO
Data: 3 de março
Horário: 19h
Local: Vila Urbana

Endereço: Rua Mal. Deodoro, 686 – Centro
Entrada gratuita

O CURADOR ADOLFO MONTEJO NAVAS COMENTA A OBRA DO ARTISTA MAURO ESPÍNDOLA EM PALESTRA NO MUSEU PARANAENSE

Museu Paranaense terá palestra gratuita sobre a mostra “Animalis Imaginibvs”.

No dia 3 de março (terça-feira), às 19h, uma palestra no Museu Paranaense (MUPA) abordará a mostra “Animalis Imaginibvs”, uma das exposições da Bienal Internacional de Curitiba. O ministrante será o curador Adolfo Montejo Navas. O artista Mauro Espíndola também estará presente no evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

“Animalis Imaginibvs” apresenta estudos sobre a animália em relação a aspectos da natureza humana, questões que fazem parte do repertório de Espíndola e encarna um heterônimo do artista, Emanoel Leichter, necroinventariante do bestiário do antigo moinho que habita. A exposição produzida para a Bienal de Curitiba e instalada no MUPA apresenta uma série de gravuras experimentais. São biogravuras – monotipias geradas com material orgânico microescamoso das asas de borboletas e mariposas encontradas mortas no moinho – dispostas em vitrines e dois livros.

“O trabalho de Mauro Espíndola no MUPA nunca foi uma obra corriqueira, expositivamente normal. É uma instalação sui generis com vocação de disfarçar sua recente chegada ao museu, como se já estivesse lá há tempo, pelo teor de seu conteúdo, de aparente taxonomia animal, sua biologia artística. A ficção que só a arte consegue construir explorou o limite de verosimilhança e verdade, ciência e fábula visual. A palestra versa sobre este território imantado”, comenta o curador.

Saiba mais sobre os palestrantes

Adolfo Montejo Navas nasceu em Madri, Espanha, em 1954, mas mora no Brasil há 26 anos. É poeta, artista visual, crítico e curador independente. Colaborador de diversas publicações culturais da Espanha, Brasil e América Latina. É pesquisador de arte contemporânea internacional e brasileira e autor de livros de Anna Bella Geiger, Victor Arruda, Regina Silveira, Iberê Camargo, Paulo Bruscky e outros artistas. Realizou inúmeras curadorias monográficas no Brasil e Espanha. Recentemente publicou Fotografia e poesia (afinidades eletivas), UBU, 2017 e Poemas casuais, outros, Medusa, 2018. Entende todo seu trabalho crítico, curatorial, literário e de projetos culturais como fronteiriço e transversal. Algumas frentes de pesquisa são a teoria da imagem e a fotografia, a poesia visual, as relações e afinidades palavra/imagem. Curador da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba 2019.

Mauro Espíndola nasceu no Rio de Janeiro, em 1962, e vive desde 2014 no Moinho da Picada 48, habitação rural construída por imigrantes alemães no século XIX, Rio Grande do Sul, onde se forma um museu imaginário, lugar de heteronímias e catalogações pseudocientíficas. Artista visual, tem em seu repertório projetos como Victal & Sons (2002/06), The Mirror Method (2007/09) e Stepchildrenland (2011/13). Um dos fundadores da galeria Durex Arte Contemporânea (2003/11), atua na plataforma audiovisual BASE-film e é coeditor de Moinho Edições Limitadas.

Mais informações pelo telefone (41) 3304-3300 ou no site www.museuparanaense.pr.gov.br.

SERVIÇO

Data: 3 de março
Horário: 19h
Local: Museu Paranaense

Endereço: Rua Kellers, 289 – São Francisco
Inscrição gratuita neste link

PRA COMEMORAR A INAUGURAÇÃO DA SALA AMAZONAS, O MAI ESTÁ DANDO UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA DE MÚSICA CLÁSSICA

Museu de Arte Indígena vai ganhar uma nova sala nesta segunda-feira (02).

Na próxima segunda-feira (02/03), o Museu de Arte Indígena (MAI) vai ganhar a Sala Amazonas, que será utilizada para cursos, palestras e oficinas dos mais variados assuntos.

Para comemorar essa inauguração, o MAI fará uma aula experimental gratuita do Encontros de Música Clássica com a Liana Justus, que é mestre em História pela Universidade Federal do Paraná, especialista em História da Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e membro da Academia de Cultura de Curitiba, além de ser coautora de 11 livros publicados sobre música.

As vagas para a aula experimental são limitadas a 33 alunos. Alunos já inscritos têm entrada garantida. Se você quiser fazer sua inscrição, basta acessar o link bit.ly/cursoplateia

SERVIÇO

Data: 2 de março
Horário: 19h às 20h30
Local: Sala Amazonas – Anexo ao MAI – Museu de Arte Indígena

Endereço: Av. Água Verde, 1413 (4º andar)

A AULA EXPERIMENTAL GRATUITA DE ALEMÃO SERÁ NO DIA 2 DE MARÇO

Goethe-Institut Curitiba oferece aula experimental gratuita de alemão.

Para quem deseja conhecer um pouco sobre como é aprender a língua alemã, o Goethe-Institut Curitiba oferecerá uma aula experimental gratuita no dia 2 de março (segunda-feira), a partir das 18h30. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3262-8244 ou pelo e-mail contato-curitiba@goethe.de, exceto de 22 a 26 de fevereiro, quando o espaço estará fechado devido ao feriado de Carnaval.

Com uma metodologia e estrutura de padrões internacionais, o Instituto alia as aulas do ensino da língua a um diálogo intercultural, promovendo eventos culturais, workshops, olimpíadas e acampamentos de língua alemã que ajudam a vivenciar mais o idioma. Todo o material didático é estabelecido pelo Goethe-Institut da Alemanha, que desenvolve constantemente novos formatos para aprimorar o processo de aprendizagem

São oferecidos cursos para todos os níveis de conhecimento, desde os iniciantes até o avançado, e as inscrições para o primeiro semestre de 2020 estão abertas. As aulas iniciam entre os dias 7 e 10 de março, conforme o curso e datas da semana escolhidos: extensivo, intensivo, para universitários, semipresencial, para jovens (11 a 14 anos), para crianças (4 a 6 anos) ou especiais. Informações sobre condições, preços, descontos e convênios estão disponíveis no site www.goethe.de/curitiba.

Acervo cultural alemão

Um dos diferenciais do Goethe-Institut Curitiba é a sua biblioteca, que tem cerca de 6 mil publicações de autores de língua alemã, tanto da literatura clássica e contemporânea quanto de áreas específicas como filosofia, artes, direito, além de um amplo acervo com títulos traduzidos para o português. Os visitantes ainda têm acesso a DVDs de filmes e documentários alemães, CDs de música e jogos de tabuleiro e cartas típicos da Alemanha e outros materiais informativos, como revistas e jornais alemães.

A biblioteca é aberta ao público das 15h30 às 20h30, nas segundas, terças e quintas, e das 9h às 12h nos primeiros sábados de cada mês.

SERVIÇO
Data: 2 de março (segunda-feira)
Horário: 18h30
Local: Goethe-Institut Curitiba

Endereço: Rua Reinaldino S. de Quadros, 33 – Alto da XV
Inscrições gratuitas pelo telefone (41) 3262-8244 ou pelo e-mail contato-curitiba@goethe.de

DOMINGO É O ÚLTIMO DIA PARA VISITAR A EXPOSIÇÃO PRESENÇA NEGRA EM CURITIBA

Por Curitiba de Graça

Após dois anos em cartaz na Casa Romário Martins, a exposição Presença Negra em Curitiba termina neste domingo (01/03). A mostra retrata a participação protagonista dos negros na formação de Curitiba, desde os primórdios da cidade até os dias atuais.

Aberta no dia 28 de março de 2018, a exposição teve significativa visitação durante todo o período. Mais de 10 mil pessoas percorreram a exposição em dois dois anos. Também foram realizados eventos relacionados ao tema, como o Hora da Prosa. O projeto, realizado pela Diretoria de Patrimônio da Fundação Cultural, teve a orientação dos historiadores Maria Luiza Gonçalves Baracho e Marcelo Saldanha Sutil.

Outro destaque foi a parceria com a professora doutora Joseli Mendonça, do Departamento de História da UFPR, que prestou assessoria técnica na definição dos temas que integram a exposição. O pesquisador e cenógrafo Márcio Marins também colaborou com imagens e informações sobre a religiosidade.

SERVIÇO
Data: até domingo (01/03)
Horário: sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábado e domingo, das 9h às 14h
Local: Casa Romário Martins

Endereço: Largo Coronel Enéas, 30, São Francisco
Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÃO “ARS SONORA”, DE HERMETO PASCOAL

Sinopse: Conhecido mundialmente como mago no campo sonoro, o músico multi-instrumentista Hermeto Pascoal é cultuado há décadas por sua inventividade musical. Mas o que pouca gente conhece é o lado visual de Hermeto, que paralelamente às composições, produziu durante anos obras de artes plásticas. Até o dia 01 de março de 2020, o Centro Cultural Teatro Guaíra recebe a exposição “Ars Sonora”, dentro da programação da 14ª Bienal de Curitiba. Com curadoria de Adolfo Montejo Navas, a mostra apresenta uma coleção de objetos com interferências artísticas de Hermeto. 

SERVIÇO

Exposição: Até 01 de março de 2020

Horários de visitação: De quarta a sexta, das 14h às 17h. Sábados das 10h às 12h.

Local:Sala de Exposições do Centro Cultural Teatro Guaíra (pavimento térreo, ao lado da bilheteria

Endereço: Rua XV de Novembro 971, PR, Brasil

Classificação etária: Livre

Preços dos ingressos: Entrada Gratuita

Agendamento: 25/09/2019 (quarta-feira) às 20:00 até 01/03/2020 (domingo) às 12:00

COLETIVOS: UM – NÚCLEO DE PESQUISA ARTÍSTICA EM DANÇA E SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO (PR)
Sessões de dança abertas à comunidade e ao público da feirinha do Largo da Ordem, em domingos específicos.

Data(s): 01/03/2020

Horário(s): 12h30 ~ 14h30 (DOM)

Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento

Endereço: Rua Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco

COLETIVO NÓS EM TRAÇO

Sessões de dança abertas à comunidade e ao público da feirinha do Largo da Ordem, em domingos específicos.

Data(s): 01/03/2020

Horário(s): 11h ~ 12h30 (DOM)

Classificação: 5 ~ 10 anos

Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento

Endereço: Rua Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco

MEDITAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO

Descrição

A meditação é uma arte milenar para a harmonização e elevação da consciência, sendo inclusive reconhecida hoje por parte da comunidade médica mundial como eficaz para a prevenção e mesmo tratamento de muitos distúrbios. No caso da Meditação Rosacruz, trata-se de um método comprovado com resultados eficientes para a saúde, o bem estar e muitos benefícios nos corpos físico, mental e espiritual.

Assim, desde já você é nosso convidado para participar nessas meditações, tantas vezes quanto queira, sem qualquer compromisso, e comprovar todos os seus efeitos. Confira na relação a seguir se em sua cidade, ou próximo a ela, existe um Organismo Afiliado da AMORC. Informe-se sobre os horários das meditações abertas e seja bem-vindo a uma experiência luminosa.

SERVIÇO

Data: 29/02

Horário: 16h às 17h

Local: Loja Rosacruz Curitiba

Endereço: R. Nicarágua, 2453 - Bacacheri

ESPAÇO CULTURAL INC, NO PÁTIO BATEL, TEM EXPOSIÇÃO QUE RELACIONA MEDICINA COM OBRAS DE ARTE

Por: Curitiba de graça

Até o final de fevereiro, o Espaço Cultural INC, localizado no Pátio Batel, recebe a exposição “Arte na Medicina”, que retrata a relação entre da prática da medicina e obras de arte. São apresentados trabalhos de artistas como Leonardo da Vinci, Goya, Rembrant, entre outros. Em cada um deles, é explicada a relação da pintura com a prática médica, como por exemplo, do cérebro ao fundo da imagem divina existente na “A Criação de Adão”, de Michelangelo. Todas as informações também são disponibilizadas em um totem digital.

A mostra nasceu de uma parceria entre o historiador Marcos Araújo e o neurocirurgião Maurício Coelho Neto. Segundo eles, antes da captação de procedimentos cirúrgicos por meio de imagens e vídeos, a retratação de sintomas e diagnósticos era traduzida, muitas vezes, por meio de quadros e esculturas. Essas obras, apesar do desconhecimento do grande público, confundem-se com descobertas médicas ou, por vezes, retratam problemas cuja origem ainda não tinha explicação à época.

“Sempre discuti com Maurício os aspectos que envolvem História, Arte e Medicina”, reflete Araújo. “A partir dessas conversas, surgiu a ideia de fazermos algo sobre o tema. Com o apoio do Hospital INC demos início à seleção das obras e conceitos por trás de cada uma delas”, explica o historiador Marcos Araújo.

Para a exposição, foi realizado um estudo sobre a História da Arte e sua aproximação com a Medicina em cada período de quadros selecionados. “Por ser exposta em um lugar de doença e tensão natural, que é o hospital, as obras não poderiam ser muito estressantes, nem atrapalhar o trabalho médico importante do dia a dia”, complementa o neurocirurgião Maurício Coelho Neto. “Selecionamos algumas obras específicas sobre neurologia e algumas de doenças em geral, como o quadro ‘A Criação de Adão’, de Michelangelo”, complementa.

Na avaliação de ambos, a exposição é importante pelo seu potencial educativo: mostrar às pessoas essa relação pouco exploradas. “Queremos demonstrar como as doenças – e a busca pela cura desses transtornos – estão entranhadas nas sociedades há eras e como a arte representou a inserção, o estigma e a relação entre médico e paciente”, aponta Araújo. “Isso nos ensina sobre nós mesmos, a ciência e a arte: é a capacidade de representar as coisas do mundo.”

SERVIÇO

Datas: até final de fevereiro, de  segunda a sábado

Horário: das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.

Local: Pátio Batel, piso S1 - Espaço Cultural INC

Endereço: Avenida do Batel, 1868 – Batel

BIBLIOTECA RECEBE A EXPOSIÇÃO PAUL MCCARTNEY IN CURITIBA FOREVER, COM ILUSTRAÇÕES DE DORALICE ARAÚJO

Estreia nesta sexta-feira (7), na Seção Multimeios da Biblioteca Pública do Paraná, a exposição Paul McCartney in Curitiba Forever, de Doralice Araújo. São 50 ilustrações pintadas com acrílica, inspiradas nas duas passagens do artista britânico pela capital paranaense. A mostra tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 29.

Professora de redação e artista visual autodidata, Doralice Araújo é ligada ao movimento dos urban sketchers — “desenhistas urbanos”, profissionais ou amadores, que registram os mais variados locais da cidade a partir de diferentes ângulos e técnicas. Já expôs em espaços como Memorial de Curitiba, Hacienda Café, Ben Cafeteria e Cantata Café. Seus trabalhos são publicados no Instagram @artbydoralice.

SERVIÇO

Data: de 7 a 29 de fevereiro

Local: Seção Multimeios da Biblioteca Pública do Paraná

Endereço: R. Cândido Lopes, 133, Centro

Valor: Gratuito

MENU MUSICAL DE FEVEREIRO É EMBALADO POR MOACIR HENRIQUE

Programação gratuita acontece aos fins de semana, das 13h às 15h, no Shopping Curitiba

Durante todo o mês de fevereiro quem almoçar aos fins de semana no Shopping Curitiba aproveita a programação do Menu Musical. Neste mês, quem comanda o piano é o músico Moacir Henrique.

Formado em Piano Clássico pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, por 15 anos Moacir Henrique ocupou o posto de pianista do Balé do Teatro Guaíra, acompanhando o grupo nas aulas. O repertório de suas apresentações é variado, passando por clássicos da música brasileira até canções internacionais.

As apresentações acontecem aos sábados e domingos, das 13h às 15h, gratuitamente, no Largo Curitiba (Piso L2).

SERVIÇO

Menu Musical

Pianista: Moacir Henrique

Quando: mês de fevereiro, sábados e domingos, das 13h às 15h

Quanto: gratuito

Onde: Largo Curitiba (Piso L2)

 Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300.

CURITIBA TERÁ O 1º CARNAVAL DE JAZZ DO BRASIL

A capital paranaense se consolidou como uma ótima opção para foliões que buscam atrações diferenciadas, que servem como alternativas à folia tradicional. Foi assim que surgiram, por exemplo, o Psycho Carnival, a Zombie Walk e o CarnaVibe. Agora, a capital paranaense se prepara para receber o 1º Carnaval de Jazz do Brasil: o CarnaJazz.

Idealizado pela rede Porks, o CarnaJazz será realizado entre os dias 21 e 26 de fevereiro, na unidade da marca localizada bem na frente do Museu Oscar Niemayer (MON). O evento inédito contará com importantes atrações do cenário local. Entre as atrações musicais confirmadas estão nomes como Ricardo Maranhão Trio, Anne Glober, Carine Luup, Estação Jazzera, Jazz Pop e Helena Quarteto. A entrada é gratuita.

SERVIÇO

Datas: 21 e 26 de fevereiro de 2020

Horário: a partir das 17h

Local: Porks – Museu do Olho

Endereço: Rua Mal. Hermes, 1092

Valor: entrada gratuita

RIALTO VILLA GASTRONÔMICA REALIZA BAILINHO INFANTIL

Por Curitibadegraça

Grupo Tupi Pererê é uma das atrações que integram o Bailinho Infantil com três dias de programação gratuita.

Acompanhar a criançada será o grande desafio dos pais no Carnaval 2020, já que vão sobrar opções durante os dias de folia. Com decoração especial, música de Djs e bandas, concurso de fantasias, e camarim de pintura (com duas horas de duração), a Rialto Villa Gastronômica, com o evento Rialto Foliazinha 2020, quer ganhar a preferência de todos em seu bailinho infantil com três dias de programação gratuita.

Todos os dias, o bailinho infantil será das 13h às 18h. Quem chegar cedo, ganhará um kit folião, com confete e serpentina. Serão distribuídos 100 kits por dia.

No domingo, 23 de fevereiro, e na segunda, 24 de fevereiro, o show será com o Grupo Trupe de 3+1, formado por três mulheres e um homem. Em ritmo carnavalesco, serão tocadas todas as músicas que a criançada adora. Já na terça-feira (25), o Grupo Tupi Pererê, vai dar sequência a programação musical que, nos três dias, será iniciada com discotecagem, o Carna DJ, às 13h. Entre 15 e 17h serão os shows.

Localizada no pólo gastronômico de Santa Felicidade, a Rialto realiza pelo segundo ano consecutivo a festa infantil de Carnaval. No ano passado, centenas de pais e crianças garantiram o sucesso do bailinho, demandando uma nova edição. “Já é o segundo ano do bailinho: estamos criando uma tradição e desmistificando a ideia de que Curitiba não tem Carnaval”, acredita o sócio e responsável pela administração da Rialto, Mateus Tulio.

SERVIÇO

Data: 23 a 25 de fevereiro

Horário: 13h às 18h

Shows: das 15h às 17h

Local: Rialto Villa Gastronômica

Endereço: Avenida Manoel Ribas, 5824 – Santa Felicidade

Entrada gratuita

EXPOSIÇÃO OBRA & ART

O projeto-piloto Obra & Arte apresenta o resultado de um ano de atividades, e ressignificação do uso de materiais descartados da construção civil, em exposição no showroom da A.Yoshii, em Curitiba.

A partir da iniciativa do Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade do Grupo A.Yoshii, ao todo, cinco oficinas foram realizadas em 2019 com colaboradores da construtora na capital paranaense, ministradas pelo Coletivo ÔDA, formado por profissionais de design, arquitetura e artes de Curitiba e São Paulo. Doze funcionários, entre carpinteiro, pintor, pedreiro, encanador e armador, transformaram em mobiliário e peças decorativas restos de obras que iriam para o lixo. 

Vergalhões de aço, canos de PVC, barras de ferro e restos de arame são alguns dos materiais, comumente descartados, que compõem as peças de design. Na exposição, são apresentadas dez obras criadas pelo Coletivo ÔDA e cinco pelos colaboradores da A.Yoshii, entre poltronas, esculturas, mesas e pendentes.

SERVIÇO

Data: até sábado (22)

Horário: das 8h às 18h

Local: showroom A.Yoshii Curitiba

Endereço: Rua Bispo Dom José, 2058 - Batel

Ingresso: gratuito

BIBLIOTECA PROMOVE BAILE DE CARNAVAL PARA CRIANÇAS

Por Paraná Agência de Notícias

A Biblioteca Pública do Paraná promove neste sábado (22) mais uma edição do Baile de Carnaval da Seção Infantil. A programação inclui desfile de fantasias, oficina de confecção de máscaras e uma sessão especial de contação de histórias. O evento acontece a partir das 10h, com entrada gratuita.

SERVIÇO

Data: 22 (sábado).

Horário: 10h.

Local: Seção Infantil da BPP

Endereço: R. Cândido Lopes, 133, Centro

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

EXPOSIÇÃO AMORFO

Em cartaz até dia 28 de fevereiro no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões a exposição “Amorfo”, mostra individual de Jan M.O. composta por desenhos, gravuras e objetos. Curitiba é a décima cidade a receber a exposição que já foi realizada em Aracajú, Blumenau, Brasília, Campinas, Caxias do Sul, Florianópolis, Joinville, Macapá e Navegantes. Para celebrar esta montagem, o artista apresenta trabalhos que dialogam com a capital paranaense.

Jan M.O. (Rio de Janeiro/RJ, 1986) é artista visual, ilustrador e graduado em Design Gráfico e Programação Visual (Univille, 2010). Em seus trabalhos explora as técnicas do desenho, da gravura e da criação de objetos. Sua produção utiliza processos manuais e experiências industriais na elaboração de obras tridimensionais ou múltiplos. Seus trabalhos integram acervos públicos e com prêmios aquisição. Em Curitiba, o artista participou do 66º Salão Paranaense (2017) e 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Polo SC (2019). Desde 2005 reside em Joinville – SC.

Sobre o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Oferecendo uma programação gratuita, realiza exposições e atividades relacionadas à arte contemporânea, arquitetura, história e patrimônio cultural. Sua programação contempla um programa de exposições temporárias de artistas nacionais e de exposições em parceria com outras instituições culturais.

SERVIÇO

AMORFO – Exposição individual de JAN M.O.

Até 28 de fevereiro de 2020

De segunda a sexta, das 12h30 às 18h30 

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória

Entrada gratuita

CENTRO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO EM ARTES GUIDO VIARO ABRE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS LIVRES DIRECIONADOS A TODA COMUNIDADE

São aproximadamente 450 vagas em cursos que acontecem durante todo ano.

Mas atenção, porque cada curso tem dia e horário específico para a realização da pré-inscrição presencial.

Acesse o regulamento e mais informações, AQUI.

Consulte, também, os cursos presenciais gratuitos de formação continuada para professores, pedagogos, diretores e agentes educacionais, no link.

APROVEITE O FERIADO DE CARNAVAL PARA VISITAR OS MUSEUS DO ESTADO

Para quem acha que Carnaval não é só folia, museus do Estado estarão abertos para visitação.

Em Curitiba, durante o feriado de Carnaval, turistas e curitibanos poderão aproveitar a programação cultural dos espaços expositivos da capital. O Museu Oscar Niemeyer (MON) e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) abrem normalmente. Contudo, os demais espaços funcionam com horário reduzido.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) preparou uma programação especial para o feriado chamada “Carnaval Cultural” com oficinas de adereços e visitas mediadas, no domingo e quarta-feira. Confira a programação, AQUI.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) também oferece atrações. O MAC-PR funciona temporariamente no MON enquanto sua sede no centro de Curitiba passa por reforma. Sua programação pode ser consultada no link http://www.mac.pr.gov.br/

No prédio histórico do Museu Paranaense (MUPA) estão em cartaz exposições itinerantes e de memória, que reúnem peças do acervo do museu e instituições parcerias. Acesse o site, CLICANDO AQUI.

Já no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), é possível conferir a exposição “Ilhas da Imaginação”, em comemoração aos seus 50 anos. Confira a programação, AQUI.

Acompanhe as datas e horários de funcionamento dos museus. Lembre que na segunda-feira, todos os museus fecham para manutenção.

SERVIÇO

LOCAIS E ENDEREÇOS:

Museu Casa Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba/PR.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3323-5328. Curitiba/PR.

Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba/PR.

Museu da Imagem e do Som do Paraná – Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3232-9113. Curitiba/PR.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba/PR.

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba/PR.

*Entradas gratuitas, sempre aos domingos e quartas

SHOPPING VENTURA REALIZA MAIS UM BAILINHO DE CARNAVAL PARA AS CRIANÇAS

Uma das opções de Carnaval para as crianças neste ano será o bailinho gratuito do Ventura Shopping, que acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro. O evento, que será das 16h às 18h, terá um espaço montado e decorado exclusivamente para os participantes.

A festa será embalada pelo som da banda Casa Cantante. Marchinhas clássicas, como “Mamãe Eu Quero”, “Sassaricando” e “Ô Abre Alas” prometem animar os clientes. Além disso, as crianças receberão um “kit folião”, com serpentina, confetes e adereços para brincar.

O espaço para o bailinho de carnaval ficará no setor verde, ao lado da loja Secret Shoes. O Ventura Shopping fica na Rua Itacolomi, 292 – Portão. Mais informações no site venturashopping.com.br, na página do Facebook ou perfil do Instagram.

SERVIÇO

Data: 22 e 23 de fevereiro (sábado e domingo)
Horário: 16h às 18h
Local: Shoping Ventura (setor verde, ao lado da loja Secret Shoes)

Endereço: Rua Itacolomi, 292 – Portão
Entrada gratuita

MOSTRA EXIBE HISTÓRIAS DO CARNAVAL CURITIBANO E CLÁSSICOS NACIONAIS

Um dos personagens que fazem parte da história do carnaval curitibano é tema de documentário que será lançado na próxima quinta-feira (20/2), às 19h, na Cinemateca. Dirigido por Estevan Silvera, o filme Mazzinha – Minha Fantasia Sou Eu, conta a história do jornalista, produtor musical e de televisão Carlos Fernando Mazza, um dos fundadores da Escola de Samba Não Agite.

O lançamento integra a Mostra Cinema e Carnaval, que a Cinemateca apresenta de terça (18/2) a domingo (23/2), com exibição grátis de filmes clássicos nacionais como a Baronesa Transviada, com Dercy Gonçalves, Carnaval Atlântida, com Oscarito e Grande Otelo, Carmen Miranda: Banana is My Business, além de Madame Satã e A Lira do Delírio, que encerram a programação.

Produções locais como Lápis - de Cor e Salteado e Maé da Cuíca: Vila Tassi e a Bateria Boca Negra, de Nivaldo Lopes, Um Carnaval que Passou, de Yanko Del Pino, e Ney Souza: o Senhor do Tempo, de Estevan Silvera, acompanhadas de bate-papo com os realizadores, também fazem parte da mostra.

Os filmes são do acervo da Cinemateca e a programação se estende ao Cine Guarani, que exibe também a comédia Ó Pai Ó, com Lázaro Ramos, e o Programa Cine Samba, diversos documentários sobre personagens do carnaval brasileiro como Mestre Jorjão, diretor de bateria de escolas de samba criador das famosas "paradinhas", e as “tias” Eunice, Doca e Surica, Pastoras da Velha Guarda da Portela.

Mazzinha

Curitibano de nascimento, Carlos Fernando Mazza, o Mazzinha, é escritor e jornalista. Com 17 anos presidiu o Não Agite, o bloco de carnaval coxa-branca, que mais tarde passou a ser uma escola de samba das mais premiadas da época.

“Mazzinha tem tantas histórias que resolvi registrar em um documentário a vida deste carnavalesco curitibano, que como disse o jornalista Dante Mendonça, é o melhor mestre-sala que o Rei Momo conheceu em Curitiba”, destaca Estevan Silvera, diretor do filme.

SERVIÇO

Data: de terça (18/2) a domingo (23/2)
Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174)

20/2 (QUI) – 19h
Lançamento
Mazzinha - Minha Fantasia Sou Eu
História do jornalista, produtor musical e um dos maiores entusiastas do carnaval curitibano, Carlos Fernando Mazza, ou simplesmente Mazzinha”, o único passista a tocar seu ritmo em um mini pandeiro.
Bate-papo com: Mazzinha, Estevan Silvera, Pedro Merege e equipe do documentário.
Classificação: Livre

21/2 (SEX)
16h - O QUE FOI O CARNAVAL DE 1920
Aspectos do carnaval no Rio de Janeiro: o corso na Avenida Rio Branco; Baile à Fantasia no Hotel de Santa Rita; o Baile Infantil do Teatro República; desfile de carros alegóricos das sociedades carnavalescas dos Fenianos e dos Democráticos.

CARNAVAL ATLÂNTIDA
Xenofontes, um sisudo professor de mitologia grega é contratado pelo produtor Cecílio B. de Milho como consultor da adaptação do clássico Helena de Tróia para o cinema.  Ao mesmo tempo, dois empregados do estúdio, que trabalham como faxineiros, sonham em transformar o épico grego numa comédia carnavalesca. Classificação: 10 anos

18h - A BARONESA TRANSVIADA
Uma manicure, ao receber uma herança, resolve investir na produção de um filme carnavalesco, enquanto os parentes da baronesa que a beneficiara, tentam armar um golpe contra ela. Classificação: 10 anos

22/02 (SAB)
16h – CARMEN MIRANDA
A morte de Carmen Miranda, em 1955, emocionou todo o Brasil. Carmen foi a primeira atriz de formação brasileira a se projetar no cinema internacional. Cenas de sua vida e de seus filmes, mostrando seus números musicais de maior sucesso

Carmen Miranda: Bananas Is My Business
O filme conta a extraordinária história da estrela brasileira que conquistou a imaginação e o coração do mundo e permanece como a mais famosa brasileira a conquistar as telas do cinema, conhecida nos EUA como a The Brazilian Bombshell. Classificação: Livre

18h - A Baronesa Transviada
Classificação: 10 anos

23/02 (DOM)
16h - A LÍRA DO DELÍRIO
No bloco carnavalesco “A Lira do Delírio” um grupo de personagens cariocas vive o êxtase. Fora do carnaval, cruzam-se num cabaré da Lapa. Ness Elliot tem o filho sequestrado e cai na manipulação de Claudio, misto de malandro e homem de negócios. O repórter de polícia Pereio faz de tudo para ajudá-la enquanto também investiga o assassinato de um homossexual. Classificação: 16 anos

18h - MADAME SATÃ
Lapa anos 30: o cotidiano e a intimidade de João Francisco dos Santos - malandro, artista, presidiário, pai adotivo, negro, pobre, homossexual - e seu círculo de amigos, antes de se transformar no mito Madame Satã, lendário personagem da boêmia carioca. Classificação: 16 anos

Cine Guarani (Av. República Argentina, 3430 – Portão Cultural)
18/2 a 20/2 (TER, QUA, QUI)
15h – Programa Cinesamba 2
Um perfil do diretor de bateria de escolas de samba, Mestre Jorjão, criador das famosas "Paradinhas", e de como começou na bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

Batuque na cozinha
O filme apresenta as “tias” Eunice, Doca e Surica – Pastoras da Velha Guarda da Portela, conhecidas e respeitadas no mundo do samba por comandar tradicionais rodas de fundo de quintal. 

Nelson Sargento
Retrato biográfico do sambista Nelson Sargento durante uma visita ao Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro.

Geraldo
Um mergulho no universo do samba e na cultura negra paulista através da obra do compositor Geraldo Filme.Classificação: Livre

17h - Ó Paí, Ó
O filme conta a história dos moradores de um animado cortiço no Pelourinho, em Salvador. Tudo se passa no último dia do Carnaval, quando todos se divertem em meio a muita música, dança e alegria. Classificação: 14 anos

21/2 (SEX)
15h - Carmen Miranda
17h - A Baronesa Transviada

22/2 (SAB)
15h - O Que Foi o Carnaval de 1920!    

Carnaval Atlântida
17h - A Baronesa Transviada
23/2 (DOM)
15h - Carmen Miranda
Carmen Miranda: Bananas Is My Business

17h - A Lira do Delírio

Entrada gratuita

OFICINA: CRIAR CORPO COM FERNANDO DE PROENÇA E RENATA ROEL (PR)

A oficina acontece a partir do estudo de possibilidades de fazer convites à participação do espectador no ato performativo e também dos estados corporais do artista que media a ação.

Inscrições: www.sympla.com.br/casahoffmann

15 vagas disponíveis

SERVIÇO

Data(s): 18/02/2020 a 20/02/2020 - 3ª e 4ª e 5ª feira

Horário(s): 14h ~ 17h (TER ~QUI)

Espaço Cultural: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento

Endereço: Rua Claudino dos Santos, 58 - São Francisco

Classificação: 18 anos

Ingresso: gratuito

 

OFICINA O CORPO COM

Ementa: A partir do estudo de possibilidades de fazer convites à participação do espectador no ato performativo e também dos estados corporais do artista que media a ação, promove-se nesta oficina, práticas de criação atentas a uma experiência corporal que se tece de situações inusitadas passíveis de gerar condições diferenciadas de atuação tanto para o artista como também nos possíveis desdobramentos do ato performativo que podem ampliar-se cidade afora.

Fernando de Proença e Renata Roel compartilham suas práticas artísticas desde 2011. Em parceria, desenvolvem trabalhos que investigam as dramaturgias de convite para estar com, investindo na criação de outras possibilidades de construir o junto na esfera do performático. Juntos, trabalham em ações teórico-práticas. Deste modo, constroem: Se ela dança, eu danço (2011), Baile (2015), Levante! (2016), Irrefreável (2017) e 5 planos para construir juntos (2018).

levanteprojeto.wordpress.com

SERVIÇO

Data: 18, 19 e 20 de fevereiro

Horário: 14h às 17h

Classificação Etária: a partir de 18 anos

Vagas: 15

Público Alvo: artistas, artistas do corpo, dançarinos e interessados em geral no corpo e movimento

Inscrições através do link:

https://www.sympla.com.br/oficina-o-corpo-com---com-renata-roel-e-fernando-de-proenca-na-casa-hoffmann__767963

 

ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ FAZ DOIS CONCERTOS GRATUITOS NO MUSEU OSCAR NIEMEYER, EM CURITIBA

Apresentação está marcada para quarta-feira (19), às 18h.

Por G1 PR — Curitiba

A Orquestra Sinfônica do Paraná vai fazer concerto gratuito no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, quarta-feira (19), às 18h, dentro do projeto "Concertos de Verão".

O repertório contará com obras de Mozart, Beethoven, Dvorák, Brahms e Strauss.

Conforme a assessoria da orquestra, o concerto tem como objetivo aproximar a plateia dos músicos, eliminando a barreira criada pelo palco e tornando o ambiente mais intimista.

A apresentação também terá a participação do maestro-titular da Orquestra Acadêmica de Mozarteum Brasileiro e maestro convidado da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Carlos Moreno.

SERVIÇO

Data: 19/02/20

Horário: 18h

Local: Museu Oscar Niemeyer

Endereço: R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico

 

EXPOSIÇÃO "A ESPERA – FRONTEIRAS EFÊMERAS DO PROCESSO ARTÍSTICO"

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba está presente no Sesi Casa Heitor Stockler de França. Sob a curadoria de Carolina Paulovski, um grupo de cinco mulheres artistas se reúne para pensar seu processo artístico e como ele se desenvolve ao longo de suas trajetórias. As artistas Ana Artigas, Giovana Casagrande, Leila Alberti, Sonia Vasconcellos e Verônica Filipak retratam nesta exposição seus percursos nos diversos territórios artísticos, discutindo seus universos particulares e apresentando trabalhos em diferentes materiais e técnicas, desde a solidez da cerâmica até as tramas do bordado e a pintura.

SERVIÇO

Datas: 01/02 a 17/02/2020

Horário: terça a sexta, das 13h às 17h

Valor: gratuito
Classificação: livre
Local: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler De França
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro
Observação: espaço sujeito a lotação (ingressos à venda no local 1 hora antes da ação)

Evento

12/02 - 18:30h

Conversa na Casa com a artista Sonia Vasconcellos, que recebe a psicanalista Priscila Frehse para falar sobre sua obra na exposição “A Espera”.

* Entrada gratuita

* Espaço sujeito a lotação

 

SAMBA E K-POP AGITAM O PRÉ-CARNAVAL DESTE FIM DE SEMANA

O coreto do Passeio Público volta a receber, neste fim de semana, atrações pré-carnavalescas para agradar crianças e adultos. No sábado (15/2), às 16h, acontece a segunda aula de cultura brasileira e iniciação ao samba, com teatro e música. No domingo (16/2), às 14h, será a vez do esquenta do Carnaval Nerd - o primeiro de rua e com apoio da Prefeitura e voltado para os fãs de HQs e mangás. Para participar é só vestir a fantasia ou uma roupa confortável e aparecer. A programação é grátis.

A aula de cultura e samba também acontecerá domingo (16/2), às 12h, no Memorial de Curitiba e, a partir de segunda-feira (17/2), nas dez Administrações Regionais da Prefeitura. O objetivo  é envolver na atividade os estudantes da rede municipal de ensino e crianças e adolescentes que frequentam os projetos sociais da Fundação de Ação Social (FAS) nos bairros de Curitiba. 

Caindo no samba e no K-pop

Durante cerca de 40 minutos, três atores, sete músicos, Rei Momo, Rainha e a duas princesas do Carnaval comandarão a brincadeira no Passeio Público. O espetáculo terá a mesma estrutura no dia seguinte, só que sem a presença do Cortejo Real. “Vai ser ainda mais animado que no ano passado, com mais cara de Carnaval”, conta o diretor artístico da Fundação Cultural, Édson Bueno.

No domingo (16/2), no lugar do samba e de os sambistas, será a vez dos cosplayers e apaixonados por jogos de realidade aumentada para smartphone tomarem conta do mais antigo parque de Curitiba.

“Vai ser uma preparação pro nosso carnaval de rua, com som para todos dançarem e desfile de cosplay”, antecipa o idealizador e organizador do evento, Rogério Ramos. No lugar de samba, a trilha sonora da festa será o K-pop, gênero musical nascido na Coreia do Sul. O 1º Carnaval Nerd de Rua será no sábado de Carnaval (22/2), a partir das 11h, na Praça Santos Andrade.

Blocos nas ruas

Também vai ter samba no Sítio Cercado, com o bloco Garibaldis e Sacis. A folia toma conta da Rua São José dos Pinhais (entre as ruas Nova Aurora e Lauro Gentil Portugal Tavares) a partir das 15h e vai até as 19h de domingo (16/2).

No Centro, desfilam o 3º Corso Carnavalesco do Elas Clube, de veículos antigos, e os blocos Barbúdia e Brasilidades + Joana Profunda. O corso se concentra às 15h, na Praça da Espanha, no Batel. O Barbúdia também sai no sábado (15/2), às 16h, da Praça Generoso Marques. O segundo se reúne no domingo (16/2), também a partir das 16h, nas Ruínas de São Francisco.  

SERVIÇO

Sábado (15/2)
15h: na Praça da Espanha, (quadra final da Rua Coronel Dulcídio, no Batel), concentração do corso de carros antigos

16h: bloco Barbúdia se concentra na Praça Generoso Marques, em frente ao Paço

16h: no Passeio Público, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, “aula” cultura popular e samba no coreto

Domingo (16/2)
12h: no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico, “aula” de cultura popular e samba

14h: no coreto do Passeio Público, esquenta do Carnaval Nerd

15h: no Sítio Cercado, Garibaldis e Sacis

16h: nas Ruínas de São Francisco, concentração do bloco Brasilidades + Joana Profunda

 

VEÍCULOS CULTURAIS TERÃO PROGRAMAÇÃO GRATUITA NESSE FDS

O Ônibus Palco e o Ônibus Museu participaM do Verão Curitiba 2020, que acontece até 16 de fevereiro.

O ônibus Museu funciona como um museu móvel, abordando temas como história, paisagem urbana de Curitiba e museologia. Estações interativas apresentam desde a pré-história da região curitibana até a formação da metrópole moderna, com suas paisagens, mistura de etnias e interferências artísticas. Um conteúdo em 3D ainda permite visitas virtuais a grandes museus do mundo e também de Curitiba.

Já no Ônibus Palco oferta shows com repertório populares e clássicos do mundo todo e espetáculos circense.

Os dois veículos fazem parte do projeto Ônibus da Cultura, idealizado pelo centro cultural privado Solar do Rosário e realizado por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

DATA: 15 de fevereiro

HORÁRIO: 14h às 18h

LOCAL: Parque Barigui

ENDEREÇO: Av. Cândido Hartmann, S/N - Bigorrilho

DATA: 16 de fevereiro

HORÁRIO: 14h às 18h
LOCAL: Passeio Público

ENDEREÇO: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n - Centro

 

PROGRAMA GRATUITO DO SESC PAÇO DA LIBERDADE, O CINEPENSAMENTO CONTEMPLA FILMES DO CIRCUITO ALTERNATIVO PARA CURTIR E PENSAR

O programa gratuito do Sesc Paço da Liberdade não foi batizado de Cinepensamento à toa. A programação é bem diferenciada do cardápio oferecido pelas salas comerciais. O objetivo é aproximar o público de outras formas de expressão artística dentro da Sétima Arte, muito além do be-a-bá de sucessos americanos. Além disso as sessões gratuitas acontecem às 15h dos sábados e domingos, dias em que os cinemas comerciais cobram bem mais caro pelos ingressos. Confira as próximas exibições do Cinepensamento:

Data: 15/02 às 15h
O QUE ESTÁ POR VIR
Drama francês, de 2016, dirigido por Mia Hansen-Løve
Sinopse: Nathalie (Isabelle Huppert) é professora de filosofia, tem dois filhos que pouco vê e um marido também docente, seu companheiro há 25 anos. Entre trocas de ideias com o pupilo anarquista, ligações insistentes da mãe solitária e piquetes de alunos, ela leva uma vida tranquila. Mas tudo está para mudar.

Data: 16/02 às 15h
COLUMBUS
Drama americano, de 2017, dirigido por Kogonada
Sinopse: Casey (Haley Lu Richardson) vive com sua mãe em Columbus, uma cidade pequena e de arquitetura modernista. Jin (John Cho), um visitante do outro lado do mundo, visita seu pai que está quase falecendo. Sobrecarregados pelo peso do futuro, eles encontram refúgio um no outro e na arquitetura que os rodeia.

SERVIÇO

Data e Horário: 15 e 16 de fevereiro das 15h às 17h
Local: Sesc Paço da Liberdade
Endereço: Praça Generoso Marques, 189
Gratuito

 

JORNADA PORTAS ABERTAS – EDIÇÃO ESPECIAL MUNDO AF

Esta edição é para você que tem curiosidade em conhecer como a Aliança Francesa de Curitiba funciona!
Você vai imergir na cultura francesa e francófona com diversas atividades durante o dia para você aproveitar o nosso mundo AF.

A programação começa na melhor hora do dia – almoço.Contamos com um Menu bem estilo francês no Café Babette. E às 12h, temos o tradicional Menu Français, com petiscô à dédô – porções de comidinhas à la française. Após, daremos inicio as Démo Aulas, uma demonstração do nosso NOVO método pedagógico, exclusivo Aliança Francesa no Brasil.

As atividades culturais ocorrerão no Café Babette com temas atuais e dinâmicos. São várias novidades:

Français Flix que mostra um panorama do cinema e séries francófonas;

Os grandes monumentos franceses;

Visão literária da segunda guerra mundial;

A tarde será dividida entre aulas, ateliers e também vai ter caça ao tesouro Astérix et Obélix (a cada 10 minutos – ao longo do dia).

Teremos dois sorteios de 100% para bolsas de estudos durante o evento, um às 16h00 e outro às 18h30. Mas lembre-se, para validar sua bolsa será preciso estar presente no ato do sorteio. * Apenas para nível Iniciante – A1.1*

Esperamos ansiosamente sua presença! Temos muita coisa boa para te apresentar. À très bientôt!

Confira a programação e inscreva-se:

 https://afcuritiba.com.br/evento/jornada-portas-abertas-edicao-especial-mundo-af/

 

CINE GUARANI - SESSÃO LIVRE

 15h - OS PORRALOKINHAS
(BR, 2007, aventura, 80’)

Classificação: livre

Um grupo de crianças em uma colônia de férias corre risco de vida ao se deparar com um criminoso que foi transformado em jacaré, e está buscando um talismã em forma de sapo para voltar à sua forma humana.
Direção: Lui Farias
Elenco: Heloísa Périssé, Lúcio Mauro Filho, Flávio Migliaccio, Denise Fraga

17h - O DIÁRIO DE TATI
(BR, 2012, comédia, 90’)

Classificação: livre

A adolescente Tati conta, de forma divertida, todos os problemas de sua juventude ao seu diário. Desde ficar em recuperação em matemática até os esforços para conseguir fisgar Zeca, sua paixão atual.
Direção: Mauro Farias
Elenco: Heloisa Perissé, Louise Cardoso, Marcos Caruso, Márcia Cabrita
SERVIÇO 

Data(s): 13/02/2020 a 16/02/2020 - 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Horário(s): 15h | 17h (QUI ~ DOM)

Espaço Cultural: Cine Guarani – Portão Cultural

Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão

Ingresso: gratuito

BOM DIA
(Ohayô, Japão, 1959, 94')

Classificação: livre

Num pequeno bairro do Japão dos anos 50, uma novidade vem abalar a tranquilidade habitual: a televisão. Isamu e Minoru, duas das crianças fascinadas pela caixinha mágica, reclamam uma televisão só para eles. Os pais recusam o pedido, e os filhos em protesto optam por uma greve de silêncio, originando um conflito familiar e uma série de confusões no bairro.

Direção: Yasujiro Ozu
Elenco: Chishu Ryu, Yoshiko Kuga, Kuniko Miyake

SERVIÇO

Data(s): 15/02/2020

Horário(s): 16h (SÁB)

Espaço Cultural: Cinemateca de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco

Ingresso: gratuito

PELO MALO
(Venezuela/Perú/Argentina/Alemanha, 2013, drama, 95’)

Classificação: 16 anos

Junior é um menino venezuelano de 9 anos que tem o cabelo crespo. Para a foto da escola, ele quer alisar seu cabelo e ficar parecido com um cantor, mas sua mãe não está de acordo com isso.

Direção: Mariana Rondón
Elenco: Samuel Lange Zambrano, Samantha Castillo, Beto Benites, Nelly Ramos e María Emilia Sulbarán.

 SERVIÇO 

Data(s): 14/02/2020

Horário(s): 19h (SEX)

Espaço Cultural: Cinemateca de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco

Ingresso: gratuito

 

TEATRO EBANX REGINA VOGUE -  3ª MOSTRA DE PALHAÇOS

Neste fim de semana o TEATRO EBANX REGINA VOGUE, LOCALIZADO NO SHOPPING ESTAÇÃO, RECEBE EM SEU PALCO A 3ª MOSTRA DE PALHAÇOS. O espetáculo circense, exibido nos dias 15 e 16 de fevereiro, contempla o projeto ingresso consciente.

Para assistir à mostra, que reúne dez espetáculos de artistas curitibanos e convidados, todos com a linguagem do palhaço, o público paga o quanto puder ou quiser, não há valor fixo.

Serviço:

Quando: sábado (15) e domingo (16)

Horário: 12h e às 21h (sábado) e às 13h e às 18h (domingo)

Quanto: ingresso consciente – pague o quanto puder ou quiser

Onde: Teatro EBANX Regina Vogue – Piso L2 do Shopping Estação

Mais informações pelo telefone (41) 2101-8292

 

KUBO E AS CORDAS MÁGICAS

(EUA, 2016, aventura, 101')

Classificação: 12 anos

Kubo vive uma normal e tranquila vida em uma pequena vila no Japão com sua mãe. Até que um espírito vingativo do passado muda completamente sua vida, ao fazer com que todos os tipos de deuses e monstros o persigam. Agora, para sobreviver, Kubo terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai.

Direção: Travis Knight (II)

SERVIÇO

Data(s): 13/02/2020

Horário(s): 19h (QUI)

Classificação: 12 anos

Espaço Cultural: Cine Guarani – Portão Cultural

Endereço: Av. República Argentina, 3430 - Portão

Ingresso: gratuito

 

A DINÂMICA SINGULAR DO MÉTODO MAK’GREGOR

Lançamento do livro e sessão de autógrafos com Maria Goreti Amboni Stadtlober.

A obra reúne informações de filosofia (pensamento), ontologia (sentimento) e ciência (experimento) permeadas pelo estado da arte.

Maria Goreti Amboni Stadtlober é pós-doutora em Educação, Linguagem e Cibercultura pela UNIFESP-SP e dirige a Faculdade Livre de Filosofia e Linguagem Contemporânea em Curitiba.

SERVIÇO

Data: 11/03/2020

Hora: 19:30 - 20:30

Local: Livrarias Curitiba - Shopping Estação

Endereço: Sete de Setembro, 2775 – Curitiba

Entrada gratuita

 

TREINAMENTO: FLYING LOW E PASSING THROUGH – VOANDO BAIXO E ATRAVESSANDO CLARICE LIMA (SP)

Flying Low e Passing Through são técnicas complementares de dança contemporânea criadas por David Zambrano (Venezuela/ Bélgica). Flying Low, trabalha a relação do bailarino com o chão de forma ágil e dinâmica, já o Passing Through, é uma técnica de improvisação e composição instantânea que trabalha o movimento de forma dinâmica, sempre atravessando/cortando o espaço com o seu deslocamento do corpo.

Inscrições: www.sympla.com.br/casahoffmann

35 vagas disponíveis

Serviço:

Data(s): 10/02/2020 a 16/02/2020 - 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Horário(s): 14h30 ~ 17h30 (SEG ~ SEX) | 18h (SEX) | 11h30 (SÁB) | 12h30 (DOM)

Espaço Cultural: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento

Endereço: Rua Claudino dos Santos, 58 - São Francisco

Classificação: 16 anos

Ingresso: gratuito

 

POETAS DE TODO BRASIL

O projeto Cultura Algures está recebendo poemas de todo Brasil até o dia 7 de fevereiro para ações de incentivo à leitura que o projeto realiza em diversas cidades. Serão selecionados pelo menos 100 poemas, de todas as regiões do país para compor o Varal Poético, a Caixinha de Pequenos Poemas e outras ações do projeto, que tem por objetivo divulgar a poesia e a cultura produzida por todo o Brasil. O primeiro evento do qual o projeto participa esse ano será a 8ª Semana de Poesia de Cachoeirinha/RS, em março, e muitas outras ações estão previstas.

Os poemas devem ter no máximo uma página e não há limite de quantidade de poemas a serem inscritos.

Basta enviar um e-mail para culturaalgures@gmail.com com o(s) poema(s) em arquivo PDF (atenção pois tipos de arquivos diferentes não poderão ser abertos) e no corpo do e-mail deve constar o nome do poeta, cidade/estado, e um link para acesso ao trabalho do poeta.

Participe, divulgue e ajude a espalhar poesia Algures!

 

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS FOTOGRÁFICOS HISTÓRICOS

Uma das atividades que integra a exposição Ilhas da Imaginação, que toma como ponto de partida o acervo tridimensional da instituição, é o Curso "Introdução aos Processos Fotográficos Históricos", que acontece gratuitamente no dia 20 de fevereiro, às 15h00.

Ministrado por Tárcilo Pereira, o curso teórico traz um breve panorama sobre os diversos processos históricos da fotografia analógica.Será feita uma introdução sobre a história da fotografia, passando por técnicas que antecederam a invenção da foto (como a heliogravura, a daguerreotipia, a cianotipia e o calótipo), e seguindo até a criação da película (filmes fotográficos de 35mm e 120mm). Serão abordados também os processos desenvolvidos por Hercules Florence, inventor francês que viveu no Brasil por volta de 1840, além das técnicas de impressão em placa seca e placa molhada – forma de impressão inventada e largamente utilizada no século XIX.

Se você se interessa por fotografia e quer saber mais sobre seus processos históricos, não perde essa!

SERVIÇO:

- Quando: 20 de fevereiro de 2020, quinta feira, das 15h às 18h

- Público alvo: Pessoas interessadas em fotografia, que ainda não estejam familiarizadas com processos históricos.

- Curso gratuito

- Onde: Sala de projeção do MIS-R (Rua Barão do Rio Branco, 395 - Centro)

- Inscrições pelo email educativomis@secc.pr.gov.br – O curso é gratuito, mas as vagas são limitadas. A participação só será confirmada mediante inscrição.

- Mais informações: http://www.mis.pr.gov.br/

           

LANÇAMENTO DO LIVRO, BATE-PAPO, SESSÃO DE AUTÓGRAFOS E FOTOS COM MARCOS MION

O apresentador, ator e empresário Marcos Mion lança a obra “Detone este livro com seu filho”, participa de um bate-papo com o público e assina o livro.

Diversão em conjunto

Na obra, o autor lança um desafio aos pais: passar mais tempo de qualidade com os filhos, apenas brincando e curtindo. Para ajudar na tarefa, ele reuniu 46 atividades lúdicas e 20 adivinhas que vão levar todos a se divertirem com corridas, origamis, desenhos, cartas e jogos, tudo regado com muito ketchup!

O livro explora diversos pontos que vão aproximar os pais e seus pequenos, tais como as histórias das famílias, a criação de desenhos com materiais inusitados, a diversão por fazer bagunça junto com as crianças. Por fim, os adultos vão descobrir que não precisam de tela para que as crianças fiquem entretidas e criem memórias cheias de afeto.

Stefano, filho de Marcos Mion, durante uma caminhada, sugeriu a ideia principal para o conteúdo da obra: atividades para pais e filhos fazerem juntos. A capa, também foi feita por ele, que ainda aprovou os adivinhas e as caricaturas.

Serviço

Data: 10 de fevereiro (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium

Endereço: Av. Pres. Kennedy, 4121, Portão

Custo: A entrada é franca e no local já estão sendo distribuídas 200 senhas numéricas para os autógrafos e fotos.

 

MASTERCLASS DE ROTEIRO - NÚCLEO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS DE CURITIBA (NPA)

A roteirista e diretora curitibana Jessica Candal e o roteirista e professor da renomada escola de cinema latino-americana, EICTV-Cuba, Daniel Tavares irão ministrar a Masterclass de Roteiro de abertura das atividades do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba (NPA) – Edição 2020.
Este primeiro encontro irá abordar os fundamentos de desenvolvimento de histórias, como estrutura, personagens, gêneros dramáticos, etapas de desenvolvimento e processos criativos.

Inscrição pra masterclass: www.tambormultiartes.com

Serviço:

Data(s): 07/02/2020 a 09/02/2020 - 6ª feira, sábado e domingo

Horário(s): 19h ~ 22h (SEX) | 10h ~ 18h (SÁB | DOM)

Espaço Cultural: Cinemateca de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco

Ingresso: gratuito

 

DOMINGO DA COMUNIDADE: MAIS UMA NOVIDADE DO MUSEU DA VIDA!

Cada vez mais parece que estamos distante de nossos vizinhos, muitas famílias dizem até mesmo não conhecer as pessoas que moram a apenas algumas casas de distância ou não sabem se tem outra criança na rua, um amiguinho para brincar junto com os seus filhos.

Para mudar esse cenário, o Museu da Vida preparou um evento especial, com o objetivo de reunir a comunidade, para que todos se conheçam, troquem experiências, conhecimentos, aprendam coisas novas e principalmente, se divirtam juntos!

Nesses dias, a equipe do Museu desenvolverá atividades na Rua do Brincar, explorando e resgatando brincadeiras antigas com as famílias presentes. Haverá também percursos, cantinhos da pintura, da leitura, cantigas de roda, brincadeiras conduzidas pelo mediadores e ainda, será possível aproveitar para fazer uma trilha no bosque, conhecer as exposições e aproveitar o espaço para um piquenique em família!

Para esse domingo, está programado “O Especial de Massinha”. Participe e leve tinta guache e massinhas, para ajudar o Museu.

Serviço:

Data: 09/02

Horário: das 14h às 17h

Local: Museu da Vida

Endereço: Rua jacarezinho, 1691, Mercês

Entrada gratuita

 

LANÇAMENTO DO LIVRO "NO TANQUE DO QUINTAL TEM UM MAR PRA JUVENAL"
Com ilustrações da Carla Lado B.

Serviço:
Data: 08/02
Horários: a partir das 14h
Local: Editora Inverso, Rua Doutor Goulin, 1523

CRÍTICOS DE CINEMA COMENTAM INDICAÇÕES DO OSCAR 2020 NA LIVRARIA CULTURA

Bate-papo acontece nesta sexta-feira (7), a partir das 19h

O Oscar 2020 está chegando e para entrar no clima do tapete vermelho do cinema a Livraria Cultura do Shopping Curitiba recebe em mais um ano o bate-papo promovido pelo site Mondo Bacana com os melhores críticos de cinema da cidade. O evento acontece nesta sexta-feira (7), às 19h.

Pelo oitavo ano consecutivo, Abonico Smith (Mondo Bacana), Flávio Jayme (Pausa Dramática), Marden Machado (Cinemarden), Paulo Camargo (A Escotilha) e Tom Lisboa (UTP) se reúnem para comentar a maior premiação do cinema mundial.

Juntamente com o público, que participa com perguntas e comentários, os jornalistas falarão das indicações, das ausências, dos favoritos e das surpresas. Em 2020, um dos maiores destaques é o longa sobre um dos grandes vilões dos quadrinhos, o Coringa, que recebeu 11 indicações ao todo. Logo atrás vem a produção da Netflix dirigida por Martin Scorsese “O Irlandês”, o épico de guerra do diretor Sam Mendes “1917” e o nono filme do diretor Quentin Tarantino “Era Uma Vez em Hollywood” com 10 indicações cada.

A cerimônia de entrega dos prêmios da 92ª edição do Oscar acontece dia 9 de fevereiro e tem transmissão ao vivo no Brasil pelo canal TNT.

Serviço: Bate-papo Oscar 2019
Data: 7 de fevereiro
Horário: a partir das 19h
Onde: Livraria Cultura – Shopping Curitiba 
Entrada franca

 

3.ª EDICÃO DO BAZAR DO VILAREJO

Serviço:

O bazar é aberto ao público e vai acontecer nos dias 08 e 09 e de fevereiro, sabádo das 13h às 20h e no domingo das 11h às 18h. Endereço: Rua Teffé, 889 – Bom Retiro, Curitiba.

 

OFICINA TRANSFORMING MOVEMENTS

Ementa: Prática dos Movimentos, “Danças Sagradas” de Gurdjieff, que exigem para sua execução o desenvolvimento de uma “especial atenção” e assim possibilitam que o aluno ao executá-los trilhe o percurso de voltar o olhar para si mesmo através do contato com seus centros motor, intelectual e emocional. George Ivanovich Gurdjieff notável compositor musical e autor foi um mestre espiritual de origem Armênia que trouxe para o Ocidente, na primeira metade do século XX, um vasto conhecimento de cunho filosófico, religioso e psicológico cujo principal propósito é o de auxiliar o ser humano no seu autoconhecimento.

Barsha cursou belas artes na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e iniciou o estudo dos Movimentos de Gurdjieff no Osho Multiversity Centering School (Pune/Índia) em 1993, posteriormente aprimorado na Europa e Estados Unidos com professores oriundos da Escola de Bennett (fundada por J. G. Bennett que foi discípulo direto do próprio Gurdjieff). Sua trajetória pessoal também foi marcada pelo encontro com Mestres Zen que lhe possibilitaram o aprofundamento na arte da meditação e da observação de si, qualidades presentes no seu modo ensinar. Desde então vem ministrando cursos, workshops e retiros para os mais variados públicos (buscadores, atores, bailarinos, etc.), tendo como instrumentos de base os Movimentos e Técnicas de Meditação.

Serviço:

Data: 08 de fevereiro

Horário: 9:30 às 11:30h

Classificação Etária: a partir de 16 anos

Vagas: 40

Público alvo: qualquer pessoa com interesse pelos estudos do movimento

Aula inaugural gratuita

Inscrições: https://www.sympla.com.br/aula-inaugural-transforming-movements-com-barsha-kim-pr__746565

 

UMA VIAGEM AO MUNDO DAS FÁBULAS É A ATRAÇÃO DESTA SEXTA (31) NO PROJETO CINE PIPOCA & PICOLÉ DA BPP

O projeto Cine Pipoca & Picolé da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) exibe nesta sexta-feira (31) o filme Uma Viagem ao Mundo das Fábulas, indicado ao Oscar de Animação em 2010. Dirigido pelo irlandês Tomm Moore, o longa-metragem conta a história de Brendan, um jovem que vive numa vila medieval remota, durante as invasões bárbaras. Sua vida muda radicalmente quando um mestre chega de terras estrangeiras trazendo um livro antigo e inacabado, que contém uma sabedoria secreta e muitos poderes. A sessão acontece às 14h30, no auditório, com entrada gratuita e distribuição de pipoca e picolé para o público.

Serviço:

Cine Pipoca & Picolé — Uma Viagem ao Mundo das Fábulas

Dia 31 de janeiro, às 14h30, no auditório da BPP

R. Cândido Lopes, 133, Centro — Curitiba/PR

Mais informações: (41) 3221-4980

 

GIBITECA COMEMORA O DIA DO QUADRINHO NACIONAL COM LANÇAMENTO DE HQ

Para celebrar o Dia do Quadrinho Nacional, a Gibiteca promove, na sexta-feira (31/1), às 19h, o bate-papo “Toda história em quadrinhos é autobiográfica” e o lançamento da HQ “Doce Jazz”, de Myllie Silva e Melissa Garabeli.

A partir das discussões do quanto a vida pessoal do escritor influencia suas histórias, a mediadora Myllie Silva questiona como cada autor lida com essa questão na hora de criar quadrinhos. Participam da conversa os quadrinistas e roteiristas Ariel da Cunha, Felipe Baléa, Fulvio Pacheco, Má Matiazi, Melissa Garabeli e Phellip William.

O lançamento da HQ “Doce Jazz”, da roteirista Myllie Silva e da ilustradora Melissa Garabeli, completa a comemoração.  “Doce Jazz” conta a história de Elisa, uma jovem que enfrenta dificuldades em adaptar-se a um país novo, mas encontra forças através do jazz.

Serviço:

Dia do Quadrinho Nacional na Gibiteca

Data: 31/1 (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)

 

BAFO DA GRALHA

O espetáculo Bafo da Gralha trabalha com algumas das vozes mais importantes da literatura paranaense em um caleidoscópio de diferentes gerações de autoras-mulheres paranaenses, revelando uma visão de mundo feminina no século XXI. Para montagem da peça, a CiaSenhas reuniu Alice Ruiz, Leonarda Glück, Luci Collin, Priscila Merizzio, Ma Ry e Sueli Araujo. Os textos foram selecionados e organizados em formato de dramaturgia pela diretora e também dramaturga Sueli Araujo.

Este projeto é realizado com o programa de apoio e incentivo à cultura -Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo do EBANX.

Créditos:

Notícia – Redação Bem Paraná

Foto – Rodrigo Janasievicz

 

Serviço:

De 29/01 a 16/02/2020

Quarta a domingo às 20h

Sábados às 18h e às 20h

Local: Alfaiataria

(R. Riachuelo, 274)

ENTRADA GRATUITA

                                                    

CO MOVER – ESTAR JUNTO, ESTAR NA DANÇA DO OUTRO, OUTROS ESTADOS DE DANÇA

20 DE JANEIRO A 20 DE MARÇO
Local: Casa Hoffmann
Horário: 12h às 13:30h
Vagas: 25 por dia

Público Alvo: artistas, dançarinos, estudantes de arte, atores, e interessados em geral no corpo e no movimento, e a todos que procuram ampliar seus processos expressivos.

Inscrições Gratuitas – Interessados deverão retirar senha na portaria da Casa Hoffmann 30 minutos antes do início de cada aula.

GLADIS DOS SANTOS (PR) – 3ªs e 5ªs
Classificação Etária: a partir de 14 anos

Ementa: Dança Comigo? É para “samambaiar”. Mover juntinho e separado pelo comum e singular. Fazer estrela, parada de mão. Serpentear. Rolar, girar, saltar até transbordar. Brincar de sequência de dança contemporânea. Vibrar rápido e lento, em cima e embaixo, recuar e AVANÇARRRR com R forte e cortante. Transmutar o que anestesiado está e o que preso fica. Ampliar espaços dentro fora dentro foraaaaaa. Fora a tudo aquilo que nos sucumbe. Descobrir o riso no drama, o patético no sério, a profundidade no raso e a ficção no real. Dança comigo?

GLADIS DOS SANTOS é artista cofundadora da Entretantas Conexão em Dança onde, investiga a criação coletiva, a resistência, o humor e os processos colaborativos com o público. É docente no Curso de Dança da UNESPAR/FAP. É mestre em Dança pela UFBA e doutoranda em Teatro na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). É Maria Samambaia e dentre outras coisas, gosta de entrevistar nas ruas e de dançar na SALA todos os dias, tropeçando em brinquedos e girando com crianças.

AIRTON RODRIGUES (PR) - 4ªs e 6ªs
Classificação Etária: a partir de 13 anos

Ementa: As aulas objetivam ampliar nos participantes a consciência do movimento, encontrando espaços internos e externos ao corpo através de exercícios e propostas de criação individuais. As propostas do artista promovem o encontro do movimento com sons, imagens, textos, e diversos materiais, auxiliando na desconstrução das lógicas antecipatórias postuladas ao mover, pensar, sentir e compartilhar.

Airton Rodrigues é bailarino, coreógrafo e ensaiador, atuando em companhias de dança como Balé Guaíra, Curitiba Cia de dança e SP Cia de dança. Iniciou seus estudos com Eva Shull (dança moderna), Cibele Sastre (análise do movimento) e Cintia Napoli (Dança contemporânea e ballet clássico). Recebeu bolsa de estudos para Bienal internacional de dança de Lion/ Paris em 2009. Aproximou sua trajetória na dança ao teatro com o estudo dos processos Criativos de Pina Bausch na Universidade Federal de Santa Maria/ RS. Estudante de fotografia e artista atuante como propositor, colaborador e preparador de elenco, em diversas produções cênicas na cidade de Curitiba.

 

OFICINA ESCULTURAS DE CERÂMICA: MODELANDO O CORPO

A oficina convida o público a explorar a técnica de modelagem em argila através da temática do corpo, como uma proposta de representação pessoal e artística que o indivíduo tem de si e de seu próprio corpo. Utilizando-se das técnicas básicas da cerâmica, a oficineira propõe um olhar autoral sobre a modelagem, orientando e dando soluções para o projeto de cada participante, a fim de criar uma peça escultórica.
 

Serviço:
Data: 21 e 31 de janeiro (terça e sexta-feira – turma única)
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 6 horas
Oficineiro(s): Dyéssica Fillippus

 

OFICINA ECOPRINT: CRIAÇÃO DE ESTAMPAS COM TINGIMENTO VEGETAL

Nesta oficina aprenderemos a fazer tingimento em tecido criando estampas com folhas e flores diversas. As estampas são inspiradas em formas orgânicas e elementos naturais, como das próprias flores e folhas utilizadas para o tingimento. É necessário que cada participante traga sua peça de roupa ou tecido para o desenvolvimento do trabalho.
 

Serviço:
Data: 22 e 23 de janeiro (quarta e quinta-feira – turma única)
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 6 horas
Oficineiro(s): Gabriele Pilatti

 

OFICINA ADOTE UM CAIXOTE

Nesta oficina, os participantes aprenderão sobre a arte de ressignificar objetos abandonados, trabalhando a madeira, lixando, serrando, pintando e restaurando, dando a um velho caixote um novo começo e aprendendo, no processo, a repensar o consumo e a treinar seu próprio olhar.
 

Serviço:
Data: 24 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 3 horas
Oficineiro(s): Michelli Reblin

OBS: Inscrições para qualquer uma das oficinas: enviar manifestação de interesse para o e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br a partir de 14/01/2020.
Classificação das 3 oficinas: Público em geral a partir de 16 anos.
Todas as oficinas são gratuitas, com emissão de certificado.

 

MARATONA MUSICAL – 37ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA DO SESI CULTURA PARANÁ

Um grupo de 16 pianistas tocará por 10 horas seguidas obras do guru e filósofo armênio George Gurdjieff & Thomas De Hartmann

A Maratona Musical 2020, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, está na 37ª edição e traz um grupo de 16 pianistas que tocará por 10 horas seguidas obras do guru e filósofo armênio George Gurdjieff & Thomas De Hartmann, compositor e pianista ucraniano. O evento será realizado no dia 26 de janeiro, das 9h às 19h, no Centro Cultural Sistema Fiep – Unidade Dr. Celso Charuri.

“De Sons e Terras Distantes” contempla a obra para piano de Gurdjieff & De Hartmann. O grupo de 16 pianistas faz parte do Coletivo PianoVero, alunos convidados da 37ª Oficina de Música de Curitiba.

Serão apresentadas pelo menos 38 peças ao longo das 10 horas. Elas foram compostas a partir de pesquisas realizadas pelo guru e filósofo armênio George Gurdjieff em suas peregrinações pelo Oriente Médio, Ásia Menor e Ásia Central ao longo de 20 anos, e as obras foram criadas em parceria com o compositor e pianista ucraniano Thomas de Hartmann.

Serviço:

Data: 26 de janeiro

Horários: 09 às 19h

Classificação: livre

Valor: gratuito
Local: Centro Cultural Sistema Fiep (Black Box) – Unidade Dr. Celso Charuri
Endereço: Rua Paula Gomes, 270

 

MON LANÇA CONCURSO DE FOTOS NO INSTAGRAM

O Museu Oscar Niemeyer (MON), em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura, acaba de lançar a campanha #meumon: revele o museu que só você vê.

O intuito é envolver ainda mais o público, especialmente no período de férias, aproveitando o maior fluxo de turistas na cidade. A campanha vai estimular o visitante a descobrir locais e ângulos inusitados do Museu, um dos lugares mais visitados e fotogênicos de Curitiba.

Durante o período da campanha #meumon – que vai até 1º de março de 2020 –, os participantes deverão marcar as fotos feitas no Museu com @museuoscarniemeyer e #meumon, lembrando que esta ação é válida apenas no Instagram e que também é preciso seguir o perfil do Museu nessa rede.

COMEMORAÇÃO - A campanha marca as comemorações dos 17 anos do MON e, por isso, os criadores das 17 fotos mais originais e criativas, escolhidas por uma comissão avaliadora, ganharão 100 ingressos cada, para presentear amigos e familiares com visitas ao Museu durante o ano de 2020, além de ter a fotografia exposta em uma galeria virtual do Museu, especialmente criada para a campanha.

“Com esta campanha, queremos aproximar cada vez mais nossos visitantes e proporcionar a eles novas e incríveis experiências, ao lançar olhar de forma inusitada sobre os inúmeros espaços conhecidos e também os inexplorados dentro do Museu”, comenta a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

“O Brasil e o mundo podem ser incentivados a visitar o nosso Museu quando forem impactados pelas imagens que os visitantes enviarem. É uma ação que vai destacar ainda mais esse cenário”, afirma o secretário da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Paraná, Hudson José. Confira mais informações neste link.

SOBRE O MON - O Museu Oscar Niemeyer pertence ao Governo do Estado. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina.

No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

SERVIÇO
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999 - Curitiba
museuoscarniemeyer.org.br
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas (oferecimento do Governo do Estado do Paraná).

 

FÉRIAS NA BIBLIOTECA PÚBLICA: PROGRAMAÇÃO DO ANO COMEÇA COM GINCANA DA LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, FILMES E OFICINAS

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) abre sua programação cultural de 2020 com uma série de atrações para o público infantil. Novas edições dos projetos Cine Pipoca e Gincana da Leitura são os destaques da agenda, que ainda inclui sessões diárias de contação de histórias e oficinas de trabalhos manuais. Todas as atividades são gratuitas.

A tradicional Gincana da Leitura, realizada anualmente pela Seção Infantil da BPP, homenageia nesta edição a escritora Clarice Lispector, cujo centenário será comemorado em dezembro. Durante todo o mês, as crianças participam de atividades de criação e interpretação, desenvolvidas a partir de três obras da autora: A Vida Íntima de Laura, O Mistério do Coelho Pensante e A Mulher que Matou os Peixes. A maratona termina com um evento de premiação e entrega de certificados. Informações e inscrições pelo telefone (41) 3221-4980 ou pelo e-mail infantilbpp@bpp.pr.gov.br.

A programação de janeiro ainda conta com sessões diárias da Hora do Conto e da Oficina de Trabalhos Manuais, além da exibição de quatro filmes no projeto Cine Pipoca (sempre às sextas-feiras, às 14h30) e da exposição de minipresépios da ONG Universidade Livre do Artesanato e Cultura Popular do Paraná (Uniart). Em cartaz no hall térreo desde o dia 5 de dezembro do ano passado, a mostra foi prolongada até 10 de janeiro. São 48 itens, confeccionados com os mais diversos tipos de materiais (vidros, lacres de latinhas, giz, casca de ovo, conchas, lâmpadas, sucata, moedas, fios, cápsulas de remédios e sementes). A visitação acontece das 8h30 às 20h.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Hora do Conto

De segunda a sexta, às 11h, 15h e 17h (aos sábados, somente às 11h)

* Às sextas, a atividade não acontece às 15h

Oficinas de Trabalhos Manuais 

De segunda a sexta, às 11h15, 15h15 e 17h15 (aos sábados, somente às 11h15)

* Às sextas, a atividade não acontece às 15h15

Cine Pipoca

Sempre às 14h30, no auditório

Dia 10 — Kiriku e a Feiticeira

Dia 17 — Um Time Show de Bola

Dia 24 — Ernest & Célestine

Dia 31 — Uma Viagem ao Mundo das Fábulas

Gincana da Leitura — Visitando Clarice: E Isso Foi Quase Verdade

Dias 15, 17, 22, 24, 29 e 31, das 14h às 16h, na Seção Infantil

Inscrições: (41) 3221-4980 ou pelo e-mail infantilbpp@bpp.pr.gov.br

 

Imprensa BPP

Biblioteca Pública do Paraná

(41) 3221- 4917

 

ANA MARIA RIBEIRO É QUEM COMANDA O PRIMEIRO MENU MUSICAL DE 2020

Apresentações gratuitas acontecem aos fins de semana, das 13h às 15h, no Shopping Curitiba

Quem abre a programação do Menu Musical em 2020, no Shopping Curitiba, é a pianista Ana Maria Ribeiro.

Formada em piano clássico pelo Conservatório Musical Santa Clara, Ana Maria tornou-se especialista em música italiana devido ao trabalho realizado por muitos anos em cantinas e trattorias de São Paulo junto do seu pai, o tenor Augusto Ribeiro.

As apresentações são gratuitas e acontecem aos fins de semana, sempre das 13h às 15h, no Largo Curitiba (piso L2).

Serviço

Menu Musical

Pianista: Ana Maria Ribeiro

Quando: sábados e domingos do mês de janeiro, das 13h às 15h

Quanto: gratuito

Aberto ao público

Onde: Largo Curitiba (piso L2)

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300