Passaporte Cultural

O Projeto Veredas Formativas: Passaporte Cultural caracteriza-se como um roteiro que oportuniza acesso a ações artístico-culturais na cidade, aos servidores ativos, aposentados e comunidade.

Sabe-se que o repertório cultural é resultado do acesso a diferentes experiências estéticas vivenciadas nas visitas mediadas, sessões de cinema, bate-papo, exposições, espetáculos, oficinas, vivências e encontros literários, oportunizando a interação do indivíduo com a produção cultural local. Dessa forma, amplia-se a percepção, promovendo diferentes interpretações de mundo, podendo ressignificar as práticas em desenvolvimento pessoal.

A Secretaria Municipal da Educação, por meio da Gerência de Educação, Cultura e Desenvolvimento Pessoal, desenvolve ações que visam propiciar a ampliação do repertório cultural dos profissionais da educação. 

Nesse sentido, em 2019 os servidores interessados (ativos e aposentados) e comunidade puderam participar, ao longo de dois meses, do projeto-piloto que aconteceu fora do horário de trabalho, oportunizando acesso às ações dos espaços culturais parceiros.

Levando-se em conta a repercussão do projeto piloto e visando a ampliação da formação cultural dos profissionais da educação (ativos e aposentados) e comunidade, a Gerência de Educação, Cultura e Desenvolvimento Pessoal propõe, juntamente com seus parceiros, a continuidade do roteiro cultural que oportunizará o protagonismo do professor ao determinar seu próprio percurso de desenvolvimento profissional (PRYJMA; WINKELER, 2014), tendo como pressuposto o fortalecimento do sentimento de pertencimento assim como a apropriação dos bens culturais da cidade.

Participe e inscreva-se nas turmas!

 

PASSAPORTE CULTURAL - ÁSIA: A TERRA, OS HOMENS, OS DEUSES

PASSAPORTE CULTURAL - EXPOSIÇÃO EU SOU PATRONO

PASSAPORTE CULTURAL - EXPOSIÇÃO: O MUNDO MÁGICO DOS NINGYOS

PASSAPORTE CULTURAL - VISITA MEDIADA COM A CAIXA CULTURAL CURITIBA

 

Preencha a avaliação da ação cultural que participou, usando o QR code!