Concertos na Escola

 

 

 

Concertos nas Escolas são momentos culturais na modalidade de concerto didático, que acontecem nas unidades educacionais. Podem ser oriundos de editais de cultura como a Big Time Orquestra, ou ainda podem ser realizados por parceiros voluntários como a Camerata UTFPR e a Banda do Exército da 5.ª DE. Têm como público alvo as crianças e estudantes, os profissionais das equipes pedagógico/administrativa e demais funcionários, além da comunidade do entorno da unidade escolar, conforme a capacidade deste local. O número de concertos é determinado pela disponibilidade dos parceiros voluntários, ou pelo projeto aprovado no edital de cultura.

Cabe destacar, que o espaço físico da unidade onde deve acontecer o concerto e suas características de acústicas é um fator importante que interfere na experiência estética da plateia. Nesse sentido, a Gerência Educação e Cultura da SME preza para que esse contato com a música seja prazeroso e de qualidade.

O repertório do Projeto Concertos nas Escolas é variado, conforme as características e do grupo instrumental e/ou vocal, que realiza o concerto didático.