As crianças e a cidade

    Publicado por:  Aline Eluize Cardoso

As crianças e a Cidade! #326 #anos

Parabéns a nossa belíssima Curitiba! 
Linhas do Conhecimento 2019


“... a imagem de uma criança que experimenta o mundo, que se sente parte dele desde o seu nascimento, cheia de curiosidade e de vontade de viver. Uma criança que está cheia do desejo e da habilidade de comunicar-se desde o início de sua vida, completamente capaz de criar mapas para a orientação pessoal, social, cognitiva, afetiva e simbólica. Por tudo isso, a criança age em um sistema competente em habilidades, aprendendo as estratégias e as maneiras de organizar as relações” – RINALDI, Carla

 

No dia 20 de março, as crianças e profissionais do CMEI Ciro Frare - Pré II C visitaram o Memorial do Rio Iguaçu. Na ocasião as crianças e profissionais participaram de propostas envolvendo a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Em Curitiba, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) mantém o Memorial do Rio Iguaçu, um espaço de educação ambiental que funciona dentro do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, às margens do Rio Iguaçu. No espaço, é possível conhecer os aspectos históricos, geográficos, sociais e também propostas de ações sustentáveis para a Bacia do Rio Iguaçu, compreendendo toda a sua extensão, desde as nascentes próximas a Curitiba até as Cataratas, em Foz do Iguaçu.

O Rio Iguaçu corta o território paranaense de Leste a Oeste com uma beleza única e grande riqueza natural. Cerca de cinco milhões de pessoas vivem nos 109 municípios com área urbana na Bacia Hidrográfica do Iguaçu.

O Memorial que homenageia o Rio está na fronteira entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, dentro do edifício central projetado pelo arquiteto Luiz Hayakawa. O prédio possui uma sala multimídia e um auditório para 120 pessoas, onde são promovidos cursos de capacitação, palestras e eventos voltados à temática ambiental. Parte da energia consumida no Memorial é gerada no próprio Memorial, por placas de energia fotovoltaica.

Agradecemos imensamente a equipe de mediadores do Memorial do Rio Iguaçu e a Sanepar pelos momentos de aprendizagem. Agradecemos também a equipe do Linhas do Conhecimento pelo apoio e pelas práticas realizadas com as crianças ao decorrer da visita. 

Foi um dia inesquecível para nossas crianças! 

Autor: Ciro Frare, CMEI | Fonte: Márcia Rodrigues Fernandes e Aline Eluize Cardoso
00205526.jpg
noticias
1/16