Estrutura - Ciro Frare, Centro Municipal de Educação Infantil

 

 

O CMEI

 

 

 

O CMEI Ciro Frare tem uma equipe que se empenha para manter um ambiente acolhedor, confortável, lúdico, desafiador e organizado de forma estética. O espaço físico é um espaço planejado pelos profissionais, considerando-o como espaço pedagógico de aprendizagem, respeitando e valorizando a identidade e a cultura das crianças que o frequentam.

Logo na entrada podemos apreciar uma cancha de terra e pista de carrinhos para brincadeiras de territórios, um jardim e amarelinhas desenhadas pelas crianças.

Dentre os diversos espaços da unidade destacam-se dez salas que são; amplas, bem iluminadas e arejadas. Pensando na organização destes espaços os profissionais planejam estes ambientes de maneira que tenham: beleza estética, conforto e ludicidade com a presença de propostas atrativas e desafiadoras para as crianças.

No espaço existe um refeitório infantil organizado com toalhas nas mesas. Esta organização também se dá com a participação das crianças e dos adultos, seguindo o mesmo padrão das salas favorecendo para que as crianças se sintam parte do ambiente . Valorizando o uso e o cuidado deste espaço, contemplando a beleza estética, o conforto e a autonomia das crianças. Possui também um refeitório para uso dos funcionários. Durante a pandemia do novo Coronavírus houve alterações no momento de servimento das refeições e organizações do refeitório das crianças e dos funcionários, a partir das recomendações da OMS  - Organização Mundial de Saúde e os Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais da Prefeitura Municipal de Curitiba. 

O CMEI possui uma Secretaria/Direção para atendimento individualizado de pais e comunidade; uma sala de Permanência/Pedagoga para garantir aos profissionais um espaço adequado de estudo e planejamento; um espaço aconchegante e tranquilo para as mães conforme os passos do Programa Mama Nenê, onde as mães são acolhidas carinhosamente, com propostas de orientação e incentivo a amamentação, para com privacidade e conforto amamentarem seus bebês. Na lateral tem os espaços planejados para territórios de diferentes tipos, tais como: Jardins, Parque das Corujas, além dos solários que dão acesso tanto para a área externa como para as salas.

Também o CMEI conta com suas instalações sanitárias, sendo um sanitário infantil feminino, um sanitário infantil masculino, um sanitário feminino adulto, um sanitário masculino adulto, um sanitário especial, um lavabo, três fraldarios com instalações sanitárias, chuveiro e cubas para banho. Esses espaços são aconchegantes com flores para arejar o ambiente, papéis higiênicos, papel toalha, sabonete e álcool para uso das crianças. No hall de entrada é disponibilizado espelhos para as crianças limparem seus narizes quando necessário criando cuidados com si mesmo.

Possui também um Hall de entrada que além de servir para recepcionar as famílias e as crianças é um espaço onde é disposto vários cantos de experiência com materiais e elementos da natureza para as crianças realizarem suas investigações e um corredor que vai da porta de entrada até os fundos do CMEI, dando acesso a todas as salas. A documentação pedagógica traduz as descobertas, as vivências, as experiências, os pensamentos e as aprendizagens das crianças. 

No pátio externo lateral o CMEI conta com canchas de terras para as crianças brincarem, jardins e pequenas hortas. No pátio dos fundos conta com uma cancha de areia e uma esteira sensorial com cascata e no pátio conta com uma horta Mandala, parque e cancha de areia, bancos de pneus, uma roda formada com pneus para rodas de conversa ao ar livre e brinquedos de escaladas. 

Por tempo determinado os espaços coletivos da unidade permaneceram interditados seguindo as recomendações dos Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais da PMC. Para saber mais sobre esse documento acesse o link https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2021/3/pdf/00287027.pdf. Durante esse período o planejamento pedagógico das professor (as) contaram com adequações visando o bem estar das crianças. Hoje os espaços já podem ser frequentados pelas crianças com maior autonomia e tranquilidade. 

 

 


-