Estrutura - Ciro Frare, Centro Municipal de Educação Infantil

O CMEI

 

 

O CMEI Ciro Frare tem uma equipe que se empenha para manter um ambiente acolhedor, confortável, lúdico, desafiador e organizado de forma estética. O espaço físico é um espaço planejado pelos profissionais, considerando-o como espaço pedagógico de aprendizagem, respeitando e valorizando a identidade e a cultura das crianças que o frequentam.

Logo na entrada podemos apreciar um deck de leitura ao livre, uma estrutura de oca, cancha de terra e pista de carrinhos para brincadeiras de territórios, um jardim e amarelinhas desenhadas pelas crianças.

Dentre os diversos espaços da unidade destacam-se dez salas que são; amplas, bem iluminadas e arejadas. Pensando na organização destes espaços os profissionais planejam estes ambientes de maneira que tenham: beleza estética, conforto e ludicidade com a presença de propostas atrativas e desafiadoras para as crianças.

No espaço existe um refeitório infantil organizado com toalhas nas mesas. Esta organização também se dá com a participação das crianças e dos adultos, seguindo o mesmo padrão das salas favorecendo para que as crianças se sintam parte do ambiente. Valorizando o uso e o cuidado deste espaço, contemplando a beleza estética, o conforto e a autonomia das crianças. Possui também um refeitório para uso dos funcionários.

O CMEI possui uma Secretaria/Direção para atendimento individualizado de pais e comunidade; uma sala de Permanência/Pedagoga para garantir aos profissionais um espaço adequado de estudo e planejamento; um espaço aconchegante e tranquilo para as mães conforme os passos do Programa Mama Nenê, onde as mães são acolhidas carinhosamente, com propostas de orientação e incentivo a amamentação, para com privacidade e conforto amamentarem seus bebês. Na lateral tem os espaços planejados para o trabalho com a horta, além dos solários que dão acesso tanto para a área externa como para as salas.

Possui também um Hall de entrada que além de servir para recepcionar as famílias e as crianças é um espaço onde é disposto vários cantos de experiência com materiais e elementos da natureza para as crianças realizarem suas investigações e um corredor que vai da porta de entrada até os fundos do CMEI, dando acesso a todas as salas.

No pátio externo lateral o CMEI conta com canchas de terras para as crianças brincarem, jardins e pequenas hortas. No pátio dos fundos conta com uma cancha de areia e no pátio conta com uma horta Mandala, parque de areia, bancos de pneus, uma roda formada com troncos de árvores para rodas de conversa ao ar livre, casinhas feitas de paletes e brinquedos de escaladas. Também o CMEI conta com suas instalações sanitárias, sendo um sanitário infantil feminino, um sanitário infantil masculino, um sanitário feminino adulto, um sanitário masculino adulto, um sanitário especial, um lavabo, três fraldarios com instalações sanitárias, chuveiro e cubas para banho. Esses espaços são aconchegantes com flores para arejar o ambiente, papéis higiênicos, papel toalha, sabonete e álcool para uso das crianças. No hall de entrada é disponibilizado espelhos para as crianças limparem seus narizes quando necessário criando cuidados com si mesmo.

 

 


-