Conhecendo as amigas de Curitiba que moram no Parque Guaraicá

    Publicado por:  Leilane Manzutti Batista

      A turma do Pré Único A, iniciou em março algumas pesquisas, observações e propostas possibilitando novas experiências e vivências lúdicas com muita imaginação e criatividade inspiradas no nosso bairro fazendinha, em especial no Parque Guaraicá. As propostas realizadas surgiram do interesse das crianças em conhecer mais o Parque Guaraicá, principalmente as capivaras, após observarem uma imagem do parque onde esses animais puderam ser vistos. Algumas famílias falavam que as crianças estavam compartilhando seus conhecimentos e música sobre o Parque Guaraicá e as capivaras. O interesse em conhecer o Parque Guaraicá foi tanto que algumas crianças pediram para seus familiares os levarem até lá, envolvimentos que também foi observado em vários momentos de criação e com diferentes materiais.

Realizamos pesquisas com imagens, vídeos, curiosidades e informações sobre o Parque Guaraicá, as capivaras e marrequinhas (planta aquática) foram observadas com a lupa. As descobertas e curiosidades foram sendo elucidadas de acordo com os questionamentos das crianças, também enfatizamos a importância da preservação dos rios e do Meio Ambiente, através da separação do lixo.

     Uma maquete foi construída com intuito que as crianças observassem os elementos principais que compõe o Parque Guaraicá, as crianças participaram de todo o processo atentas aos detalhes da capivara e seus filhotinhos, com muito interesse e se envolveram em cada etapa da representação do Parque Guaraicá.  Contações de histórias, desenhos de imaginação e observação, dramatização, atividades de movimento, danças e músicas estiveram presentes durante as propostas desenvolvidas.

     O envolvimento e carinho por esses animais despertou nas crianças o desejo de ter uma capivara, como animal de estimação, se fez presente nas representações com desenhos da maioria das crianças em diferentes propostas. Com pesquisas aprendemos que capivara é uma palavra indígena e significa comedor de capim também descobrimos que os indígenas se alimentam delas, sendo assim fizemos algumas propostas inspirada nas vivências dos indígenas entre elas uma proposta cultural no Museu de Arte Indígena - MAI. Com alguns materiais do Farol Móvel Inovação, as crianças desenharam algumas capivaras e peixes, exploraram o desenho/projeto no aplicativo. Com as crianças construímos na sala um pet shop, canto para brincar onde além dos animais de estimação que conhecemos as capivaras e outros animais de pelúcia são clientes assíduas.  Imprimimos uma capivara em 3D desenhada por cada criança.  As proposta desenvolvidas buscaram senssibilizar o olhar para com nosso bairro, conhecer o Parque Guaricá e as capivaras, com propostas lúdicas instigando a imaginação, criação por meio de novas experiências, explorando e criando  com diferentes materais incluindo alguns  elementos naturais e tecnologia gerando memórias significativas e permanentes no cotidiano das crianças do Pré Únco A.

    

    

 

 

    

 

Autor: PRÉ ÚNICO A | Fonte: CMEI SANTA AMÉLIA