Desafios 2019

4º Desafio da

Gincana Virtual 2019

 

FINALMENTE, CHEGAMOS AO 4º DESAFIO! AGORA, JÁ ESTAMOS NA RETA FINAL!

Apresentação dos resultados finais.

Chegamos ao nosso último desafio e é hora de refletir sobre todo o trabalho que vocês fizeram até aqui.

Foram várias atividades: pesquisas, produções, criações e animações. E, para cada uma delas, houve um recurso utilizado e uma prática desenvolvida.

Neste desafio, vocês deverão produzir um vídeo, no qual apresentarão o resultado de toda a campanha organizada em sua unidade. Sejam criativos, dancem, cantem, declamem, interpretem e apresentem à comunidade escolar.

Também podem fazer uma entrevista, com no mínimo 4 ou no máximo 6 perguntas, com um integrante da comunidade, podendo ser os pais ou os responsáveis pelo estudante.

As perguntas devem abordar a questão do tema trabalhado e a proposição de soluções para os problemas encontrados.

Essa entrevista pode ser realizada por telefone, e-mail, de forma presencial ou por outros meios, podendo conter fotos.

O resultado dessa entrevista pode ser postado na página da Gincana Virtual da unidade e também, se for possível, na página do jornal eletrônico Extra, Extra para as unidades participantes do projeto do jornal.
 

DICA: COMO SE FAZ UMA ENTREVISTA?

Entrevista é uma conversa entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado) na qual perguntas são feitas pelo entrevistador de modo a obter informações de interesse público, profissional e pessoal.

Constitui-se de duas partes distintas: a pergunta sucinta e objetiva feita pelo entrevistador e a resposta dada pelo entrevistado.

A intenção de uma entrevista é obter declarações que validem as informações apuradas ou que relatem situações vividas por personagens. Antes da entrevista, o repórter costuma reunir o máximo de informações disponíveis sobre o assunto a ser abordado e sobre a pessoa que será entrevistada. Munido deste material, ele formula perguntas que levem o entrevistado a fornecer informações novas e relevantes.

A linguagem de uma entrevista é clara, objetiva e precisa, isentando-se de quaisquer possibilidades de ocasionar múltiplas interpretações por parte do receptor. As questões são feitas de forma direta e as falas são retratadas conforme acontecem por parte do entrevistador e do entrevistado.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Entrevista


Para a produção do vídeo, a criatividade é um item importante, assim como a abordagem ao tema. Enfim, quanto mais criativa a equipe for na produção do vídeo, certamente será melhor compreendida e, consequentemente, melhor visualizada. Cuidado para não fugir do tema e nem do tempo, que não pode ultrapassar 3 ou 4 minutos. Esse tempo é suficiente para apresentar a proposta dos estudantes.

Se for necessário para a produção do vídeo, pode-se fazer uso de músicas gratuitas.  É necessário estar logado no YouTube e entrar no “youtube studio”, clicando em outros recursos e na biblioteca de áudios para aparecerem todas as opções, quando poderá fazer o download de músicas gratuitas ou efeitos sonoros.

Se a equipe desejar, o vídeo também poderá ser editado utilizando o Movie Maker ou Filmora, por exemplo. Ou, se quiser editar pelo celular, poderá usar aplicativos como o PowerDirector, VivaVideo, Filmora, VideoShow, entre outros.

* Ressaltamos a importância de propiciar momentos e/ou espaços para divulgação das produções como forma de ampliar a discussão das temáticas abordadas para envolver o maior número possível de pessoas.

Durante a divulgação do vídeo, a equipe da escola deverá estender sua ação a toda a comunidade escolar. O importante é compartilhar!

O vídeo resultante dessa ação pode ser postado no ambiente da Gincana Virtual (no formato MP4 até 100 Mb), com um breve comentário sobre como a ação foi planejada e executada. Se o vídeo for maior que o tamanho permitido pelo sistema das páginas educacionais (100 MB), poderá ser publicado no YouTube e depois o link deverá ser inserido na sua página dos desafios da Gincana Virtual.
 

Serão observados os seguintes critérios:

- Criatividade na elaboração e produção do vídeo com os estudantes.

- Abrangência da ação para a comunidade escolar.

- Qualidade do conteúdo do vídeo.

- Criatividade na elaboração e execução.

- Participação dos integrantes da equipe na ação.

 

Agora é com vocês, equipes! Luz… Câmera… Ação!

 

COMO VISUALIZAR O SEU CONTEÚDO (LINK) NA PÁGINA DA SUA UNIDADE?

Para visualizar o conteúdo (link), você deve acessar a página da sua escola e, no menu de opções à esquerda da tela, clicar em Projetos e Programas.

Lá, encontra-se o link da Gincana Virtual 2019. Ao clicar no link, abre a página dos "Desafios da Gincana Virtual 2019".

Nessa página, devem ser postadas todas as atividades realizadas durante a 8.ª Gincana Virtual.

Fácil, não é?
 

COMO PUBLICAR NA PÁGINA DA SUA UNIDADE?

Para publicar os desafios da equipe na página da sua unidade escolar, você poderá escolher dentre as seguintes opções:

• Pedir auxílio ao responsável por administrar a página da sua unidade.

• Acessar o passo a passo do manual, clicando no link abaixo:

http://multimidia.cidadedoconhecimento.org.br/CidadeDoConhecimento/lateral_esquerda/menu/downloads/arquivos/8183
/download8183.pdf

• Acessar o "Tutorial em Vídeo" no banner da página das unidades educacionais no Portal Cidade do Conhecimento, clicando no link abaixo:

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2017/3/pdf/00127719.pdf

Qualquer dúvida, entre em contato conosco: 3350-3018

gincanavirtual@edu.curitiba.pr.gov.br

 

          


 

 

 

 

3º Desafio da
 

Gincana Virtual 2019
 

E A NOSSA CAMPANHA DOS HÁBITOS E COSTUMES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL CONTINUA! PARTICIPE DE MAIS ESTE DESAFIO!

A equipe deverá utilizar uma das sugestões abaixo para montar uma animação sobre o tema da gincana “Conexão Digital: Educando nossos curitibinh@s para uma vida saudável”, divulgando costumes saudáveis quanto ao uso das mídias sociais e, assim, propiciar melhoria de hábitos dos estudantes nas escolas e demais ambientes sociais. Escolha, dentre as ferramentas abaixo, uma que seja de sua preferência e crie sua animação:

 

  • Ferramenta online Canva (www.canva.com) para compartilhar o link.
     

 

  • Editor de imagens do PhotoScape com animação GIF para cadastrar imagem em GIF.
     

 

  • Editor de apresentações do Power Point para cadastrar a apresentação com imagens, podendo utilizar GIFs animados.

 

 

Obs.: Caso escolha trabalhar com o Powtoon, você encontrará um tutorial para ajudá-lo em nossa aba “SE LIGA”.

Para essa atividade, relembramos que a equipe poderá selecionar um ou mais temas relacionados aos cuidados para se ter uma vida mais saudável, por exemplo: tecnologia e vida saudável, bons hábitos de saúde mental, uso mais saudável das redes sociais e qualidade de vida, mantendo seu bem-estar físico e mental, modo de vida e costumes para manter uma vida saudável, atitudes sustentáveis para preservar nosso meio ambiente, usando com responsabilidade os recursos naturais e/ou hábitos para ser mais feliz, entre outros.

Como sugestão, para que os estudantes saibam utilizar a internet, de maneira saudável, precisam tomar decisões assertivas e inteligentes, conscientizando quanto ao uso ético e responsável da internet. Para subsidiar esse entendimento, sugerimos para o(a) professor(a):

  1. A leitura do material produzido pelo Google, com apoio da SaferNet Brasil, “Seja incrível na Internet”, disponível em: https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br?utm_source=Faceboook_1&utm_medium=web&utm_campaign=portugueselaunch
     
  2. O jogo “Seja incrível na Internet”: https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br/interland
     

Algumas dicas para se comunicar com responsabilidade:

  • Incentive o cuidado na hora de compartilhar, tratando a comunicação na internet da mesma forma que a comunicação pessoal.
  • Crie regras sobre o que é ou não é adequado na comunicação.
  • Proteja os dados pessoais de amigos e familiares.

Essa é uma sugestão de animação em vídeo sobre o uso ético e responsável da internet:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=13066
 

- Ressaltamos a importância de propiciar momentos e/ou preparar espaços para divulgação das animações, como forma de ampliar a discussão das temáticas abordadas para envolver o maior número possível de pessoas.

Após montar a animação, a equipe irá compartilhar e inserir o link, com uma breve descrição na página dos desafios da Gincana Virtual, para divulgação do trabalho realizado pela equipe.

Umas das formas de fazer essa divulgação para a comunidade escolar é a publicação dessa atividade na página dos desafios da gincana da sua escola, antes do período de encerramento da gincana.

Obs.: Você encontrará um tutorial para ajudá-lo no trabalho com o Powtoon em nossa aba “SE LIGA”.

Lembre-se de que é importante pensar em estratégias de divulgação de sua campanha para atingir um maior número de pessoas.

Dicas para divulgação da animação, podendo fazer uso de: banners, cartazes, panfletos, cartões (via agenda), fôlderes, uso do QR Code, contendo o link da animação para ser publicado na página da escola.


Para isso, observe os seguintes critérios:

  • Abrangência da ação.
  • Adequação ao tema escolhido.
  • Apresentação coerente com a proposta do desafio.
  • Respeito às normas da Língua Portuguesa.

 

COMO VISUALIZAR O SEU CONTEÚDO (LINK) NA PÁGINA DA SUA UNIDADE?


Para visualizar o conteúdo (link), você deve acessar a página da sua escola e, no menu de opções à esquerda da tela, clicar em Projetos e Programas.

Lá, encontra-se o link da Gincana Virtual 2019. Ao clicar no link, abre a página dos "Desafios da Gincana Virtual 2019".

Nessa página, devem ser postadas todas as atividades realizadas durante a 8.ª Gincana Virtual.

Fácil, não é?

 

COMO PUBLICAR NA PÁGINA DA SUA UNIDADE?

 

Para publicar os desafios da equipe na página da sua unidade escolar, você poderá escolher dentre as seguintes opções:

• Pedir auxílio ao responsável por administrar a página da sua unidade.

• Acessar o passo a passo do manual, clicando no link abaixo:

http://multimidia.cidadedoconhecimento.org.br/CidadeDoConhecimento/lateral_esquerda/menu/downloads/arquivos/
8183/download8183.pdf

• Acessar o "Tutorial em Vídeo" no banner da página das unidades educacionais no Portal Cidade do Conhecimento, clicando no link abaixo:

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2017/3/pdf/00127719.pdf

Qualquer dúvida, entre em contato conosco: 3350-3018

gincanavirtual@edu.curitiba.pr.gov.br 

    

 


2º Desafio da
 

Gincana Virtual 2019
 

CHEGOU MAIS UM DESAFIO! NÃO FIQUE FORA DESSA!
 

Nesse desafio, você vai utilizar a ferramenta Voki (http://www.voki.com/) para escolher um AVATAR, que pode personalizar como desejar. O grande desafio é gravar uma mensagem com um slogan (*criação própria) para organizar uma campanha que será lançada em sua unidade para ajudar a divulgar hábitos e costumes saudáveis quanto ao uso das mídias sociais, e assim melhorar o comportamento dos estudantes nas escolas e demais ambientes sociais, demonstrando algumas ações realizadas durante o período da Gincana Virtual.
 

DICAS PARA CRIAÇÃO DO VOKI

Ao abrir a página do www.voki.comclique em "Crie um novo" e escolha um novo personagem (avatar). Ao clicar no “dadinho”, ao lado da imagem, pode selecionar o tipo de avatar desejado. 
 

Ao clicar no ícone do som, pode digitar a mensagem, mas antes escolha o idioma “português”, depois grave a mensagem, salve e compartilhe seu trabalho. Logo aparecerá, à direita, um link (ícone da correntinha) para copiar a URL, que deverá depois ser inserida como link na página da gincana.

O grande desafio é gravar uma mensagem com um slogan (*criação própria) para promover a conscientização sobre o uso de hábitos e costumes saudáveis quanto ao uso das mídias sociais nas escolas e demais ambientes sociais.

*Use a criatividade da sua equipe ao criar um slogan para chamar atenção à campanha que deseja realizar com a sua equipe. A equipe deve usar a criatividade para chamar a atenção com o slogan.
 


ATENÇÃO!
 

No desafio apresentado, a campanha a ser desenvolvida deverá atingir a todos os estudantes da unidade educacional e seus familiares, ultrapassando os muros da escola.

Divulguem o link da sua campanha para a comunidade escolar de forma criativa!

A campanha pode contemplar alguns temas, como: tecnologia e vida saudável, bons hábitos de saúde mentaluso mais saudável das redes sociaishábitos saudáveis de higiene física e qualidade de vida, modo de vida e costumes para manter uma vida saudável, atitudes sustentáveis para preservar nosso meio ambiente, usando com responsabilidade os recursos naturais e/ou hábitos para ser mais feliz, mantendo seu bem-estar físico e mental...

Dicas: banners, cartazes, panfletos, cartões (via agenda), fôlderes, uso do QR Code (https://br.qr-code-generator.com/), contendo o link do voki produzido e publicado na página da escola.

A campanha pode ter atividades, tais como:

  • Materiais produzidos pela equipe.
  • Entrevistas com as famílias (pais, primos, tios, irmãos e outras pessoas da família).
  • Depoimento dos pais, professores e colegas da escola.

Durante todo o período de realização dos desafios da gincana, aproveite para divulgar e publicar as fotos com as ações realizadas para a campanha de sua unidade. O importante é compartilhar!
 

 


Para isso, observe os seguintes critérios:
 

- Criatividade na campanha.

- Pertinência do tema.

- Gravação da mensagem.

- As atividades realizadas deverão ser publicadas no conteúdo (link) "Desafios da Gincana Virtual 2019", presente na página da sua unidade educacional.
 

 

COMO VISUALIZAR O SEU CONTEÚDO (LINK) NA PÁGINA DA SUA UNIDADE?


Para visualizar o conteúdo (link), você deve acessar a página da sua escola e, no menu de opções à esquerda da tela, clicar em Projetos e Programas.

Lá, encontra-se o link da Gincana Virtual 2019. Ao clicar no link, abre a página dos "Desafios da Gincana Virtual 2019".

Nessa página, devem ser postadas todas as atividades realizadas durante a 8.ª Gincana Virtual.

Fácil, não é?
 

COMO PUBLICAR NA PÁGINA DA SUA UNIDADE?


Para publicar os desafios da equipe na página da sua unidade escolar, você poderá escolher dentre as seguintes opções:

• Pedir auxílio ao responsável por administrar a página da sua unidade.

• Acessar o passo a passo do manual, clicando no link abaixo:

http://multimidia.cidadedoconhecimento.org.br/CidadeDoConhecimento/lateral_esquerda/menu/downloads/arquivos/
8183/download8183.pdf

• Acessar o "Tutorial em Vídeo" no banner da página das unidades educacionais no Portal Cidade do Conhecimento, clicando no link abaixo:

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2017/3/pdf/00127719.pdf

Qualquer dúvida, entre em contato conosco: 3350-3018

gincanavirtual@edu.curitiba.pr.gov.br
 

 


 

CHEGOU O GRANDE DIA DO 1º DESAFIO!

Antes de postar o 1º Desafio, não esqueça de colocar a foto e o nome da equipe com os seus integrantes, na página dos desafios de sua unidade educacional.

Após realizar as pesquisas sobre o tema proposto dentro da página “SE LIGA”, a equipe deverá gravar um arquivo de áudio (jingle ou paródia), explorando o tema proposto na Gincana Virtual “Conexão Digital: Educando nossos curitibinh@s para uma vida saudável”.

A criação de um jingle ou paródia sobre o tema, pretende desenvolver bons hábitos e atitudes para que os estudantes compreendam como podem ter uma vida saudável, com atitudes conscientes no uso das mídias.

ATENÇÃO!
 


Jingle é um termo inglês cujo significado refere-se à música composta para promover uma marca ou um produto em publicidades de rádio ou televisão. O jingle publicitário é criado para cativar o público.

A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. O seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia pode ter intertextualidade.

Fonte: Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/


Para fazer as gravações dos áudios, pode ser utilizado o gravador de som de qualquer equipamento que tiver disponível em sua unidade educacional. Use a criatividade!

Seguem alguns sites abaixo para consultar e pesquisar arquivos de sons gratuitos:


Se for utilizar o celular para fazer as gravações, sugerimos o uso do editor de áudio "Anchor" ou "Lexis" para introduzir música de fundo, se for necessário.

Clique aqui para acessar o tutorial do Editor de Áudio Lexis.
 

SUGESTÃO:

Para reproduzir a gravação em MP3, você poderá converter o arquivo pelo programa “Format Factory” ou utilizar um conversor on-line, caso queira alterar a extensão do arquivo de áudio para outro formato.
 

Nesse desafio serão observados os seguintes critérios:

- Música da equipe/turma, de acordo com o tema proposto.

- Qualidade e inovação nas produções postadas.

- Atividades realizadas deverão ser publicadas no conteúdo (link) "Desafios da Gincana Virtual", presente na página da sua Unidade Educacional.

COMO VISUALIZAR O SEU CONTEÚDO (LINK) NA PÁGINA DA SUA UNIDADE?

Para visualizar o conteúdo (link), você deve acessar a página da sua escola e, no menu de opções à esquerda da tela, clicar em PROJETOS E PROGRAMAS.

Lá você encontrará o link da Gincana Virtual 2019. Ao clicar no link, abrirá a página dos "Desafios da Gincana Virtual 2019". É nesta página dos desafios que devem ser postadas todas as atividades realizadas durante a 8ª Gincana Virtual.

Fácil, não é?

COMO PUBLICAR NA PÁGINA DA SUA UNIDADE?

Para publicar os desafios da equipe na página da sua unidade escolar, você poderá escolher dentre as seguintes opções:

• Pedir auxílio ao responsável da sua unidade que administra a página;

• Acessar o passo a passo do manual, clicando no link abaixo:

http://multimidia.cidadedoconhecimento.org.br/CidadeDoConhecimento/lateral_esquerda/menu/downloadS/arquivos/8183
/download8183.pdf

• Acessar o "Tutorial em Vídeo" no banner da página das Unidades Educacionais no Portal Cidade do Conhecimento, clicando no link abaixo:

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2017/3/pdf/00127719.pdf

 
IMPORTANTE:
  • Para cadastrar arquivos de áudios, é necessário salvar em MP3 ou WMA, fazendo o cadastro das multimídias para depois inserir o link (correntinha) na página dos "Desafios da Gincana Virtual 2019" de sua unidade educacional.


Qualquer dúvida, entre em contato conosco: 3350-3018

gincanavirtual@edu.curitiba.pr.gov.br



ATENÇÃO!

 
Para iniciarmos as atividades, solicitamos que seja publicada uma foto com o nome da equipe na página dos "Desafios da Gincana Virtual 2019" de sua unidade e ainda, se for possível, divulgue os nomes dos integrantes da equipe.

1º desafio da Gincana será postado dia 06 de junho
 

Fique atento!
 

COMO VISUALIZAR O SEU CONTEÚDO (LINK) NA PÁGINA DA SUA UNIDADE?


Para visualizar o conteúdo (link), você deve acessar a página da sua escola e, no menu de opções à esquerda da tela, clicar em Projetos e Programas.

Lá, encontra-se o link da Gincana Virtual 2019. Ao clicar no link, abre a página dos "Desafios da Gincana Virtual 2019". Nesta página, devem ser postadas todas as atividades realizadas durante a 8.ª Gincana Virtual.

Fácil, não é?

 

COMO PUBLICAR NA PÁGINA DA SUA UNIDADE?


Para publicar os desafios da equipe na página da sua unidade escolar, você pode escolher entre as seguintes opções:

• Pedir auxílio ao responsável por administrar a página da sua unidade.

• Acessar o passo a passo do manual, clicando no link abaixo:

http://multimidia.cidadedoconhecimento.org.br/CidadeDoConhecimento/lateral_esquerda/menu/downloadS/arquivos/8183
/download8183.pdf

• Acessar o "Tutorial em Vídeo" no banner da página das unidades educacionais no Portal Cidade do Conhecimento, clicando no link abaixo:

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2017/3/pdf/00127719.pdf

 

Qualquer dúvida, entre em contato conosco: 3350-3018

gincanavirtual@edu.curitiba.pr.gov.br