Zum, zum,zum... Vi abelhas por aqui!

    Publicado por:  Danielly Damazio dos Santos

ZUM, ZUM, ZUM... VI ABELHAS POR AQUI!

   O CMEI Maria do Rocio Ramina Maestrelli foi selecionado para participar do concurso AbeLinhas do Conhecimento. Essa proposta promove a conscientização da necessidade e importância da preservação das abelhas, com a construção de jardins de mel. As abelhas são conhecidas popularmente por produzirem mel, cera, própolis e pólen. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que as abelhas possuem papel fundamental na polinização das plantas e podem aumentar em 35% a produção mundial de alimentos, uma vez que são polinizadoras capazes de incrementar a colheita de pelo menos 87 culturas alimentares agrícolas, contribuindo também para a conservação do meio ambiente e o equilíbrio dos ecossistemas. (KLEIN et al. 2007, apud MAUÉS, 2015).
   O interesse nasceu por parte das crianças da turma de Maternal I e as professoras Cleidenir, Juliana e Josiane estão conduzindo todo o trabalho com muito carinho e dedicação. "A ações já estavam sendo realizadas desde o primeiro semestre com as crianças. A turminha de Maternal I estava enriquecendo e deixando nosso jardim ainda mais lindo e colorido !" afirma a professora Cleidenir com um entusiasmo contagiante.  
   Quando o concurso foi divulgado a unidade se mobilizou e as ações foram intensificadas contemplando também as crianças da turminha de Berçário Único.
   O primeiro passo foi dado em assembleia com as crianças. As professoras sensibilizaram nossos pequenos de forma poética sobre a importância das abelhas. Em seguida, convidamos as crianças a ajudar a preservar as abelhinhas e a construir um jardim de mel em nosso CMEI.  Na busca por maiores informações sobre os saberes das nossas crianças em relação ao mundo  das abelhas. Descobrimos que na chácara dos avós de uma  das crianças tem muitos girassóis e muitas abelhas.  Assim nosso jardim onde já haviam muitas flores, agora conta com a presença de girassóis também! E como dizem as crianças das turmas de Berçário e Maternal, tem casinha (isca) esperando as abelhas. A casinha (isca) foi confeccionada pelas professoras e pelas crianças. Uma construção a muitas mãos.
   Essa história não acaba aqui... fiquem ligados que logo, logo vamos compartilhar os próximos capítulos dessa aventura abelhuda!

Autor: Maria do Rocio Ramina Maestrelli, CMEI | Fonte: Equipe CMEI Maria do Rocio Ramina Maestrelli
00244183.jpg
Concurso
1/13