XII Mostra de Produção de Conhecimento da Escola Municipal Araucária

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado
No último sábado (27/09), realizou-se na Escola Municipal Araucária, no Bairro Alto,  a XII Mostra de Produção de Conhecimentos, que se configura em uma exposição anual dos trabalhos desenvolvidos por professores e estudantes da Escola e da Unidade de Educação Integral Araucária. O Farol do Saber Heitor Stockler de França também participou com a apresentação de atividades sob a temática "O mundo encantado da leitura e instrumentos musicais na cultura indígena".
 
Essa mostra é o grande marco para que os estudantes tenham a oportunidade de apresentar aos seus colegas e à toda comunidade escolar trabalhos realizados no decorrer do ano. Esses são desenvolvidos a partir de um tema de interesse da turma e que esteja relacionado com conteúdos do ano de escolaridade. São desenvolvidas temáticas de todos os componentes curriculares. 
 
Toda a comunidade escolar, principalmente os pais, mães ou responsáveis pelos 950 estudantes, dos quais 160 que participam da UEI e 20 da Educação de Jovens e Adultos, foram convidados a prestigiar as produções não somente do seu(sua) filho(a), mas de todos, uma vez que o espaço da Escola é completamente utilizado para a mostra. 
 
Percebe-se que a experiência da Mostra de Conhecimentos leva os estudantes, professores e funcionários a trabalharem por uma causa comum que é a de mostrar para a comunidade escolar a grande quantidade e a qualidade dos trabalhos realizados pela Escola nos diversos espaços educativos. As famílias são sujeitos ativos nesse processo, pois colaboram com materiais e também com a construção em casa de muitos trabalhos com o seus(suas) filhos(as).
 
Efetivamente estão envolvidos nas ações com uma participação maior, os professores regentes de sala de aula e das práticas da UEI, os professores de atividades complementares e os agentes de leitura que atuam no Farol do Saber. A impressão da diretora Elisiane Santana Falkowski é de que “esta Mostra de trabalhos já é um marco no calendário escolar da Escola Municipal Araucária, toda a comunidade escolar aguarda com ansiedade este momento, pois nela são apresentados trabalhos muito elaborados pelos estudantes e professores que demonstram toda a grandiosidade da qualidade da escola pública municipal." 
 
A professora de ciências e também pedagoga, Laudicéia Ferreira Santiago, comentou que “a Mostra é um recorte de toda a produção realizada pelos estudantes com a orientação dos professores. A apresentação colorida e lúdica dos trabalhos em uma data marcada para isto é que gera o encantamento de todos que tem a oportunidade de vir à Escola. O difícil é segurar a ansiedade de ver tudo exposto e o brilho no olhar das crianças mostrando o que desenvolveram para os visitantes."
 
O estudante do 5º ano, Natan Alves de Ramos, relatou: “A Mostra foi muito legal! Gostei muito de fazer os trabalhos que foram apresentados, mas gostei mais de realizar a maquete dos pontos turísticos de Curitiba e a construção de poesias com o tema 'poetas da escola', que vai se transformar em um livro que será mostrado aos pais. Mas também realizei em Arte a construção com material reciclado, de releitura da artista Frida Kahlo e em Ensino Religioso, a construção de mandalas." 
 
Os temas abordados nesta XII Mostra de Produção de Conhecimentos foram os seguintes:

- Jogos Matemáticos

- Ciências: Cobertura do corpo dos animais

- Releitura do livro de literatura infantil: Viviana Rainha do Pijama

- De volta aos anos 80

- Meios de Transporte

- As Grandes Invenções

- Poetas da Escola

- Gêneros Textuais: conhecendo e criando

- Étnico Racial

- Animais/Alimentação

- Sistema Solar

- Corpo Humano

- Seres vivos

- Cantinhos de aprendizagem

- Arte e expressão

- Ensino Religiosos na escola

- Atividades físicas

- Farol do Saber: O mundo encantado da leitura e instrumentos musicais na cultura indígena

- UEI: Oficina de circo, oficina de mosaico, oficina de plantação de flores e oficina de avião de papel. 

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Escola Municipal Araucária
00046995.jpg
XII Mostra de Produção de Conhecimento da Escola Municipal Araucária
1/29