XI Conferência do Conselho Local de Saúde da US Augusta

    Publicado por:  Laudelina Kmiecik Gogola

XI Conferência do Conselho Local de Saúde da US Augusta

       Em 15 de Junho de 2013, das 8 às 12:30 horas no CEI Heitor de Alencar Furtado, realizou-se a 11ª Conferência  Local de Saúde da US Augusta.

       O objetivo com a  11ª Conferência não era só prestar assistência aos moradores da área de abrangência, mas também esclarecer, orientar, dialogar, promover uma integração maior entre usuários, trabalhadores e gestores. "Construir o SUS cada vez mais abrangente é o nosso desafio", explicou Marcia (gerente da US Augusta).

       Os participantes foram recepcionadas com café da manhã. Contou com  a presença do Secretário Municipal

de Saúde de Curitiba Dr. Adriano Massuda, do Administrador Regional da CIC Everton Vargas, dos vereadores Felipe Braga Cortes e Profª Josete D. Silva, da gerente do DS CIC Cynthia Calixto Frais, do Presidente do Conselho Local de Saúde Sr. Manoel Brito da Silva e vários representantes do segmento de usuários, trabalhadores, convidados dentre eles os alunos do curso de medicina da U. Positivo e de enfermagem da Faculdade Dom Bosco e  gestores. Entre os convidados estava o Sr. José Augusto Soavinski, da Pastoral da Sobriedade que proferiu a palestra magna sobre Dependência Química. Foram 107 participantes.

      Foi apresentado o perfil da US Augusta 2011/2013, discorrido sobre o Controle Social e apresentação do Relatório de gestão do Conselho Local 2011/2012.  Foi realizado um trabalho em grupo e propostas sobre “Como a comunidade poderia se organizar para contribuir na identificação de ações para aprimorar os serviços de saúde e suas prioridades”. Cinco propostas foram aprovadas e serão levadas à Conferência Distrital da CIC.

     No final houve a homologação do conselho local gestão 2013/2015. A atual composição do conselho são 8 representantes dos usuário, 4 de trabalhadores e 4 do segmento de gestores.

Autor: CEI Heitor de Alencar Furtado, EM | Fonte: Marcia Regina Bora