Xaxim ganha o 20º Farol Inovação da cidade !

    Publicado por:  Ana Dariley Peters

Os estudantes da Escola Municipal Castro, no Xaxim, surpreenderam a comunidade com as atividades preparadas para a entrega do Farol do Saber e Inovação Albert Einstein, o vigésimo espaço maker da cidade com impressora 3D e o terceiro da Regional Boqueirão, que tem também os faróis Mário Quintana e Luís de Camões.

A inauguração foi na última quarta-feira (7/8) e entre os projetos apresentados, o “Grandes Cientistas - Mitos e Realidades” revelou que cientistas não são pessoas “esquisitas”, de jaleco branco e óculos.

“Isso é um estereótipo. O cientista é um curioso, alguém que vai atrás de respostas. Há inclusive uma curitibana chamada Carolina Motter que é destaque internacional com projeto que substitui animais por pele 3D em testes de produtos cosméticos”, contou a estudante Gabrielli Betin.

“Assim como a presença de uma grande massa tem o poder de influenciar o movimento dos corpos próximos, o Farol do Saber e Inovação atua como agente gravitacional da inovação e criatividade”, explicou Gabrielli.

Ela reforçou que o Farol é uma referência que atrai diferentes pessoas da escola e comunidade para criar e inovar.

“Essa é uma geração que vem revelar como deve ser a escola do século 21. Quando colocamos ferramentas à disposição eles nos apontam o que é de seu interesse, como podem se superar e fortalecer, a partir da educação, a si e a toda a comunidade”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Escola Bem Cuidada

Além da revitalização do farol, a escola ganhou pintura nos muros e grades e na parte externa, novo piso cerâmico, melhorias nas portas de acesso da unidade, rampas de acesso ao farol, e troca das calhas da quadra. O investimento foi de R$ 135 mil.

Um pouco de história

A escola Castro foi fundada em novembro de 1976 para atender à maior demanda de estudantes devido ao crescimento populacional da região. Naquela época, ainda não existiam escolas na pequena vila. Quando a criança atingia a idade escolar, tinha que ir a pé para a Escola Municipal Francisco Derosso. Já o farol Albert Einstein foi inaugurado em setembro de 1997 e atualmente conta com 5.448 títulos, 6.482 exemplares e 5.234 usuários cadastrados.

Autor: SME | Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba.
00265837.jpg
Farol do Saber e Inovação Albert Einstein.
1/4