Xadrez: um instrumento de ensino

    Publicado por:  Rosani Machado

A educação moderna tem optado por um ensino no qual o aluno é estimulado continuamente a aprimorar a sua capacidade de pensar e de criar. Sendo assim, a Professora de Educação Física Ana Paula Contin Sotomaior Teixeira, desenvolve há 4 anos o projeto de xadrez na escola, que dá a oportunidade aos alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental participarem das aulas que são realizadas no período contrário ao que estudam.

O projeto tem como objetivo estimular e desenvolver, habilidades de raciocínio, criatividade, atenção, concentração, memória, autocontrole, paciência e autoconfiança dos alunos.

Os alunos do projeto participaram do Desafio Xeque Mate Sesc de Xadrez, que acontece todo ano, é disputado em 3 etapas e tem por finalidade promover e difundir a vivência da modalidade de xadrez na cidade de Curitiba, através da valorização da prática com fins educativos, propiciando um desenvolvimento integral dos praticantes, além de promover o intercâmbio social, esportivo e cultural entre os participantes.

Parabéns à todos os alunos que participaram do evento no SESC e à professora Ana Paula pelo ótimo trabalho desenvolvido!!

Autor: Prof. Leonel Moro, EM | Fonte: Professora Ana Paula Contin Sotomaior Teixeira