Vulcão: uma explosão de curiosidade.

    Publicado por:  Ana Paula Matheus

Para terminar um conteúdo curricular de Ciências previsto para os 4° anos do ensino fundamental, para o 1° Trimestre, a professora Dilce G. Simonetti resolveu construir com os estudantes um vulcão. Tendo por objetivo estudar com as crianças sobre as ocorrências de vulcanismos na estrutura física da Terra e compreender a noção de geologia presente no vulcanismo, a professora construiu com argila e papelmachê um vulcão em tamanho reduzido.

Apresentou para as crianças, em suas aulas, como é composta a estrutura interna da Terra: núcleo, manto e crosta terrestre e refletiu com elas a existência de movimentações destas estruturas, o que ocasionam as atividades vulcânicas.

Coletivamente foi realizado o evento de erupção com a mistura de bicarbonato, corante e vinagre, e houve a conversa sobre a devastação que uma erupção pode desencadear no entorno de um vulcão. Todos ficaram admirados com a erupção e puderam em nível micro perceber a agressão do ambiente pela força do vulcão. Foi um verdadeiro estouro!

Autor: CEI Júlio Moreira, EM | Fonte: Prof. Dilce G. Simonetti
00117203.jpg
vulcão
1/2