Uma pesquisa realizada pelo senhor Bolivar da Rosa Motta, mestre da Universidade de Cruz Alta, apresenta que no Brasil, a transição demográfica é incontestável, que até o ano 2025, possivelmente ocuparemos o sexto lugar da população de idosos do planeta com 31,8 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais. Porém, estamos longe de atingirmos o envelhecimento bem sucedido.Com base neste pesquisa realizou-se um levantamento na escola para saber se em nossa comunidade escolar tem muitos idosos, como eles vivem, se conhecem seus direitos e como a família lida com essa temática.
Reconhecer a existência da diversidade humana, nos grupos sociais, para que todos (as) sejam reconhecidos (as) como iguais em dignidade e em direitos, esse foi o objetivo da Professora Sandra Mara Pereira do 2 ano A.
O número de idosos na turma, mostrou que a os estudantes do 2º ano tem poucos idosos na família, poucas crianças tem bisavós e convivem com elas (eles). Outros questionamentos forem encaminhados para os pais responderem em casa e ser debatido em sala: Qual a idade para ser considerado um idoso? Se eles tem direitos e por que esses direitos foram criados? Como envelhecer com saúde?
Com esse tema foi possível trabalhar os componentes curriculares de história, matemática e língua portuguesa falando sobre a diversidade humana nos espaços de vivências. A professora realizou uma apresentação sobre os direitos dos idosos e exposição dos cartazes com os temas abaixo;
-PENSE: O QUE SUA FAMÍLIA TEM FEITO PARA ENVELHECER COM SAÚDE?
-OBSERVE: AS SITUAÇÕES QUE ALGUNS IDOSOS VIVEM NOS DIAS DE HOJE.
-ACREDITE: VOCÊ SERÁ UM IDOSO NO FUTURO.
Autor:
Caramuru, EM
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Fonte:
Epa