Você sabe o que é uma composteira?

    Publicado por:  Gloria Catarina Rodrigues da Silva Boni

Os alunos da turma do 5° ano B,  estão realizando o projeto  "SUSTENTABILIDADE: Cada um faz sua parte" orientado pela professora Luciana Fernandes, que se consolida  com as práticas ambientais para aquisição e sensibilização de novos hábitos. 

A turma recebeu a visita da doutoranda Marcia Regina Zago, que trouxe sua Oficina de vermecompostagem para ilustrar nosso projeto " SUSTENTABILIDADE: Cada um faz sua parte". Além das explicações sobre os resíduos, também pontuou que destino podemos dar a eles. A Oficina teve como destaque as questões  do Ciclo Alimento na natureza, a importância das minhocas para o solo, sua estrutura interna, respiração, locomoção, entre outros. Os estudantes aferiram vários questionamentos,  instigando o pensamento lógico e registraram  de maneira criativa o que apreenderam com a Oficina ofertada pela doutoranda Marcia Regina Zago, sistematizando o conhecimento  que se fomenta  como  ponto de partida para novas aprendizagens.

Assim sendo, as práticas da Oficina proporcionaram posicionamento, um deles foi de terem atitudes como colaboradores de práticas sustentáveis. Montaram a composteira com materiais recicláveis, observando detalhadamente a forma como se locomovem, experienciando com o toque na mão, picando folhas secas, que são fontes de carbono e  experimentação  do tipo de alimento, resíduo que pode servir  de comida as minhocas, no cardápio entram mamão  e  casca de banana picadinha.

A cada dia a composteira é analizada e as informações anotadas em um diário de bordo para comparação.  Após 21 dias observando o comportamento, estrutura  e trajetória das nossas visitantes, foram instigados  a sanar a curiosidade abrindo a composteira e contando quantas novas minhocas surgiram durante  este período. Ao todo foram 102 minhocas, entre elas " recém nascidas" adolescentes e adultas ( chamadas dessa forma pelos estudantes), a composteira iniciou com 36. Os estudantes vibraram e ficaram surpresos pois puderam observar  claramente o quanto se reproduzem com rapidez.

Com a produção, 20 (vinte) minhocas foram selecionadas para colocar na minicomposteira etinerante e compor junto aos elementos do diário de bordo, mais um instrumento de estudo, divulgação e conscientização do nosso projeto "SUSTENTABILIDADE: Cada um faz sua parte",  perante a família e com certeza disparador para novas aprendizagens.

Autor: CEI Bela Vista do Paraíso, EM | Fonte: CEI Bela Vista do Paraíso
00225812.jpg
Sustentabilidade 5B
1/10