VIVÊNCIAS DO MATERNAL ÚNICO NO CMEI

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

ASSOPRA...

Como uma brincadeira tão simples pode se tornar algo tão prazeroso e motivador!?

Em uma roda de conversa com as crianças do maternal único, vários assuntos começam a ser lembrados e falados pelos pequenos, mas quando a professora pega a lata misteriosa da sala algo vai aparecer ... será o quê?

PROFESSORA: “O que será que tem aqui dentro desta lata?”

DANIEL: “Tem aranhas!”

SAMUEL: “Tem bicho!”

PROFESSORA: ”Será?”

GABRIEL: “Tem jacaré!”

Quando a professora abre a lata, o suspense fica no ar e logo aparece um objeto estranho para algumas crianças, para outras é apenas uma “língua de sapo”, para as professoras é a língua de sogra.

Depois que a professora mostrou como funcionava aquele objeto, cada criança recebeu sua “língua de sapo”, nome que as crianças preferiram manter.

Algumas crianças já colocaram na boca sem nenhuma preocupação, outras começaram a explorar o objeto, algumas não conseguiam assoprar ficando frustradas com a brincadeira, outras se divertiram em cada sopro, as professoras ajudaram cada criança que não conseguia, mas quando a “língua de sapo” ficou grande com o sopro, o sorriso no rosto apareceu.

Em cada ASSOPRA... ASSOPRA... da “língua de sapo” a brincadeira ficou divertida e inesquecível.

“A INFÂNCIA É QUANDO AINDA NÃO É DEMASIADO TARDE. É QUANDO ESTAMOS DISPONÍVEIS PARA NOS SURPREENDERMOS, PARA NOS DEIXARMOS ENCANTAR. QUASE TUDO SE ADQUIRE NESSE TEMPO EM QUE APRENDEMOS O PRÓPRIO SENTIDO DO TEMPO”. (COUTO, 2011)

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Caroline Kupczki Krezko
00168345.jpg
CERTO
1/9