Nesta terça-feira (28/06) os estudantes da escola Anísio Teixeira tiveram a oportunidade de participar de uma manhã de integração com os alunos da Escola de Educação Especial 29 de março (situada na Rua das Laranjeiras, 72 - Bairro Alto) que atende a crianças, adolescentes e adultos com deficiências múltiplas.
A vivência de integração foi planejada após a escola dar início às atividades relacionadas às Paraolímpiadas que estarão acontecendo no Brasil do dia 7 a 18 de setembro. Como este evento esportivo é destinado a portadores de algum tipo de deficiência, a “escola” pensou que seria de extrema valia que os estudantes do Anísio tivessem contato com estas pessoas que necessitam de algumas adaptações para a realização de práticas esportivas. O objetivo do encontro foi o de romper preconceitos, conhecer diferentes realidades e é claro se divertir brincando com os “novos colegas”. A professora Debora Alenski Leite (corregente dos 2º anos), que também trabalha em escola especial foi quem realizou o contato com a escola 29 de março e possibilitou a organização do encontro.
As turmas dos 5º anos que receberam e estão trabalhando com o Gibi Poético (material com encaminhamentos pedagógicos ofertados pela SME), participaram de atividades esportivas e recreativas na quadra (bocha e vôlei adaptado), juntamente com os visitantes da outra escola (cadeirantes).
Já a turma de enxadristas do 3º ano C jogou uma partida de xadrez com o Marlon (aluno da escola especial), que comunica a peça que deseja movimentar apenas com movimentos da cabeça.
Todos adoraram a visita e aguardam o próximo encontro. Nós, enquanto escola, acreditamos cada vez mais que são estas parcerias que fazem toda diferença na construção do conhecimento de nossos estudantes. O ultrapassar dos muros da escola propicia significado real a aprendizagem e nos faz crer que nossas crianças estão sendo formadas para uma cidadania da paz, compreensão e ação!
Autor:
Anísio Teixeira, EM
|
Fonte:
Marilia Costa Jordão