Vivência com as bandejas de experimentações

    Publicado por:  Tatiane Neves

Muito se fala sobre o protagonismo da criança na Educação Infantil, mas para que essa ação seja efetivada é necessário ter por trás um Professor de Educação Infantil capaz de perceber o quão rico é proporcionar ambientes de acordo com os interesses dessas crianças. Esses espaços devem proporcionar diferentes possibilidades, explorações, brincadeiras e interações garantindo que as crianças se sintam pertencentes.

E quando a criança participa do processo de construção com as professoras, coletando materiais e auxiliando na organização tudo fica ainda mais rico.

Isso significa que "a criança tem participação ativa no seu desenvolvimento por meio das relações dentro dos seus contextos ambientais, uma vez que ela o explora, inicia ações e descobre coisas novas, assim como faz a seleção de objetos e de parceiros para realizar suas descobertas".(LIMA ; COSTA, 2019)

Nessa vivência, as crianças da turma do MIIB foram convidadas a participarem de cada etapa dessa modalidade de brincadeira. Desde a escolha dos materiais até a coleta de folhas, gravetos, pedras entre outros. Foi um momento em que as crianças puderam investigar o contexto do CMEI e realizaram hipóteses por meio de trocas entre seus pares. Um momento de muita descoberta. Além disso, foi preparado em um espaço para que todas as crianças do CMEI tenham o acesso a essa brincadeira. 

Ah e claro! Elas amaram explorar esses materias e soltaram a imaginação no momento em que manuseram os objetos, dando novos significados à eles. 

 

 

Autor: Tatiane Neves | Fonte: CMEI PROFESSOR RIADA SALAMUNI
00347379.jpg
Mesa de experimentação
1/12