Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Visita guiada ao Teatro Guaíra proporciona um passeio pelos bastidores do complexo

Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

A primeira segunda-feira de setembro começou com uma aula-passeio histórico-cultural para os estudantes da Unidade de Educação Integral Pilarzinho, que tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores do Complexo Cultural Teatro Guaíra, uma das mais expoentes casas de espetáculos do país.

Um marco do modernismo, projetado por Rubens Meister, o Teatro Guaíra é um Complexo composto por 3 Teatros, uma orquestra sinfônica, um corpo de baile e uma escola de dança, locais que os estudantes puderam visitar e entender um pouco do seu funcionamento. Além do saguão e da plateia, espaço amplamente conhecido pelos visitantes do local, as crianças puderam caminhar pelos labirintos que conectam os auditórios, as coxias, as salas de ensaio, entre outros espaços que normalmente não são abertos ao público, e que fazem a magia das artes cênicas acontecer.

Para a estudante Maria Clara Rosembrock, o passeio foi “muito legal, porque eu nunca tinha ido no Teatro Guaíra e achei muito interessante conhecer os espaços que tem nele. É diferente ver o lugar que os atores ficam para fazer a apresentação, é muito grande, a gente pode sentir um pouco do que eles sentem, mas o que eu mais gostei foi ver os bailarinos ensaiando na sala de dança, me deu vontade de aprender balé, afirma.

Para a Professora Alessandra P. Frohlich a visita foi “um mix de emoções, poder vivenciar e apreciar parte da história e da estrutura de um dos maiores e mais conceituados teatros do país, trouxe valiosas informações para o prosseguimento das atividades na Oficina de Teatro. As crianças puderam ver na prática o que sempre conversamos em sala de aula”.

Ao final do passeio, os estudantes tiveram o privilégio de assistir um pouco do ensaio dos bailarinos do Balé Guaíra.

Autor: Gustavo Leandro de Siqueira Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM