Visita do poeta Hamilton Faria

    Publicado por:  Viviani de Fatima Glok

             Visita do poeta Hamilton Faria

         Para finalizar o trabalho da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, os alunos dos 5º anos A e B orientados pelas professoras Marisete Mª. Lemes Bortolan, Adriana Mendes e Taciane A. Mottin da Escola Municipal Professora Rejane Maria Silveira Sachette – NRE BN, receberam na manhã do dia 08 de agosto a visita do poeta Hamilton Faria.

Hamilton Faria publicou oito livros de poesia e participou de vinte antologias no Brasil e no exterior . Seu livro mais recente, minimoImenso , foi publicado pela Casa Editorial dos Omaguás em 2012. Em 2006 publicou Haikuazes pela Escrituras Editora.

         Os alunos estavam eufóricos, segundo eles era a emoção de receber uma pessoa tão ilustre e famosa. Tiveram a oportunidade de ouvir Hamilton Faria declamar alguns de seus poemas; fizeram um bate papo cultural, rico em informações e conhecimentos literários; elaboraram várias perguntas e realizaram uma entrevista com o poeta.        

       Durante os meses de  junho, julho e agosto as professoras trabalharam vários poetas e diferentes poemas, contaram com a parceria da  agente de leitura Tany Omura da biblioteca da escola que apresentou o poeta Vinícius de Moraes aos alunos. Os alunos tiveram acesso ao material da Olimpíada entre outras ações desenvolvidas pelas professoras Marisete Maria Lemes Bortolan e Adriana Mendes, Conheceram os poemas do poeta Hamilton Faria, acessaram sua página na internet e realizaram várias atividades.

        Com base nas literaturas, os alunos produziram poemas e quadrinhas, onde a turma do 5º ano B, finalizou o trabalho produzindo o livro “Pequenos poetas, grandes escritores” e o 5ª ano A produziu o poema coletivo sobre o lugar onde vivemos,  os quais foram ofertados como presente ao ilustre visitante Hamilton Faria.

               Agradecemos:

 “A todos que como eu são apaixonados pelo o que fazem e  não medem esforços para alcançar a aprendizagem de crianças tão especiais.”

“Aos alunos  do 5º ano B que se encantaram com o que para eles era tão desconhecido... os poemas”.

“A toda equipe da Escola Rejane: direção, pedagogas, professoras e funcionários que contribuíram de um jeito ou de outro para esse sonho”.

“As professoras: Taciane A. Mottin,  Deisiane de Fátima Neneve , Viviani de Fátima Glok  e Samara de França Tanello que doaram seus talentos para que os alunos do 5º ano B descobrissem os seus.”

“Ao poeta Hamilton Faria pela visita e disponibilidade”.

“As alfas do núcleo regional do bairro novo que despertam o que há de melhor em nós professores com incentivo e muito estudo.”

“Com certeza ver cada brilho no olhar dos alunos valeu a pena...”

                                                             Marisete Mº L. Bortolan

         Em fim, caberá a comissão julgadora da escola auxiliar na escolha do texto para a participação da Olimpíada, haja vista o bom desempenho de todos os alunos desenvolvidos neste trabalho.

 
 
Autor: Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM | Fonte: Marisete Mª L. Bortolan
00043189.jpg
Poeta Hamilton Faria visita escola a convite dos alunos dos 5º anos.
1/1