Visita das crianças do CMEI Dr. Eraldo Kuster ao 5º Batalhão de Logística (BLOG)

Publicado por:  Cristiane Aparecida Luquetta

O que cabe dentro de uma ação?

As crianças das turmas do Pré A, Pré B e Pré C pegaram carona no Projeto Conhecimento em Linhas realizaram uma visita ao 5º BLOG Pinheirinho, cujas experiências que vivenciaram na “aula passeio” vão demorar a sair de suas memórias. Agradecemos ao Tenente Coronel Eron Pacheco da Silva pela gentileza de abrir as porta do BLOG as nossas crianças.

A equipe de permanência do CMEI desenvolveu uma sequência didática, com objetivo de trabalhar relações naturais com as crianças. No planejamento estava incluído proporcionar as crianças novas vivências em relação ao entorno e o ambiente em que as crianças estão inseridas, para dele se apropriar. Entre outras atividades do planejamento, estava a visita da turma do Pré C ao Quartel General do Pinheirinho. No entanto, levando em consideração que de acordo com o contexto, o planejamento deve ser flexível, podendo haver modificações ao longo do caminho, se pertinente; a ação foi estendida aos três Prés.

O CMEI contou com o apoio da Adriane Galeski, responsável pelo Projeto Conhecimento em Linhas da Regional Pinheirinho e da Guarda Municipal, a fim de viabilizar a ação.  Assim as ruas do bairro ganharam transeuntes que a comunidade não estava acostumada a ver circular; pelos menos, não em um número tão grande. Noventa crianças falantes, cheias de entusiasmo e alegria. Foram muitos os “tchau”, “oi” e “acenos” que deram ao longo do caminho.

As responsabilidades ao sair com as crianças são muitas; todo cuidado é pouco; contudo pela proteção que receberam daqueles que encontraram, durante o percurso daria até para circularem livremente. A comunidade, os motoristas de carros, de ônibus, todos paravam calmamente; ou então passavam bem de vagar, admirando, protegendo aos nossos pequenos e pequenas. O ônibus Quartel General deve ter até se atrasado pelo tanto de vezes que nos encontrou. Mas nada de reclamação ou estresse. A causa era nobre, além de uma bela dose de ternura ao coração.

Assim protegidas e seguras às crianças seguiram, fazendo suas colocações relacionadas às aprendizagens construídas com as professoras, sobre os lixos jogados nas ruas, as árvores, as casas; mas sem perder o foco maior, seguiam curiosas em direção a uma grande descoberta.

No cotidiano da unidade, elas já haviam elaborado inúmeras hipóteses.

O que teria depois do mato? De onde vêm os barulhos? Que lugar é esse o Quartel?

O Mito da Caverna de Platão é um bom recurso para explicar a realidade das crianças do CMEI em relação ao Quartel do Pinheirinho. Foi esse um dos argumentos para convencer o BLOG a nos receber. (Na Alegoria de Platão, os prisioneiros dentro da caverna, ouviam os sons; viam as sombras que passavam, daqueles que estavam do lado de fora da caverna e achavam que a realidade, era os barulhos que ouviam e as sombras que viam pelas réstias das paredes).

O CMEI está localizado nos fundos do mato, que faz divisa com o Quartel General do Pinheirinho. As crianças, como no Mito da Caverna, ouvem os barulhos das ações desenvolvidas pelo Batalhão (tiros, gritos, passos), vez por outra avistam ao longe os soldados realizando atividades físicas; já haviam recebido visitas dos soldados, Mas não tinham ideia de fato, do que “é” e o que acontece dentro do Quartel.

Ao chegarmos ao BLOG já havia uma estrutura incrivelmente organizada e acolhedora para receber as crianças. Não foi possível dizer quem mais se encantou, se as crianças ou os militares!

Já na entrada as crianças foram tecendo seus comentários adoráveis como, ao se depararem com canhões, (não blindados. É esse o termo usado pelos militares), disseram: “olha quantos brinquedos os soldados têm!”, “olha esses brinquedos são iguais aos meus!” “Como faz para subir no Canhão?” “Eu quero subir”, “nossa que massa!” E assim seguiram com suas falas inocentes, das experiências prévias.

O Sargento Castro mediador da visita e o Sargento Magalhães, pai da Aiana do Pré B gentilmente e com toda paciência conduziram as crianças aos locais mais significativos a elas.

Depois de servirem um delicioso lanche, as crianças e as professoras tiveram a honra de participar de uma formatura, na qual o Tenente Coronel Eron Pacheco citou de forma afetuosa o CMEI e as crianças.

Após a longa visita era hora de voltar; com toda riqueza que o percurso ofereceu.

A manhã foi intensa as crianças. Elas chegaram à Unidade, cansadas; tanto que almoçaram e depois dormiram perto de umas três horas.

Mas com certeza, as experiências vivenciadas compensaram todo cansaço. No final da tarde, quando as famílias vieram buscar as crianças, elas já saíram contando e contando, o que haviam vivenciado na visita incrível visita ao Quartel.

Agradecemos especialmente ao BLOG na pessoa do Coronel Eron Pacheco da Silva que autorizou a visita; ao Sargento Castro que tomou todas as providências e nos recebeu; ao Sargento Magalhães, pai da Aiana, que ao lado do Sargento Castro nos acompanhou na visita, ao Sargento Gabriel que fez os primeiro contatos entre o CMEI e BLOG e a todas as pessoas que prepararam a alimentação das crianças; aos soldados, que nas dependências do Batalhão carregaram no colo as crianças que estavam cansadas;

Agradecemos a dinâmica Adriane Galeski e a Guarda Municipal da Regional do Pinheirinho que nos proporcionou mais segurança nos acompanhando no percurso.

Fato, a parceria, o trabalho em Rede, o bom relacionamento com a comunidade, com os vizinhos e quando esse é um Batalhão! Os ganhos são imensuráveis e as crianças, privilegiadas pela qualidade das experiências que vão ficar e fica em suas mentes!

Autor: Ivete Bussollo | Fonte: CMEI Dr. Eraldo Kuster