Visita Cultural ao Museu Oscar Niemayer(MON) para visitar as exposições, "Os Gêmeos: Segredos" e " Da Vinci Experience".

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

[...] a importância de uma coisa não se mede com fita métrica, nem com balanças, nem barômetros etc. A importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós, pois o meu quintal é maior que o mundo."

           Manoel de Barros, o poeta das crianças, nos inspira a nos encantar com o mundo, com as coisas do quintal, com as singelezas e sutilezas do cotidiano, com o outro, na beleza das relações. Temos o privilégio de habitar um quintal, ao qual o Museu Oscar Niemayer faz parte. São 300 metros de caminhada, passando pelo belíssimo Bosque do Papa. 

           Nos dias 25/02, 04/03 e 11/03, as turmas dos Prés foram ate o Museu Oscar Niemayer(MON) para visitar as exposições, "Os Gêmeos: Segredos" e " Da Vinci Experience", as turmas do pré fazem visitas culturais alguns periodos do ano.

           A visita foi agendada, com apoio do Programa Linhas do Conhecimento" e a ação educativa: "A arte como instrumento de Educação", do MON, o qual tem como príncipio contemplar tambem o público infantil, abordando as obras de arte a partir dos pontos de vista histórico, estético e social; propicionando um processo de aprendizagem com a participação ativa das crianaças. buscando a parceria com instituições escolares – mas como espaço educacional independente; Nesse contexto, de amplas possibilidades de atuação, as crianças e profissionais da uniadade podem se nutrir culturalmente atraves da arte.

        Ao visitar a exposição " Os Gêmeos" e "500 anos Da Vince Experience", as crianças se encantaram, brincaram, dançaram, imaginaram, trouxeram seu repertório, construindo hipóteses. 

        Assim seguimos nas buscas, trazendo ampliação cultural, contextos potentes... a maioria das crianças não conhecia o museu, observamos o olhar estrangeiro, curioso, da novidade...cada uma a narrar do seu jeito, nos encantando com tamanha expressividade e afeto.

"As crianças são como a arte: pura expressão. Acho que é por isso que os adultos as chamam de arteiras. Há afinidade entre as crianças e a arte - espontaneidade, capacidade de comunicar, de dialogar com o mundo, com a vida. Então podemos dizer que ambas se alimentam da mesma fonte". (Roseli Petry Sarmento, in Barbieri, 2012)

Autor: Ana Beatriz S. Cerqueira | Fonte: CMEI Centro Cívico
00355908.jpg
Pré II 25/02/2022
1/38