Visita ao Planetário Professor Francisco José Gomes Ribeiro

Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

No dia 23 de maio de 2022, a turma do pre II fez uma visita muito interessante, ao Planetário Professor Francisco José Gomes Ribeiro, instalado no Colégio Estadual do Paraná, o qual completa 41 anos.

As crianças desta turma demonstraram interesse por assuntos sobre astronomia, sobre os planetas, o sol, a lua, sendo este o tema inspirador para esta investigação.

As crianças vizeram uma viagem a muito interessante, com a mediação do Professor Amauri e apoio de aparelhos e instrumentos de projeção. Um deles é o modelo Zeiss, da indústria alemã, criado para projetar com fidelidade o céu do passado, do presente e do futuro. O equipamento recria o firmamento a partir de qualquer cidade brasileira, projetando o céu estelar, o sistema solar e outros fenômenos celestes.

O professor  explicou que o instrumento foi trazido ao Brasil para fundamentar a base da astronomia no Paraná. “É o único modelo ainda em funcionamento no mundo e ainda é usado por nós para os estudos de matemática, além da astronomia”, garantiu.

As crianças fizeram muitas perguntas, e não se demoraram para fazer relações bastante interessantes. Artur diz conhecer o planetA Plutão e queria saber a cor do planeta Marte. Abigail sabia que que tinham alguns planetas grandes outros bem pequenos,  Ivna que o sol era grande, o maior de todos os planetas, algumas criancas queriam saber quem moram nos planetas e como faz pra chegar lá.

A nós adultos fica ainquietação de trazer contextos ricos para as crianças conhcerem os fenomenos do mundo, construir hipoteses, fazer relações, dar acesso a cultura cientifica, possibilitando uma aprendizagem com significatividade e criatividade.

Autor: Ana Beatriz S. Cerqueira | Fonte: CMEI Centro Cívico