Visita ao Núcleo de Esporte e Lazer Cidade Jardim, em São José dos Pinhais, visa despertar o interesse das alunas de escola pública para a modalidade olímpica

    Publicado por:  Eliane Carolina Dias Sobrinho Gonçalves

Conhecer o Núcleo de Esporte e Lazer Cidade Jardim, situado em São José dos Pinhais – Paraná, na Rua Professor Teodoro Winkler, foi marcante e significativo para as alunas dos 5º anos da Escola Municipal CEI David Carneiro. Aproximadamente trinta e três alunas, acompanhadas dos professores de Educação Física da escola: Thiago, Daniel, Simone Priscila, Milena e da professora regente Ana Paula, tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar um pouco da modalidade olímpica da Ginástica Rítmica, em parceria com a Aginarc (Associação de Ginástica Ritmíca).

O passeio aconteceu na quarta - feira (18/05), no período da tarde. Pouco tempo, se levarmos em consideração o trajeto da viagem entre o bairro Xaxim, onde é localizada a Escola e o Núcleo de Esporte e Lazer, em São José dos Pinhais. Porém, o curto período em que lá permaneceram, as alunas conseguiram aproveitar as diversas atividades direcionadas e preparadas para o momento.

O passeio visou despertar o interesse das alunas para essa modalidade, além de promover a interação entre as alunas e as ginastas. A visita à Cidade Jardim foi uma maneira que o professor Thiago – idealizador do evento – teve para sanar um pouco do visível interesse e curiosidade que surgiu entre as alunas desde a apresentação feita pelas atletas da Ginástica Rítmica, no evento do Sábado Esportivo na Escola, dia 19/03. Para o professor Thiago, ”Esse dia ficará marcado para toda a vida destas alunas. Oportunizar esta experiência para as crianças, de ter um dia de treino com atleta da ginástica, é possível despertar o interesse. As alunas tiveram força de vontade, determinação e disciplina, durante o curto período em que lá tiveram. Mostrando que é possível sim, atividades de visitas planejadas fora do ambiente escolar. Cabe as entidades e governos colocarem em suas políticas sociais e esportivas, mais oportunidade para as crianças.”, relata o professor.

Ginástica rítmica é uma modalidade olímpica que combina elementos de balé, ginástica e dança teatral, juntamente com a música. Os aparelhos dessa modalidade são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. As apresentações podem ser individuais ou em conjunto. 

Galeria de fotos

Autor: CEI David Carneiro, EM | Fonte: Eliane Carolina Gonçalves
00112474.jpg
Ginastica ritmíca
1/1