Visita ao Museu de Arte Indígena

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

Quando o português chegou

Debaixo duma bruta chuva

Vestiu o índio

Que pena!

Fosse uma manhã de sol

O índio teria despido

O português.

                             (Erro de Português- Poesia de Oswaldo de Andrade)

 

Na tarde do dia vinte e nove de novembro os jornalistas mirins do “Jornal Eletrônico, Extra! Extra!”, tiveram a oportunidade de conhecer o Museu de Arte Indígena Paranaense (MAI). Os estudantes ficaram sabendo da inauguração deste novo espaço através de uma notícia publicada na Gazeta do Povo. A escola acreditando que a educação vai além dos muros do ambiente formal de ensino, agendou uma visita ao MAI.

“O museu de Arte Indígena é o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção artística dos indígenas brasileiros, e conta com um dos maiores acervos do mundo nesta área. São cerca de 700 peças divididas entre arte plumária, cerâmica, cestas, instrumentos musicais, máscaras ritualísticas e objetos utilitários”.

Os estudantes foram recebidos pela Juliana Podolan Martins, que foi quem obteve a linda coleção em exposição, através de expedições que realizou em diferentes tribos indígenas brasileira. Dentro de uma oca as crianças assistiram a um vídeo, que narrou um pouco o que seria visto no museu e em como eles deveriam se comportar naquele espaço. Na sequência  tiveram a oportunidade de entrevistar a Juliana. Confira no link abaixo:

http://extraextra.curitiba.pr.gov.br/gazeta/atualizacao/31408

Após a entrevista ela mostrou com carinho o museu às crianças, explicando sobre a confecção de cada peça e a cultura indígena. Também levou os jornalistas mirins a refletirem sobre os valores do homem branco e dos índios, enaltecendo a “nobreza” dos povos originários e resgatando a herança histórica desta cultura.  O grupo foi sensibilizado a ter um novo olhar para o índio, respeitando e valorizando as diferenças.

E não é que os jornalistas estavam com sorte! Durante a visita, apareceu a curadora do museu, Ana Itália Paraná Mariano. Rapidamente foram preparadas perguntas para ela que prontamente cedeu uma entrevista.  Confiram:

http://extraextra.curitiba.pr.gov.br/gazeta/atualizacao/31409

Com certeza as crianças nunca esquecerão esta vivência, onde durante uma tarde puderam “entrar na floresta”, escutar o canto dos pássaros e de um povo que valoriza a vida, vivendo em plena harmonia com toda natureza!

A escola Anísio Teixeira agradece a Juliana por compartilhar com toda sociedade suas aquisições e pelo belíssimo trabalho social e educacional que está realizando. Vale muito a pena conhecer o museu, mais informações no link abaixo.

http://www.maimuseu.com.br/

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00123705.jpg
43
1/4