Após os estudantes do 3° ano B aprenderem um pouco sobre as obras de Alfredo Andersen com a professora Rosângela de Paula Rosa Rodrigues, nas aulas de Práticas Artísticas, no ensino de tempo ampliado, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre sua vida e ver de perto suas obras, através da visita ao Museu Alfredo Andersen.
A visita guiada foi oportunizada pelo Programa Linhas do Conhecimento, da SME. Ao chegarem ao Museu Alfredo Andersen, os estudantes foram recepcionados pela Coordenadora do Setor Educativo do Museu, Silvia Anete Antunes e pela estagiária Bruna de Miranda Cozac, que acompanharam e contaram um pouco sobre a vida pessoal e profissional de Alfredo Andersen, desde sua vinda da Noruega, até seus últimos dias de vida no Brasil, país adotado como sua pátria.

Os estudantes puderam ver as obras expostas e conhecer sobre suas histórias, além de ver de perto os instrumentos de trabalho do pintor e claro, a casa onde ele morou com sua família. Em seguida participaram de atividades propostas pela equipe do Museu. Aprenderam um pouco mais sobre autorretratos e puderam apreciar os de Alfredo Andersen, cada estudante fez seu próprio autorretrato. E como a Coordenadora Silvia havia explicado para todos o significado de curadoria, que “o curador no museu é a pessoa responsável pela seleção e organização das obras de arte,” os estudantes realizaram sua própria curadoria em uma maquete do próprio Museu.

Ao retornarem para a escola a professora Rosângela deu continuidade ao trabalho com as paisagens e autorretratos, tendo como base de estudo as obras do pintor, agora com os estudantes mais enriquecidos culturalmente.
A turma do 3° ano A foi acompanhada ao passeio pela professora de Práticas Artísticas Rosângela de Paula Rosa Rodrigues, pela inspetora Regina Celia Ramos e pela professora articuladora Denise Neuburger da Silva.
Autor:
Denise Neuburger da Silva
|
Fonte:
Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto