VIAGEM A MOÇAMBIQUE

    Publicado por:  Jaqueline dos Santos Bandeira da Trindade

     O interesse por Moçambique surgiu das crianças pelas notícias que ouviram do ocorrido no país recentemente. A partir desse interesse várias pesquisas foram realizadas: língua e dialetos, costumes, arte e música.

     Ouviram a rádio “Maria”  com o recurso Rádio Garden. Ao ouvirem a rádio as crianças se deram conta de que a língua era semelhante à brasileira. Foi então que as professoras tiveram a ideia de buscar uma parceria e possível contato com uma escola em Moçambique.

     Durante as pesquisas a professora Jaqueline Santos encontrou em uma rede social um vídeo da campanha “LIXO NA ESCOLA NÃO” do ativista ambiental Carlos Serra de Moçambique e verificou a possibilidade de um contato com o mesmo, por estar também realizando um trabalho sobre coleta seletiva. Durante conversa, o ambientalista indicou a coordenadora do projeto “Escola Ecológica Sementes para o Futuro” ISAURA TIVANE que realiza um trabalho na ESCOLA PRIMÁRIA 3 DE FEVEREIRO, em Maputo.

     No dia 27 de maio as crianças participaram de uma vídeo chamada com as professoras da ESCOLA PRIMÁRIA 3 DE FEVEREIRO para uma conversa sobre a reutilização de materiais recicláveis. Nesta vídeo chamada ficou acordado um próximo momento de troca de experiências entre as crianças das duas instituições.

   Outra descoberta feita durante as pesquisas foi que no dia 1 de junho é comemorado o dia da criança em Moçambique. Para celebrar esta data a turma do Pré 2 A promoveu um momento de confraternização entre as crianças do CMEI com muita música e ornamentos da cultura.

 

Autor: Atuba, CMEI | Fonte: Profs Ana Maria Tomal e Jaqueline Santos Bandeira
00220593.jpg
festa crianças africanas
1/12