Escola Municipal Araucária, Escola Municipal

logo escola

"Viagem" à cultura nordestina

    Publicado por:  Micheli Perpetua Marturelli

Durante o mês de junho, os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) fizeram "uma viagem cultural" na história de vida de autores e músicos nordestinos como Ariano Suassuna,Luiz Gonzaga, Gonzaguinha,Dominguinhos, Djavan, Caetano Veloso, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, Alceu Valença, Zé Ramalho e Fagner, celebrando a cultura regional nordestina, característica do mês junino tão intenso naquela região. 

Foram apresentadas obras desses renomados autores brasileiros, livros, músicas e filmes como Morte e Vida Severina e Gonzaga de pai para filho. 

Foi realizada a leitura das letras das músicas Borbulhas de amor, Morena Tropicana, Sinônimos, Asa Branca, O que é o que é, De volta para o meu aconchego que foram ouvidas na voz dos autores e de diversos intérpretes bem como a biografia dos compositores com a abertura para opiniões voluntárias sobre tais obras.

Os estudantes trouxeram a suas experiências pessoais que foram comparadas com a realidade da cultura nordestina.  

Um dos estudantes, que é estrangeiro vindo do Senegal, rapidamente se identificou com a realidade contida nas histórias dos retirantes retratados nos filmes morte e vida severina e  O Auto da Compadecida.

Foram encontros divertidos e culturais, onde além do conhecimento, todos ganharam em troca de experiências, amizade e diversão.

Além disso, regado a café, chá e doces tradicionais.

Este lindo trabalho, foi realizado pelas professoras Denize Prodoscimo e Danieli J. Corrêa no Farol do Saber Heitor Stockler de França que fica anexo À Escola Municipal Araucária.

Autor: Araucária, EM | Fonte: professoras Denize Prodoscimo e Danieli J. Corrêa
00074867.jpg
gonzaguinha
1/10