Veredas Formativas: Alfabetização e Multiletramentos na EJA - uma reflexão necessária e urgente sobre a prática pedagógica

    Publicado por:  Maria Gorete Stival Paula

Você com certeza já sabe o que é alfabetização! E letramento(s)? Você consegue definir esses conceitos e diferenciá-los com segurança? E como envolver a alfabetização, os letramentos e o multiletramento em sua prática pedagógica? Qual o papel dos educadores e dos estudantes na abordagem do multiletramento? Quantas perguntas...  Quantas curiosidades... quantas inquietações que nos movem a saber mais, a pesquisar e a inovar! E é com essa intenção que propusemos essa formação.

 

 Estamos vivendo um acelerado e crescente processo de desenvolvimento tecnológico, aliado à expansão da comunicação por meio da interação entre diferentes culturas de todas as partes do mundo. Essas mudanças exigem que a escola supere práticas educativas meramente transmissivas e potencialize ações que promovam cidadãos críticos e analíticos acerca do mundo no qual estão inseridos.

 

Diante disso, o curso Alfabetização e Multiletramentos na EJA, promovido pela Gerência de Educação de Jovens e Adultos, se propôs a realizar reflexões sobre práticas educativas focadas na alfabetização como aquisição do sistema convencional da escrita e leitura, bem como do ensino fragmentado das áreas do conhecimento, desconectado da realidade dos estudantes. Para tanto, tomou-se por base os estudos teóricos de Magda Soares, Roxane Rojo e Paulo Freire, com o intuito de ampliar e compreender os conceitos de alfabetização, letramentos e multiletramentos, e assim possibilitar a elaboração de boas práticas que desenvolvam habilidades relacionadas à proficiência em leitura e escrita na EJA.

 

Foram quatro momentos de encontros remotos, entre os dias 11/06 e 27/08, publicados em lives no canal do YouTube. Momentos esses que envolveram além da partilha de conceitos e práticas, o uso de ferramentas interativas que, mesmo à distância, promoveram a participação ativa dos profissionais da educação e da comunidade.

 

Você quer saber mais sobre essa formação? Ficou curioso e interessado, e não conseguiu participar ao vivo? Não se preocupe! Acesse os links abaixo e assista aos vídeos desta formação no Canal da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e fique mais informado!


 

Temas

Links

Reflexão sobre práticas pedagógicas na EJA e contextualização das práticas acerca do ensino-aprendizagem de leitura e escrita a partir do final do Império até os dias de hoje.

https://www.youtube.com/watch?v=_EMkhHQv8Ng

Compreensão e ampliação dos conceitos de alfabetização e letramentos,

https://www.youtube.com/watch?v=nG-A8r-ifhE

Compreensão acerca do conceito de multiletramento.

https://www.youtube.com/watch?v=m46XdwV2S_g

Elaboração e postagem de uma boa prática.

Off-line.

Partilha da boa prática produzida.

 

 

Autor: Professoras Fabíola e Vanisse | Fonte: SME/DEF/EJA
00304591.png
Professoras Vanisse e Fabíola
1/1