Vento Ventania...

    Publicado por:  Vania Maria de Souza

Segundo os Parâmetros e Indicadores de Qualidade da Educação Infantil brincar para a criança é uma das principais formas de aprender sobre os objetos que estão a sua volta, sobre as pessoas e sobre si próprias. Ao brincar ,ela aprende regras que regulam as relações entre as pessoas de seu grupo social e o papel que desempenham. Para entender essas regras e perceber o que compete a cada membro de seu grupo social, como se comportar em cada situação, como expressar os sentimentos e emoções, a criança brinca, imagina, cria e inventa, assimilando e recriando fatos vividos. Quando brinca de faz de conta, a criança subordina os objetos e sua própria ação ao campo do significado, e essa possibilidade caracteriza um avanço no desenvolvimento do pensamento simbólico infantil.

No CMEI, é importante propor jogos e brincadeiras, considerando os diferentes interesses e necessidades das crianças, para possibilitar que ampliem suas vivências, sua compreensão e elaboração das regras de convivência e autonomia, assim como sua leitura e conhecimento de mundo.

As professoras Cristiane e Fernanda estão trabalhando com as crianças do Pré I a Sequencia Didática Brinquedos Voadores com o objetivo de estimular as crianças a explorar o espaço ao seu redor e interagir com objetos levando em conta a ação do ar e do vento.

Autor: Senador Affonso Alves de Camargo Netto, CMEI | Fonte: Cristiane Venâncio
00004829.jpg
brinquedos voadores
1/8