Vem brincar comigo, amigo!

    Publicado por:  Priscila Mariana Krzyzanowski

Quem quer brincar comigo? Essa pergunta sempre chama a nossa atenção, pois brincar é algo muito convidativo, imagine para as crianças. Pensando nisso, estamos sempre dispondo de propostas que estimulem a criança para a brincadeira e a integração entre elas.

No CMEI Miguel Arraes, estamos realizando inicialmente as integrações duas vezes por semana.  Nossa proposta é aumentar gradativamente esses momentos.

A criança apreende o mundo através das relações e interações que faz com as pessoas que a rodeiam, sendo elas, adultos ou crianças de diferentes faixas etárias. Por meio das relações, as crianças partilham experiências, partilham conhecimento, constroem valores de cooperação, solidariedade e respeito pelo outro. É impossível referirmo-nos à educação infantil sem nos referirmos a estas relações e às vantagens que acarretam para as crianças. A interação entre crianças é, sem dúvida, um fator muito importante no seu desenvolvimento.

 Nos momentos de integração ofertados pelo CMEI conseguimos perceber claramente esse aprendizado, onde cada criança tem escolha própria para decidir onde e com quem brincar, e algumas até decidem não brincar naquele momento, apenas aproveitar para encontrar amigos ou irmãos e passear pelo CMEI. Portanto a integração passa a ser muito mais do que um momento só para brincar.

Durante a integração, as brincadeiras de faz-de-conta são atividades privilegiadas, pois nessas tanto os pequenos ensinam os mais velhos, como os mais velhos ensinam os mais novos, além da troca de cuidados que fica muito clara nas atividades.

Durante toda a atividade é possível perceber a alegria das nossas crianças, que já consideram esse dia como sendo “O dia do Amigo”. Parabéns para toda a equipe do CMEI Miguel Arraes, que com muito carinho e comprometimento realizam diferentes propostas que além de encantar as crianças, contribuem no seu desenvolvimento.

Autor: Miguel Arraes, CMEI | Fonte: Equipe CMEI
00099992.jpg
Parque
1/21