Vamos plantar?

    Publicado por:  Tania Maria Misquevis Chuves

                  Iniciamos as ações de Educação ambiental contemplando de forma intencional as ODSs. Não tem nada mais encantador às  crianças do que o contato com a natureza , e aos poucos vão percebendo que são pertencentes a ela e não meros exploradores;  onde coletam dentes de leão entre uma brincadeira  e outra e correm atrás de borboletas.

                Com a proposta na Tuma do Pré I (3 anos)  reaproveitando as embalagens (flexíveis)  de iogurte servidas no lanchinho, utilizando-as como vaso inicial. Propomos que as crianças colocassem terra e escolhessem as sementes, e foram levantando hipóteses:

      Alice: “... eu quero plantar melancia...”.

     Gustavo: “... eu também...”.

     Gustavo: “... a  minha vai nascer primeiro  porque  foi a primeira  e ser  plantada...”.

     Professora : “...Será?...”

     Pietra: “...eu não quero plantar profe...eu quero a minha mãe!”

     Professora: “...já sei! Você vai regar todas essas sementinhas mais tarde...pode ser?

     Pietra: “...sorri, concordando. E curiosa “... como será que planta cenoura?...Eu assisti lá na                   minha casa no desenho ?Masha e o Urso’...”

                No decorrer das semanas ficamos na expectativa regando observando conforme a terra ia secando, e primeira semente a brotar em três dias foi qual?  O Grande Rabanete! No dia seguinte o repolho roxo, na seqüência o feijão vagem triplicou de tamanho muito rápido, em quarto lugar ficaram a rúcula e o quiabo, o tomate em quinto, e por último a melancia. Toda a turma ficou surpresa, as professoras e também as famílias ao perceberem que cada planta tem o seu tempo, cores e formas variadas.

                Com a turma do Pré único foram às árvores frutíferas que mais chamou atenção, o pé de araçá foi o protagonista, onde coletamos juntos e comemos o fruto,  “...profe agora a gente pode plantar pra comer bastante frutinha né?”... (João Otávio -  5 anos) e cuidadosamente fomos separando as sementes, para plantarmos, separamos também as sementes de melancia e maça. No retorno às atividades as crianças irão replantar no entorno do CMEI.

                Nesta quarta feira dia 18, utilizamos cascas de ovos (enviadas pelas famílias) para semearmos sementes de girassol, onde as crianças do maternal II (3 anos), e pré I (4anos) já familiarizadas com o manuseio com a terra compartilham seus saberes com as crianças menores e que ainda estão em adaptação no CMEI.

Autor: Moradias Gramados, CMEI | Fonte: Professora Patricia
00269108.jpg
Ambiental
1/22