Vamos para a África?

    Publicado por:  Jaqueline dos Santos Bandeira da Trindade

Visando o trabalho com Direitos Humanos a sala do Pré II A recebeu a mala itinerante Ubuntu. As crianças demonstraram muita curiosidade na mesma hora. As ideias borbulharam para todos os lados. Ao abrir a mala o que chamou imediatamente a atenção das crianças foram as bonecas com características africanas. A conversa então se deu sobre as características de cada um e a conclusão foi que, embora todos possuam características diferentes, na essência todos são iguais e é necessário respeitar.

Partindo do interesse das crianças, as professoras mostraram o globo terrestre e as crianças puderam localizar o continente Africano, no bate-papo algumas crianças comentaram que haviam visto na televisão sobre o ciclone que havia devastado alguns lugares do continente como Malawi e Moçambique. Exploraram também os livros dos Contos Africanos como “A menina e o barril” e “O bicho de folhas”.

Será dada continuidade à leitura, pois trabalhar com os contos africanos é aproximar o universo do imaginário infantil ao universo da cultura negra-brasileira e mostrar para as crianças sua importância.

Agora a viagem terá como destino Moçambique...breve mais detalhes dessa incrível jornada!

Autor: Atuba, CMEI | Fonte: Profs Ana Maria Tomal e Jaqueline Santos Bandeira
00216241.jpg
p2b áfrica
1/3