Vamos montar um figurino? Arte e inclusão no CAIC Bairro Novo

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

A Página do CAIC compartilha com vocês o belíssimo trabalho da professora de Arte dos Anos Finais,Nidianny Rosa  Mendes (7ºs A,B,C e J, I). Na cidade que sedia o Festival de Teatro, a professora está mostrando para os estudantes que o teatro também acontece na escola.

Esses estudantes já foram alunos da professora no 6ºano, onde trabalharam o teatro grego, com as histórias dos deuses da mitologia, com muita improvisação e jogo dramático. Nessa etapa os alunos  também estudaram o circo e seus personagens.

Neste ano  letivo a professora está abordando com os alunos os elementos teatrais como figurino, iluminação, maquiagem, som, texto, ator e público. O objetivo desse trabalho, de acordo com a professora Niddyane é montar mais  pra frente, uma cena teatral, mas primeiro os estudantes estão estudando a teoria para depois irem para a prática cênica.

Hoje mostramos pra vocês como a professora trabalhou a composição do figurino. Para encantar os estudantes e introduzir o assunto a professora deu aula vestida de princesa medieval, chamando a atenção para a importância do figurino, na composição de um personagem. 

Durante as aulas na Sala de Arte da escola, os estudantes criaram figurinos no papel. O caderno de Arte ganhou personagens que foram vestidos com retalhos de tecido e outros materiais. A professora destaca que até mesmo os estudantes com TDAH se concentraram para a tarefa.

Posteriormente os estudantes em equipes realizaram a composição de figurino, tendo como base figurinos variados trazido pela professora Nidianny para a aula. Os alunos tiveram de prestar atenção no personagem que gostariam de compor, a postura corporal, e a indumentária do mesmo. Depois se apresentaram para os colegas incorporando os personagens escolhidos. Essa etapa foi de grande animação com a participação de todos os estudantes, inclusive os de inclusão, com espectro autista e síndrome de down. Acompanhem nas fotos a criatividade dos estudantes e a forma como incorporaram perfeitamente os personagens.

A diretora do CAIC BN, Eliane Benini ressalta a importância do trabalho realizado pela professora Nidianny, "os estudantes desenvolveram várias habilidades nesse trabalho pedagógico como a expressão corporal, o trabalho de equipe, o respeito ao outro,além da criatividade e da imaginação", destacou a diretora que acredita que esse tipo de abordagem pedagógica auxilia os estudantes na convivência em sociedade.

A Página do CAIC conversou com os estudantes Mariana Paludzyszyn Ferreira e Wallace Airon Lima da Silva do 7AI. Wallace é apaixonado pela arte de interpretar e por histórias. Ele contou que vê beleza na atuação dos atores nos filmes e peças teatrais.Ele também ama as histórias que lê nos livros. Se fosse um personagem, seria alguém da Idade Média destacou Wallace.No trabalho de composição de figurino, ele optou junto com sua equipe,por ser um muçulmano, já que está aprendendo o Islamismo na aula de História da professora Tatiana Conci. Já Mariana, que é integrante do grupo de dança ucraniana Poltava, já conhecia a coxia dos teatros e amou as aulas da professora Nidianny " eu estou entendendo o caminho que a professora está fazendo com os elementos do teatro", contou a empolgada estudante que pretende ser atriz futuramente e tem como atriz referência Paolla Oliveira.

Parabéns 7ºs anos do CAIC BN e professora Nidianny! Vamos aguardar ansiosos o trabalho com o próximo elemento teatral: a maquiagem.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Nidianny Rosa Mendes
00131740.jpg
nidy
1/23