Vamos brincar de casinha?

    Publicado por:  Priscila Mariana Krzyzanowski

A brincadeira deve ter um lugar prioritário na vida de uma criança. O jogo simbólico permite a criança reviver cenas do seu cotidiano, ele abre caminhos para a autonomia, a criatividade, a exploração de signifi­cados e sentidos. Atua também sobre a capacidade da criança de imaginar e de repre­sentar, articulada com outras formas de expressão.

Na última sexta-feira, as professoras de educação infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Miguel Arraes, preparam uma aconchegante “casinha” para a integração. A mesma foi realizada dentro de uma sala, com todo o espaço organizado para a brincadeira. Para a elaboração foram utilizadas várias mobílias de outras salas, a criatividade das professoras encantou as crianças. A aluna do Pré Ana Vitória disse: “Nossa, essa casinha é muito grande, tem tudo aqui”.

 Quando a criança brinca de faz de conta, ela toma iniciativas, imita, representa situações que vivenciou na vida real, exercita regras de convivência, desenvolve a sua imaginação e criatividade. Portanto, a brincadeira favorece o conhecimento de mundo pelas crianças, mostrando como elas resolveriam problemas, como ouvem as opiniões dos outros, como constroem novos relacionamentos.

Parabéns para toda a equipe pelo comprometimento, organização e carinho proporcionado para os nossos pequenos.

Autor: Miguel Arraes, CMEI | Fonte: Priscila Mariana