Vamos brincar com Argila?

    Publicado por:  Caroline Araujo Cavalcante dos Santos

                   “Fomos buscar o material e na volta, no caminho ela foi escolhendo o que queria levar pra colocar na argila... então pegamos gravetos e flores e a mamona... como ela adora uma meleca, ela adorou colocar água também para poder moldar melhor” Esse é um relato compartilhado pela família da Helena da turminha do Maternal II, logo após retirar o Kit Pedagógico entregue nessa quarta-feira 14/04. 
                   A proposta enviada pelas professoras para as crianças do maternal II convidava os pequenos a conectar todos os seus sentidos e brincar de forma espontânea com um material simples e natural oferecido pelo solo: a Argila! 
                   Por ser maleável, as propostas com argila oferecem estímulos para a criatividade e concentração das crianças e as suas possibilidades são infinitas por que a sua versatilidade permite que se transforme facilmente pelas mãozinhas que a manuseiam. 
                   E assim, com brinquedos estruturados ou com elementos naturais, a argila por si só ou acompanhada de outros elementos, na mão ou com acessórios, as crianças trabalharam conectando todos os seus sentidos de forma livre experimentando texturas, temperaturas, transformações... qual outro modo de se conectar com o solo e sentir seus nutrientes?
                   Um dos melhores momentos são as devolutivas que recebemos através dos registros fotográficos, fílmicos, narrações e as vezes até áudios expressivos das crianças. Que nos permitem observar a organização das famílias e o imenso apoio nessa partilha do processo de aprendizagem que vivemos. Além de nos contar mais sobre os seus repertórios e a realidade social da comunidade com a qual trabalhamos.  
                     “Ele quis buscar flores pra gente arrumar o vaso que criou.”  relatou a mãe do pequeno Nycolas . 
                   Por isso, depois dessa experiência incrível nós vamos sim, sempre que possível, “Brincar brincar com argila! “.

Autor: Profª Jéssica e Profª Sara - Maternal II | Fonte: CMEI Caiuá Ilhéus
00292154.jpg
Brincando com Argila
1/10