Após as crianças assistirem a vídeos de pessoas com deficiências motoras, despertou nas mesmas o interesse em saber mais sobre elas.
No começo, ficaram impressionados e aos poucos foram compreendendo que o respeito aos direitos das pessoas com deficiência é primordial, devemos respeitar e acolher todas as pessoas com deficiência, seja ela qual for: limitações físicas ou intelectuais.
As crianças perceberam o quão é importante dar oportunidades para que essas pessoas superem gradativamente suas limitações.
Algumas observações realizadas por nossos pequenos:
Anthony: - Coitadinho né professora! – comentou quando assistiu o vídeo do campeão de natação que não tinha os braços. Mas quando percebeu que ele é capaz de vencer essas limitação, pediu para assistir várias vezes.
Laura: - Nossa professora! Ela vai cozinhar também - disse ao ver uma mulher lavando louça com os pés.
Como proporcionar novas experiências e conhecimento para as crianças faz parte do Curriculo da Educação Infantil, lançamos o desafio para as crianças: tentar pintar com a boca e o pé.
Luan: É muito difícil professora! - mesmo assim tentou fazer o desenho.
Exigiu muito equilíbrio e coordenação das crianças, mas elas puderam realizar a proposta e vivenciar essa experiência diversificada.
Autor:
Professoras Ana Lucia e Silmara
|
Fonte:
Pré II