VACINAÇÃO DE PROFESSORES COMEÇA NA SEGUNDA COM GRUPO DE 59 ANOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado por:  Luciana Brustolin Biscaia

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) inicia nesta segunda-feira (17/05) a imunização contra covid-19 dos professores e trabalhadores da educação, tanto da rede pública quanto da rede privada. Na primeira fase para este grupo, estão sendo chamados exclusivamente os profissionais com 59 anos completos – aqueles acima de 60 anos já foram vacinados nos grupos gerais de idosos.

Além disso, seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde, estão sendo chamados neste momento apenas professores e trabalhadores da Educação Básica (creches, CMEIs, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos).

A SMS recebeu do governo do estado 4.645 doses de imunizante para aplicar neste público. A sequência de imunização deste grupo depende da chegada de novos lotes de vacinas.

Como vai funcionar

A imunização dos profissionais de educação vai acontecer das 8h às 17h em dez pontos de vacinação, um por distrito sanitário (veja a lista abaixo).

O profissional precisará se dirigir especificamente ao ponto de vacinação da região onde está a escola em que ele atua, munido de uma declaração fornecida pela instituição e um documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola.

A declaração fornecida pela instituição seguirá estritamente o modelo disponibilizado pela SMS e precisará ser assinada e carimbada por um responsável, que estará representando a escola perante o distrito sanitário da região.

Nesta sexta-feira (14/05), a SMS orientará a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria de Estado da Educação e Sindicato Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe) sobre os trâmites para a vacinação dos professores em Curitiba.

Influenza

Além de abrir a vacinação contra covid-19 para professores com 59 anos completos, a partir da próxima semana também estará liberada a vacinação contra a gripe para a categoria. A vacinação contra gripe acontece em todas as unidades básicas de saúde que estão abertas, exceto naquelas que fazem vacina de covid-19. Veja os endereços aqui.

O diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, reforça, porém, que é preciso haver um intervalo de 14 dias entre a aplicação das doses das vacinas contra covid-19 e gripe.

“Quem for tomar a vacina contra o covid-19 agora, pedimos que aguarde 14 dias para tomar a vacina contra a gripe”, diz.

Pontos fixos de vacinação profissionais da Educação

Das 8h às 17h, segunda-feira, 17 de maio

Matriz