Utilizando a Régua de Frações no 5ºano do CAIC Bairro Novo!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Você sabe Usar a régua de Frações?

Compreender as frações é fundamental em nossa vida cotidiana, pois usamos frações em receitas culinárias, observamos no tanque do carro, ao dividir uma pizza etc...

O conteúdo frações que está no planejamento de Matemática do 5º ano, foi trabalhado pela professora Luci Mara Costa do 5ºA utilizando a régua de frações. A professora utilizou esse instrumento didático para que os estudantes pudessem manusear,  comparar e compreender que as frações são partes de um inteiro.

E se os estudantes construíssem a sua própria régua de frações?  A compreensão fica mais fácil e a professora Luci construiu a régua de frações com sua turma. Cada aluno recortou a cartolina  e montou a sua régua de frações com a orientação da professora. Como partes de um quebra-cabeça, os estudantes foram colocando na régua 1/3,2/3 e assim consecutivamente com todas as outras frações que formam a régua até 1/6.

A professora Luci contou á Página do CAIC que os próprios estudantes foram percebendo quais eram as frações que tinham a mesma quantidade e que eram equivalentes.

Com a régua de frações pronta a compreensão dos estudantes ficou mais fácil, pois perceberam que as frações equivalentes eram partes de um mesmo inteiro. Ou seja, aprenderam múltiplos e divisores de forma mais fácil. "Frações é uma das matérias mais complicadas na Matemática, e o trabalho feito na prática como a professora Luci Mara realizou faz com que o estudante compreenda o que é um inteiro, um meio, um terço e assim por diante.", colocou o diretor do CAIC BN Pedro Rodrigo de Andrade.

Parabéns professora Luci Mara por este trabalho maravilhoso!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece. E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Luci Mara Costa
00085097.jpg
luci
1/20