Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Uso inusitado do Data Show possibilita ampliação de mapas para estudo dos biomas

    Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

     Para o estudo dos biomas brasileiros na Prática de Ciências e Tecnologias, a professora Rosemeire de O. Lucio utilizou o Data Show de maneira inusitada, projetou o mapa do Brasil ampliado num folha de papel o que proporcionou uma reprodução cartográfica mais precisa por parte dos alunos. A atividade faz parte da oficina Minimundo que, entre outros aspectos, estuda os biomas brasileiros par a construção de um terrario.

     A professora iria inicialmente imprimir os mapas em tamanho grande, mas após uma conversa com o articulador da unidade, decidiu-se pela utilização desta técnica proporcionando a participação dos estudantes, também, na construção do mapa.

     Além do uso incomum deste aparato tecnológico, a aula foi baseada numa metodologia ativa que rotaciona os estudantes em estações de trabalho, cada grupo com uma proposta diferente. “Trabalhando desta maneira, consigo mediar melhor os processos de aprendizagem, focando nas estações em que os estudantes apresentam mais dificuldade”, afirma a professora.

Autor: Gustavo L. de S. Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
00216714.jpg
Uso inusitado do Data Show possibilita ampliação de mapas para estudo dos biomas
1/6