Uma visita inesperada na turma do Maternal II

    Publicado por:  Bruna Eloiza Monteiro Mauricio

Em um lindo dia de sol, a turma do maternal II estava brincando no solário com bolas e outros brinquedos, quando de repente a professora Célia apareceu com uma surpresa que encantou nossos pequenos exploradores. Em sua mão havia uma casinha e dentro dela havia um inseto diferente, no qual com a ajuda de uma lupa puderam vê-lo de perto. O que será que estava ali? Confira na matéria abaixo.

As crianças permaneceram atentas, manifestando intensa curiosidade diante do corpo do inseto. Sensibilizadas pela efervescência do momento, as professoras decidiram enriquecer a experiência, introduzindo um microscópio digital e um notebook. Organizando pequenos grupos, as crianças puderam observar o inseto mais detalhadamente, resultando em uma série de expressões e descobertas fascinantes:

  • "É o estômago dele!"
  • "Olha só esse bocão impressionante."
  • "Vejam esse espinho, é incrível!"
  • "Socorro, que medo, olhem só!"
  • "A perna está machucada, será que ele se machucou?"
  • "Onde está o 'dodói'? Vamos procurar!"
  • "Que olho grande, parece um telescópio!"
  • "O que será isso? Mistério!"

Apesar de todo o entusiasmo, as crianças se dirigiram ao refeitório para o almoço mas, assim que retornaram, Henry prontamente se aproximou de uma de suas professoras com um pedido intrigante:

-"Eu quero ver a casa." -"Qual casa?" indagou a professora. -"A do gafanhoto!" respondeu ele, contagiando a todos com sua animação contagiante.

Diante dessas expressões espontâneas, as professoras viram a oportunidade de ampliar a experiência e decidiram introduzir a televisão, reinstalando o microscópio digital para uma observação coletiva. O grande grupo de crianças se reuniu, revelando olhinhos brilhantes e curiosos, ansiosos para explorar o mundo fascinante do inseto. Cada característica do corpo do pequeno ser despertou a atenção das crianças, gerando comentários animados.

Arthur Sampaio, por exemplo, notou: "O corpo dele é verde, igual ao do Huck."

Henry, ao ver o inseto na televisão, soltou a pergunta intrigante: "Será que é um monstro?"

Mas afinal que inseto é esse? As professoras e as crianças ficaram em dúvida pois, uns achavam que era um grilo... outros achavam que era um gafanhoto... mas quem será que acertou? E como iremos descobrir? Para isso, usaremos alguns recursos tecnológicos e fontes de pesquisas nos próximos dias. 

 

Autor: Bruna Eloiza Monteiro Mendes | Fonte: CMEI COQUEIROS
00464905.jpg
Um visita inesperada
1/7