Uma Tinta Ecologicamente Correta

    Publicado por:  Jaqueline Henschel

Buscando ampliar os conhecimentos dos alunos, partindo de elementos que permeam o universo infantil, a Professora Luciane Scarpin realizou o projeto denominado " TINTA ECOLOGICAMENTE CORRETA" com as turmas do Contraturno: G, H, I no Eixo: Ciências e Tecnologia.

Alunos e professora pesquisaram em livros, analisaram vídeos, revistas e jornais de como fabricar tinta, sendo é claro, ecologicamente correta. O trabalho cupilou na seguinte receita:

Receita de Tinta de Terra

1 colher de terra.

2 ou 3 colheres de água.

1/2 colher de cola.

Misture tudo em um pote plástico e a tinta estará pronta. Acrescente tinta guachê, se desejar colorir.

Receita na mão, finalmente chegou a hora tão esperada! Os alunos com o auxílio da professora foram até o pátio, pegar o ingrediente principal; a terra.

Em sala com as"maõzinhas na massa" aos poucos foram surgindo muitas cores e tons. Para concluir a pesquisa, cada aluno pode demonstrar o que produziu, utilizando a tinta para colorir a parede da própria sala de aula. Durante a seleção dos desenhos a serem pintados, a professora buscou abordar temas como acessibilidade e inclusão.

Parabéns as crianças, os trabalhos realizados por vocês ficaram lindos! relatou a Professora Giuliana Tessaro Gomes.

Disse a docente Jaqueline Henschel " Essa atividade promoveu uma nova aprendizagem as crianças, aprendendo com novos temas ,brincando e decorando sua própria sala de aula. As demais classes ficaram deslumbradas com o trabalho dos mesmos!

Autor: CEI Prof. José Cavallin, EM | Fonte: Giuliana Tessaro Gomes e Jaqueline Henschel
00013054.jpg
Depois de preparamos a tinta....testamos nos papéis!
1/7