Uma semana de muita reflexão e muito aprendizado! Assim foi a Semana Pedagógica realizada no CEI Júlio Moreira, turno tarde (regular). Planejada tendo por base os materiais/orientações encaminhados pela SME/Curitiba, ações integradas entre educação infantil e ensino fundamental (O princípio da equidade e o trabalho pedagógico nas escolas da RME) e educação infantil (Orientações para estudo e planejamento), abordou os temas: o ato de planejar e suas especificidades, o que é equidade e como planejar equanimemente, o Plano Curricular da RME, a BNCC, o processo avaliativo e a reflexão sobre o PIA/Pareceres Descritivos, com diversas dinâmicas de reflexão e acolhimento.
Com isso no primeiro dia houve diversos momentos de reflexão sobre o processo de planejar e sua importância para o processo de construção organizada do ato educativo e a reflexão coletiva do texto: Fusari, José Cerchi. O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas.
No segundo dia, houve o processo coletivo de planejar, com a reflexão sobre o tema escola (escolhido como tema para acolhimento e diagnostico das crianças). Os professores reuniram-se por ano ou componente curricular e puderam planejar coletivamente tendo a Base Nacional Comum Curricular e o Plano Curricular da SME/Curitiba.
Já no terceiro dia, houve a reflexão sobre o processo avaliativo e os instrumentos de avaliação utilizados na escola, com a reflexão sobre o PIA e os Pareceres utilizados na escola, o estudo coletivo do texto: André, Marli. A avaliação da escola e a avaliação na escola e ainda dos resultados do SIMARE 2016 (comparativo com 2014). Foi entregue ainda aos professores para futuros estudos, o texto: Chueiri, Mary Stela Ferreira.Concepções sobre a avaliação escolar. Os professores reuniram-se por ano ou componente curricular e puderam refletir sobre o PIA/Pareceres, tendo por base o Plano Curricular da SME/Curitiba.
Pedagoga Fernanda Scaciota Simões da Silva
Autor:
CEI Júlio Moreira, EM
|
Fonte:
Pedagoga Fernanda Scaciota Simões da Silva