Uma Conversa Sobre Sentimentos

    Publicado por:  Michelle Cristiane Bastos

Uma conversa sobre sentimentos.

Desde muito pequenas, nossas crianças participam de momentos de conversas sobre respeito, tolerância e as diferenças. Para isso, são criados ambientes e propostas de acolhimento para que elas se sintam confortáveis em dividir seus medos, angústias e inseguranças com suas professoras. 

A empatia é uma atitude importante contra o bullying e deve ser praticada desde cedo! E para que compreendam e se sintam seguras nesses momentos de conversa e troca devem fazer parte do cotidiano delas.

As crianças do Pré I em um de seus encontros, conheceram uma história que aguçou uma conversa sobre os sentimentos. Após, enquanto produziam seus desenhos e os coloriam uma discussão sobre o belo e o feio se travou, fazendo com que algumas delas se sentissem magoadas. Muitos relatos e confissões se sucederam durante este momento o que levou as professoras a planejar de forma lúdica uma proposta onde as crianças pudessem expor como estavam se sentindo e também reconhecer e identificar os sentimentos.

Expressaram-se realizando desenhos no papel kraft, representando um rosto e a expressão facial que o sentimento demonstrava. A partir dos desenhos construíram com a ajuda das professoras uma amarelinha. Brincaram, e desta forma enquanto se divertiam também encontraram uma maneira de falar e mostrar seus sentimentos.   

Autor: Solange Maria Morais | Fonte: CMEI NOSSA SENHORA FÁTIMA
00343778.jpg
Uma Conversa Sobre Sentimentos.
1/8