UMA CARTA PARA CHAPEUZINHO VERMELHO

    Publicado por:  Sabrina Janaina dos Santos Aguiar

A contação de histórias pode ser considerada como uma estratégia pedagógica já que estimula a imaginação dos estudantes, contribui para a leitura e escrita, além de despertar o gosto pela leitura.

As professoras de Práticas de Língua Portuguesa, Célia e Marta trabalharam com as turmas do tempo ampliado a história: A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (Agnese Baruzzi), realizada a leitura da história, seguiram com uma sequência de atividades:

  • Desenhos sobre os personagens, analisando a personalidade de cada um;
  • Confecção de fantoche de palito da Chapeuzinho e do Lobo Mau;
  • Trabalho com a oralidade, permitindo que os estudantes contassem, recontassem e imaginassem uma nova a história utilizando os fantoches.

Produziram a carta ao Lobo Mau e também para Chapeuzinho, ambas escritas coletivamente, com apontamentos de coesão, ortografia e especificidades do gênero carta. O texto coletivo intitulado de: UMA CARTA PARA CHAPEUZINHO VERMELHO - contando a ela que as turmas ajudaram o lobo a escrever as palavras corretamente, como também perguntas, curiosidades sobre a própria Chapeuzinho e as cartas individuais integraram o envelope endereçado à personagem. E fica a pergunta: - Será que a Chapeuzinho irá responder as cartinhas?                       

Autor: Professora Marta Soares | Fonte: CEI SANDINO
00319542.jpg
Carta para Chapeuzinho
1/10