Um Quintal que se Prepara, Acolhe, Espera e Sente Saudade!

    Publicado por:  Aline Eluize Cardoso

Um Quintal que se Prepara, Acolhe, Espera e Sente Saudade!

 

Do conviver

Do brincar

Do participar

Do explorar

Do expressar

Do conhecer-se...

 

Queridos bebês, crianças, famílias, professores e parceiros do CMEI Ciro Frare, o mundo enfrenta hoje, uma pandemia que nos impede de estarmos fisicamente juntos. Sendo assim, tentaremos manter e fortalecer um Canal de Comunicação para amenizar a saudade.

Diariamente iremos rememorar aqui, marcas e histórias vividas em nosso Quintal.  Marcas e histórias que se estabelecem em uma relação de respeito e diálogo.

Que permitem fortalecer o CMEI como um lugar privilegiado de convivência, de ampliação de saberes e conhecimentos entre bebês, crianças e adultos.

Que permite o reconhecimento do pertencimento, naquilo que é da cultura do povo e que lindamente nos une.

Que permite ampliar e fortalecer as relações com o mundo cultural, social, material e simbólico.

Com os muitos modos de viver, aprender e se relacionar em diversas Brincadeiras e Interações, em que partilhamos as conversas, a imaginação, as fantasias, os desejos, os gestos, sentimentos, encantamentos e o maravilhamento.

Lembrem-se, daqui a pouquinho estará tudo bem!

E voltaremos a nos encontrar em nosso Quintal, para vivermos juntos, o Cotidiano Extraordinário!

Ressaltamos aqui, que a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, organizou um Canal de Comunicação para que as crianças tenham acesso a propostas lúdicas.

 

A partir de hoje, as crianças de PRÉ I e PRÉ II matriculados nos CMEIs da Rede Municipal de Curitiba passarão a ter acesso a diversas propostas, pois as crianças que estão nessa faixa etária, fazem parte da idade obrigatória da educação básica. 

A Comunicação será através do canal 9.2 da “Televisão Aberta”, destacamos que esse veículo de comunicação não necessita de internet para acesso. Solicitamos que as famílias fiquem atentas ao horário especifico para cada faixa etária, conforme cronograma.

Os vídeos serão exibidos de Segunda-feira a Sexta-feira em dois horários: (das 12h00min às 13h30min e das 17h00min às 19h30min), informamos que nos finais de semana todos os vídeos serão reprisados.

Para além, do Canal Aberto de Televisão, a Secretaria Municipal da Educação também dispõe de uma página no Facebook, que vem nesse momento informar e fortalecer as comunicações. 

 As crianças, em parceria com suas famílias, poderão realizar os registros das propostas em que são convidadas as participar. E quando retornarem ao CMEI, iremos compartilhar dos momentos vivenciados em família e tudo fará parte das Marcas e Histórias de cada criança, entrelaçada com a vida vivida na unidade. 

Ah! Detalhe importante!  As crianças possuem autonomia e muita imaginação para registrar esses momentos, deixem que elas utilizem as múltiplas linguagens para tornar visível suas aprendizagens.

Lembrem dos registros que compõem nossos espaços no CMEI e como os bebês, crianças e adultos rememoram tantas experiências vividas no cotidiano.

São inúmeras ferramentas possíveis para registar. Entre tantas formas, sugerimos alguns possíveis: vídeos, fotos, desenhos, modelagens, esculturas, construções e que tal um “baú”, “caixa” ou “sacola” com preciosidades, como aqueles que as crianças guardam no CMEI!?

Imaginem que as marcas que as crianças irão viver, possam ser guardadas em um “baú”, “caixa”, “sacola” ou outras ideias que apareçam. Que tal?

Ah! Não esqueçam de registar as datas, depois teremos muitos “ Chás com Prosa” para lembrar e compartilhar tantas histórias e marcas vividas em família, mas com detalhes inéditos entrelaçados as lembranças do CMEI.

Famílias, sintam -se à vontade para pedir ajuda, esclarecimentos ou dar sugestões. Estamos à disposição!

Utilizem os canais de comunicação, estamos juntos e juntas, sempre!

 

 

Autor: Ciro Frare, CMEI | Fonte: Márcia Fernandes
00270760.jpg
Noticias
1/2