Um projeto compartilhado com crianças, familiares e profissionais,

Publicado por:  Josiane Nunes de Jesus Barreto

CHÃO SONORO

CMEI JEQUITIBÁ
Um arrastar de sapatos, o fechar da porta, o pingente que cai no chão, a gota d água, o balanço das folhas, o lápis que desliza no papel, a chama acesa, a pedrinha no sapato... são tantos os sons presentes que nosso no cotidiano!
Assim, em meio a esta percepção, em um projeto compartilhado com crianças, familiares e profissionais, descobrimos que há muitas formas de fazer música e que o encantamento de cada nota pode estar mais próximo do que possamos imaginar. E, foi assim, com imaginação e o olhar sensível para as possibilidades de fazer e vivenciar música que aceitamos o desafio de uma instalação sonora na unidade e produzimos um chão que permite diferentes vivências sonoras. Cada espaço do chão que foi organizado com um diferente material, permite que a criança produza um som diferente, o chinelo que também foi produzido para ampliar a experiência também faz parte da proposta, pois sapatear com chinelo
Um único chão com diferentes possibilidades, pois as crianças experimentam Um espaço e muita imaginação! A música faz parte da nossa cultura e na Educação Infantil sempre esteve muito presente desde as cantigas de roda como também canções para os momentos do cotidiano. Muitos são os benefícios do trabalho com a música pois estudos comprovam que ela tem uma grande potencia na estimulação de  áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens. No ano de 2018 participamos do Projeto Músico da Família. A princípio pensávamos que iríamos ampliar o repertório das crianças com a participação mais efetiva da família mas o projeto foi para além, possibilitou que profissionais como nós que não temos a formação específica em música trabalhássemos com as crianças de uma forma mais conceitual e dinâmica. Dentre as várias possibilidades e formas de fazer música, realizamos diversas propostas como: pesquisa com músicos das famílias das crianças, confecção e pesquisa sobre os diferentes instrumentos musicais, conversa com os músicos para conhecimento e exploração de alguns instrumentos e ainda o  grande desafio de construir uma instalação sonora em nossa unidade. Para o desafio, tivemos um trabalho compartilhado com crianças, familiares e profissionais. Escolhemos um espaço e dispusemos de alguns materiais no chão que produziam diferentes sons. O espaço tornou-se um chão sonoro onde a exploração foi intensa. A professora também produziu chinelos que as crianças usaram para sapatear e experimentar os diferentes sons produzidos.

Autor: Jequitibá, CMEI | Fonte: Pedagoga Vanessa Martinez