UM PASSAPORTE PARA O MUNDO

Publicado por:  Luciana Brustolin Biscaia

O registro do nome é uma conquista muito importante na vida da criança que está no processo de alfabetização. A partir dessa referência ela começa a pensar mais sobre como funciona a escrita. Saber escrever o próprio nome é o primeiro passaporte para mundo.

Na Rede Municipal de Curitiba, o processo de alfabetização contemplado nas escolas a partir do 1º ANO - CICLO I - Ensino Fundamental I - estimula os estudantes a fazerem tentativas de escrita do nome, desde as primeiras semanas de aula, pois faz parte dos objetivos a serem desenvolvidos nesse percurso. Bem como, identificar e nomear todas as letras do alfabeto, compreendendo-as como um conjunto finito de símbolos a serem utilizados na escrita; compreender que tudo o que se fala pode ser escrito; que existem diferenças entre modos de falar e escrever dentre outros.

Nesta semana os estudantes do 1º ANO B deixaram registrado por meio de fotos as suas primeiras tentativas. Para isso, cada um utilizou o seu alfabeto móvel. Foi uma atividade bem divertida e especial, porque a turma percebeu que todos já conseguiam escrever sozinhos seu primeiro nome. Isso foi genial!

Se você quiser conhecer mais sobre o CURRÍCULO da PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA é só acessar o link educacao.curitiba.pr.gov.br , seguir para o rodapé da página e clicar no banner CURRÍCULO.

Autor: Luciana Brustolin Biscaia | Fonte: Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D'Elboux
UM PASSAPORTE PARA O MUNDO