Desde que nasce as crianças precisam de espaços aconchegantes que ofereçam liberdade e segurança e que acima de tudo possibilite o desenvolvimento da criança respeitando os direitos de aprendizagem de cada um. Os espaços devem ser organizados para e com elas de forma a desafiar as habilidades e as potencialidades das crianças. As trocas de saberes entre os pares, de liberdade em circular os espaços da unidade, das individualidades e dos diálogos se intercalam com as experiências e memórias de cada criança.
Ao personalizar esses espaços as crianças criam identidade tornando - a competente em sua autonomia. Os sentidos surgem em ambientes aconchegantes, ricos e variados desenvolvendo as potencialidades de cada um.
As crianças das turmas do CMEI criaram e projetaram ambientes aconchegantes ao espaço direito da unidade... Lá surgiram espaços para as crianças brincarem e criarem histórias.... De uma pena encontrada no espaço externo da unidade um Parque para as Corujas surgiu... Lá as crianças investigaram e pesquisaram o porquê delas não aparecerem durante o dia na unidade... Depois de dialogarem entre si descobriram que mesmo ela não aparecendo durante o dia no pátio elas circulavam durante a noite... O plantio de flores foi encantador... cada flor foi colocado em seu novo ambiente com carinho e delicadeza... No Jardim das Sensações as crianças plantaram flores de diferentes tipos e aromas... Ao lado uma mini horta ganha notoriedade... E nas árvores em crescimento casas para corujas e água para beija – flor foram colocados por elas ...
Um lugar aconchegante e delicado... Cada espaço com sua especificidade e identidade de turma... Lá todos brincam em harmonia cuidando dos espaços... Um lugar para sentir e viver em nosso Quintal...
Autor:
Ciro Frare, CMEI
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Fonte:
Aline Eluize Cardoso